Blog Dentalclean
dentes brancos

Dentes brancos: 10 dicas valiosas que você PRECISA saber

Rate this post

Todo mundo quer ter um sorriso perfeito e com dentes brancos. Mas a realidade é que poucas pessoas visitam o consultório odontológico em busca de melhorias na saúde bucal. Mais do que isso, muitas pessoas deixam de realizar a higienização diária, principalmente após as refeições. 

Esse déficit na saúde bucal é mais comum do que você imagina. Para ter uma ideia, cerca de 20% dos brasileiros não vão ao dentista, seja por falta de condições ou por outros motivos pessoais. 

A verdade é que dá pra cuidar muito bem do sorriso sem precisar sair de casa. Por exemplo, você sabia que é possível conquistar os dentes brancos apenas consumindo alimentos saudáveis e utilizando produtos de higiene bucal adequados?

É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. Continue a leitura para 10 dicas de como ter dentes brancos. Bora lá?

Como deixar os dentes brancos?

O sorriso e o cartão de visitas de qualquer pessoa. Afinal, uma boa primeira impressão é a que fica, certo?

Para deixar os dentes brancos, você conta com um leque de alternativas. Dentre as opções, você pode recorrer aos métodos comprovados cientificamente. Esqueça as receitas caseiras! Isso pode corroer ainda mais o seu esmalte dentário. 

Sendo assim, listamos os métodos mais confiáveis para deixar os dentes brancos. Continue a leitura para entender melhor.

#1 – Pare de fumar

O tabagismo não é só prejudicial à saúde, mas também ao sorriso.

Os dentes de um fumante ficam amarelados devido à nicotina e ao alcatrão que se fixam na superfície dentária. Os componentes do cigarro também podem penetrar os túbulos dentinários se o esmalte estiver fraco.

Além de causar manchas e mau hálito, o hábito de fumar provoca doenças ainda mais perigosas, como o câncer na gengiva

Portanto, pare de fumar o quanto antes para não prejudicar todo o seu organismo, incluindo o sorriso. 

#2 – Tome cuidado com certos alimentos

Existem alimentos que escurecem os dentes. Alguns exemplos, são:

  • Café;
  • Vinho;
  • Refrigerantes;
  • Alguns tipos de chás;
  • Doces;
  • Molho de tomate;
  • Vinagre balsâmico;
  • Frutas secas.

O problema é que o pigmentos destes alimentos penetram no esmalte dentário e causam o escurecimento gradual. 

Se você quer dentes brancos, recomendamos escovar os dentes após ingerir alguma das coisas que comentamos. Se estiver fora de casa, tente pelo menos lavar a boca, tá bom?

#3 – Beba água com frequência

Que beber água ajuda na manutenção da saúde e do corpo não é segredo para ninguém. 

No ponto de vista odontológico, a água estimula a produção de saliva na boca. Isso ajuda a equilibrar a acidez e eliminar vestígios de sujeiras e restos de alimentos dos dentes.

A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas você pode aumentar bem mais o consumo se quiser, ingerindo até 8 litros de água diariamente. 

#4 – Consuma alimentos com fibras

As fibras são essenciais para atingir os dentes brancos. Além disso, esse tipo de alimento contribui para o bom funcionamento digestivo. Então, que tal adicionar algumas opções no seu cardápio diário? Pode ser:

  • Leguminosas;
  • Arroz;
  • Linhaça;
  • Aveia;
  • Pães e biscoitos integrais;
  • Cereais instantâneos e matinais. 

As fibras geram um atrito na superfície dos dentes, realizando uma limpeza mecânica e eliminando os vestígios de sujeira. 

#5 – Faça a higienização bucal

Parece óbvio, mas você não pode deixar de escovar os dentes após as refeições.

Se você cometer o erro de pular a escovação durante o almoço, por exemplo, pode ter certeza que não vai ter dentes brancos. 

Isso influencia na brancura, pois, quando a escovação é feita, os pigmentos de comidas e bactérias não tem tempo de penetrar na estrutura dentária. O resultado é um sorriso mais brilhante e bonito.

Além disso, vale usar um fio dental para eliminar os resíduos de alimentos e proteger o mau hálito com um bom enxaguante. 

#6 – Visite sempre o seu dentista

Você sabe quando marcar uma consulta com o dentista? A resposta não é só quando surgir um problema…

Para falar a verdade, é recomendado que você procure um profissional odontológico a cada seis meses, pelo menos. 

Ir ao dentista é um momento excelente para esclarecer dúvidas, renovar as dicas de higiene e realizar procedimentos para deixar os dentes mais brancos. 

#7 – Evite clareamentos caseiros

Sabe aquela receitinha milagrosa da internet para deixar os dentes brancos? Geralmente, esse tipo de conteúdo indica algum procedimento com bicarbonato de sódio, limão e até carvão!

Fuja dessas dicas! Além de não terem eficácia comprovada, os clareamentos caseiros podem ser abrasivos. Isso significa que eles podem prejudicar o esmalte dentário, além de aumentar as chances das bactérias penetrarem no seu sorriso. 

Procure usar um gel dental clareador aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia. Temos certeza que é o caminho mais seguro para ter dentes brancos!

#8 – Use enxaguante bucal

O enxaguante não é apenas um detalhe na higienização bucal. O produto é indispensável e traz uma série de benefícios para o seu sorriso. 

Além de aumentar a brancura dos dentes, o enxaguante previne a placa bacteriana, refresca o hálito, evita a gengivite e favorece a limpeza bucal de maneira completa. 

Fora que o líquido consegue alcançar as regiões de difícil acesso na boca, né? Então, procure deixar um frasquinho de enxaguante no seu armário do banheiro sempre que possível. 

#9 – Procure tratamento para o bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, sobretudo durante o sono. A condição é uma desordem funcional que pode estar relacionada a fatores genéticos. E você sabia que isso pode prejudicar a brancura dos dentes?

As consequências do bruxismo são as mais diversas – podendo causar desde desgaste do esmalte dentário até quebra de partes dos dentes. Por ficar desmineralizado, aumentam-se as chances de aparecer manchas superficiais nos dentes. 

Sendo assim, um dos passos para ter dentes brancos é procurar saber se você tem bruxismo. Tente avaliar se você tem dores na mandíbula ao acordar, por exemplo. Qualquer sinal do problema, procure imediatamente ajuda médica. 

#10 – Use um gel dental clareador

A nossa última (e mais valiosa) dica é utilizar um creme dental branqueador. Esse tipo de produto conta com partículas polidoras capazes de eliminar as manchas superficiais do dente e promover um brilho extra ao sorriso. 

Uma dica é o Gel Dental Whitening Max, da Dentalclean. Indicada por dentistas, o produto deixa os dentes mais brancos em apenas 14 dias de uso – isso mesmo, só duas semanas! 

Além disso, o gel atua no combate a gengivite e mata 99,9% dos germes, garantindo proteção por até 13 horas. 

E o melhor de tudo: o produto é testado e aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia. 

Ou seja, saúde e beleza, dentes brancos e protegidos, tudo no mesmo creme dental.

Bem legal, né? Saiba onde comprar ou acesse nossa página de vendas. E aí, que tal ter dentes brancos de maneira rápida, segura e eficaz? 🙂

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.