Blog Dentalclean
o que tomar para dor de dente

O que tomar para dor de dente: descubra a resposta AQUI

Rate this post

Saiba o que tomar para dor de dente e se livrar do problema de uma vez por todas

Um dado curioso (e talvez preocupante): cerca de um terço da população sofre com dores de dente, de acordo com o Ministério da Saúde. As causas são diversas, como problemas na raiz, cáries e problemas gengivais. Além disso, o termo “dor de dente” é muito procurado nos sites de busca, o que mostra certa preocupação das pessoas em relação ao tema. 

A complicação dentária muitas vezes é ocasionada por um déficit na higiene bucal – deixar de escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições, por exemplo, pode trazer uma série de problemas, como cáries e tártaro. Além disso, a alimentação inadequada e o tabagismo também são exemplos de hábitos que trazem problemas nos dentes. 

E pode ter certeza: a grande maioria das doenças bucais carregam com elas dores fortíssimas capazes de tirar o sono. 

Muitas pessoas se perguntam o que tomar para dor de dente. E sim, existem medicamentos que podem aliviar as dores momentaneamente, desde que prescritos da maneira ideal por um profissional odontológico especializado. 

Mas é importante ter em mente que sentir dor de dente indica que algo está errado com sua saúde bucal. Sendo assim, é essencial procurar ajuda médica para fazer uma avaliação detalhada do seu caso e iniciar o tratamento imediatamente. 

Para que você saiba o que tomar para dor dente, preparamos este conteúdo completo recheado de informações e dicas importantes de saúde bucal. Dessa forma, você minimiza o problema e garante hábitos mais saudáveis. Bora lá?

Por que temos dor de dente?

Quem nunca sentiu uma dor de dente ao menos uma vez na vida? A experiência é desagradável e normalmente surge quando algo não vai bem no organismo. Em hipótese nenhuma a dor deve ser negligenciada – pois pode indicar problemas mais sérios de saúde bucal. 

A dor de dente pode surgir de forma moderada e, de repente, saltar para algo agudo e extremamente desconfortável. Daqui a pouco vamos citar melhor as causas desses desconfortos. 

O problema aparece quando algum trauma se aproxima da polpa dentária, tecido localizado na parte mais interna do dente. Essa região dentária é composta por nervos e vasos sanguíneos, o que a torna muito sensível. Sendo assim, qualquer alteração pode gerar dores extremas.

A dor de dente, se não avaliada e tratada por um profissional, pode trazer uma série de problemas, afetando inclusive a rotina em casa e no trabalho. Dessa forma, muitas pessoas se sentem incapacitadas de tocar o dia a dia.

Por isso, é tão importante saber o que tomar para a dor de dente e procurar ajuda para tratar o problema. 

Tipos de dor de dente e sintomas

A dor pode surgir no entorno do dente e na gengiva. Mesmo que ela apareça apenas de vez em quando, você deve consultar um dentista. Afinal, o incômodo pode desaparecer com a medicação e retornar dali alguns meses. 

Algumas pessoas são afetadas pela dor de dente apenas quando a área dentária sofre algum tipo de pressão. Sendo possível irradiar para o maxilar, cabeça e ouvido. Outros sintomas são  inchaço da gengiva, febre e dor de cabeça.

Quais são as causas da dor de dente?

Antes de te contar o que tomar para dor de dente, vamos apresentar algumas das principais causas para o incômodo nos dentes. 

Sensibilidade

A sensibilidade nos dentes pode causar muitas dores. Normalmente, ela ocorre quando o esmalte fica desgastado, expondo a dentina, a camada interior mais vulnerável do dente.

O desgaste do esmalte dentário pode ocorrer por vários motivos. A mais comum é o bruxismo – o hábito de ranger os dentes durante o sono. Essa prática costuma ser um sintoma de ansiedade e estresse.

Cáries

Não dá pra falar de dor de dente sem citar as cáries – afinal, a doença é uma das principais causas de dores e problemas nos dentes. O acúmulo de bactérias nos dentes começa a desgastá-los, avançando aos poucos. Quando essas bactérias alcançam o nervo dentário, a dor começa a surgir.

O recomendado é sempre tratar as cáries logo no início. Isso porque, a longo prazo, o problema pode resultar na perda de dentes.

Sinusite

Nem toda dor de dente tem origem na boca… Alguns problemas como sinusite ou dores de ouvido podem gerar sensações de desconforto nos dentes. Isso acontece por conta da proximidade do local em que essas inflamações começam dos dentes – há uma reflexão da dor nos nervos.

É sempre importante buscar ajuda médica para entender de onde está vindo a dor de dente – se é algo realmente na região bucal ou algum outro problema externo. 

Inflamações na gengiva

Muitas vezes, por conta da proximidade entre os dentes e a gengiva, a inflamação do tecido gengival pode resultar em dor de dente, ou até ser confundida dessa forma. Por isso, problemas periodontais podem ser experimentados com essa dor aguda. 

Outras doenças nas gengivas também podem evoluir e afetar a estrutura dentária propriamente dita.

O que tomar para dor de dente? Conheça algumas opções de tratamento

Chegou a hora de saber o que tomar para dor de dente. Fizemos uma listinha de opções que você pode recorrer:

  • Anestésicos locais;
  • Paracetamol;
  • Dipirona;
  • Ibuprofeno;
  • Antibióticos.

É importante lembrar que você não deve recorrer aos remédios caseiros para tratar a dor de dente. Afinal, algumas receitas podem até agravar o problema, já que deixam os dentes mais sensíveis. 

É imprescindível procurar ajuda médica. Nossas dicas de o que tomar para dor de dente são apenas para teor informativo. 

Além disso, não se esqueça de cuidar da sua saúde bucal! Dessa forma, você evita complicações ainda maiores, como cáries e tártaro. 

Você pode utilizar em sua rotina de cuidados o Gel Regenerador + Sensitive 5 em 1, da Dentalclean. Esse produto conta com fórmula exclusiva que repõe os minerais do esmalte e regeneram cáries em estágios iniciais. Dessa forma, o gel cria uma camada protetora na região da terminação nervosa dos dentes, reduzindo os sintomas da sensibilidade. 

Bem legal, né? Dessa forma, você garante que não terá dores nos dentes no futuro. 
Agora que você já sabe o que tomar para dor de dente, confira o nosso conteúdo completo que fala tudo sobre febre de dente.

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.