Blog Dentalclean
procedimentos estéticos

Conheça os procedimentos estéticos feitos por dentistas

5/5 - (1 vote)

A procura por procedimentos estéticos realizados por dentistas está em constante crescimento. Em 2020, foram mais de 480 mil registros de cirurgias na face e cabeça, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). 

A alta oferta de procedimentos estéticos vem se intensificando ao longo dos anos, e o mercado odontológico está cada vez mais otimista. Até o final de 2023, o segmento deve movimentar cerca de US$ 35 bilhões, de acordo com levantamento da companhia irlandesa Research and Markets. 

Mas afinal, por que há tanta procura por procedimentos estéticos feitos por dentistas? A resposta é que o valor cobrado pode ser até 80% inferior – o que anima bastante o público. 

Vale lembrar que a área odontológica atua tanto na prevenção de problemas quanto na melhoria da autoestima dos pacientes. Com o desenvolvimento odontológico, surgiram muitas técnicas para melhorar a aparência pensando no conjunto do rosto. 

Neste conteúdo, falaremos especificamente sobre os procedimentos estéticos feitos por dentistas. Dessa forma, vamos ajudar a entender as técnicas que mais fazem sentido para você. Acompanhe com a gente!

Como os procedimentos estéticos chegaram à área da odontologia?

A odontologia estética e dentística sempre foi uma prática muito disseminada no segmento, antes mesmo de surgir a moda da harmonização facial. Muitos tratamentos dentários eram feitos com botox para resolver problemas como bruxismo, por exemplo. 

Mas foi em 2019 que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade odontológica. Isso significa que a técnica passou a ser um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas.

Então, podemos considerar harmonização orofacial apenas os procedimentos que incluem:

  • Cavidade bucal; 
  • Musculatura da face;
  • Tecidos da face. 

Isso significa que os profissionais da odontologia possuem conhecimento técnico e teórico em anatomia facial. Com isso, conseguem trazer equilíbrio estético e funcional para milhares de pessoas.

Descubra 7 procedimentos estéticos realizados por dentistas

Conheça alguns dos procedimentos estéticos realizados por dentistas e escolha a melhor opção para sua funcionalidade e autoestima. 

Clareamento dentário

O clareamento dentário é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios dentários. 

O processo consiste na aplicação de elementos químicos nos dentes para remover manchas e descolorações causadas pelo consumo de alimentos e bebidas pigmentadas. Além dos efeitos colaterais do tabagismo, envelhecimento e outros fatores. 

Existem diversas técnicas de clareamento, inclusive a laser. O procedimento busca proporcionar um sorriso mais brilhante e confiante, mas deve ser realizado com cautela e orientação de um dentista qualificado para evitar danos aos dentes e gengivas.

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o volume das bochechas, removendo parte das bolsas de gordura. 

A técnica é recomendada para quem tem bochechas muito grandes e deseja afiná-las para melhorar a aparência do rosto. A bichectomia é realizada no consultório com anestesia local e não requer internação hospitalar. 

É importante lembrar que a bichectomia não é indicada para todos os pacientes e deve ser realizada por um profissional experiente e qualificado para evitar complicações.

Botox

O botox é uma substância derivada da toxina botulínica que é utilizada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. 

O botox age bloqueando os sinais nervosos que causam a contração dos músculos faciais, deixando a pele mais lisa e jovem. O procedimento é rápido, indolor e não requer anestesia. 

Os resultados podem ser notados em poucos dias e duram cerca de 3 a 6 meses. 

Lentes de contato dentárias

As lentes de contato dentárias são destinadas para corrigir imperfeições nos dentes, como manchas, desalinhamentos, espaçamentos e dentes quebrados. Elas são finas camadas de porcelana ou resina que são colocadas sobre os dentes naturais para melhorar a aparência do sorriso. 

As lentes são personalizadas para cada paciente e podem durar até 10 anos com os cuidados adequados. Existem dentistas especializados em lentes de contato dentárias para garantir um resultado estético e funcional satisfatório

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico serve para preencher rugas e linhas de expressão do rosto, além de melhorar o contorno labial e o volume das bochechas. 

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente encontrada no corpo humano que ajuda a manter a pele hidratada e firme. O procedimento é feito com anestesia local e os resultados podem durar de 6 a 12 meses.

Gengivoplastia

Este procedimento da estética dental visa melhorar a aparência das gengivas, removendo o excesso do tecido que sustenta os dentes. 

O procedimento é realizado com anestesia local e envolve a remoção cirúrgica do excesso de tecido gengival com um bisturi. Depois, o dentista molda e ajusta as gengivas para que fiquem na posição correta em relação aos dentes.

A gengivoplastia pode ser realizada para melhorar a aparência dos dentes ou para corrigir problemas funcionais, como a presença de bolsas periodontais que podem abrigar bactérias e causar doenças gengivais. 

O procedimento é relativamente rápido e indolor, e a recuperação é geralmente suave, com pouca dor ou inchaço.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação, também conhecidos como fios tensores, é um procedimento não cirúrgico utilizado para melhorar a aparência do rosto e rejuvenescer a pele. 

Os fios de sustentação são fios finos e flexíveis feitos de material biocompatível, como o ácido polilático ou o polidioxanona, que são inseridos sob a pele para levantar e sustentar os tecidos faciais.

O procedimento é realizado com anestesia local e os fios são inseridos por meio de agulhas especiais. 

Os fios são então puxados para cima, criando uma leve tensão que levanta a pele e reduz as rugas e linhas de expressão, Depois, eles são absorvidos gradualmente pelo corpo, estimulando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade e a textura da pele.

Sendo assim, é possível tratar áreas específicas do rosto, como as bochechas, queixo, pescoço e sobrancelhas. 

E aí, curtiu saber mais sobre procedimentos estéticos feitos por dentistas? Para manter seu sorriso sempre bonito, vale conhecer a linha de géis dentais da Dentalclean. Temos opções para todas as necessidades e preferências. Conte com a gente para cuidar da sua saúde bucal. <3 

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.