Blog Dentalclean
Sapinho em bebê

Sapinho em bebê: TUDO o que você precisa saber sobre o assunto

Rate this post

Sapinho em bebê pode ser mais comum do que você imagina. Isso porque, do nascimento aos seis meses de vida, o bebê ainda não tem imunidade suficiente. Sendo assim, o pequeno acaba ficando mais suscetível a pequenos problemas de saúde, como é o caso do sapinho. 

Cuidar da saúde bucal infantil é algo importantíssimo. Afinal, essa é uma região bastante delicada e que merece atenção especial. Você sabia que, dependendo do caso, podem surgir problemas na boca das crianças que podem durar o resto da vida? Não é o caso do sapinho, mas como exemplo temos as cáries

Para você, papai e mamãe, que deseja olhar melhor pra saúde bucal do seu pequeno, preparamos este conteúdo completo sobre sapinho em bebê. Aqui, você vai entender melhor as causas, sintomas e tratamento dessa pequena infecção que atinge principalmente os bebês recém nascidos. Continue a leitura do nosso artigo!

O que é sapinho e quais são as suas causas?</h2>

O sapinho, nome popular da candidíase oral, é caracterizado por uma infecção na boca do bebê, sendo causada pelo fungo Candida Albicans. A doença costuma aparecer em bebês com menos de 6 meses – ou seja, que ainda estão com a imunidade em desenvolvimento.

O sapinho em bebê é caracterizado pelo aparecimento de pequenos pontos brancos ou placas esbranquiçadas na língua, que em alguns casos podem ser confundidas com restos de leite.

Vale lembrar que o bebê pode contrair o sapinho já no momento do parto. Isso pode acontecer no contato com o canal vaginal da mãe ou por meio de contato com objetos mal lavados, como mamadeiras ou chupetas. O uso de antibióticos também é uma outra causa da candidíase, devido à alteração da flora oral. 

O fungo Candida Albican está presente no organismo de todas as pessoas. Quando a imunidade está comprometida, pode ser que aumentem as chances de aparecer a candidíase oral. Além disso, nestes casos, o problema pode ser transmitido de pessoa para pessoa. 

Quais são os sintomas do sapinho no bebê: saiba como identificar

O bebê que tem sapinho costuma apresentar sintomas bem característicos desta condição. Vale lembrar aos papais que não é difícil identificar a candidíase oral nas crianças, mas é preciso ficar de olho. 

Um dos maiores problemas é que a boca do bebê vai doer bastante. Sendo assim, um dos primeiros indícios de sapinho em bebê é o fato do pequeno chorar quando mamar. Isso pode ser bastante desesperador para os pais… Mas recomendamos manter a calma, pois costuma passar rápido.

Além disso, vale ficar de olho nos seguintes sintomas:

  • Pontinhos ou placas esbranquiçadas na cavidade oral do bebê;
  • Choro constante;
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade para engolir;
  • Apetite reduzido.

Em alguns casos mais específicos, também podem surgir pontinhos brancos nas unhas e nas dobras da pele dos bebês. 

Vale lembrar da importância de procurar atendimento médico. Afinal, esses sintomas também podem indicar outros problemas de saúde. Por isso, é importante ligar imediatamente para o pediatra que atende o seu filho. 

Mas afinal, sapinho em bebê representa perigo?

Não, o sapinho não traz riscos mais graves para o bebê. Como explicamos, o maior problema é a boca da criança doer demais e ela não conseguir mamar, o que pode levar à desidratação e perda de peso. Mas nestes casos, o médico pode receitar uma dose de analgésico para controlar a dor. 

De todo modo, o sapinho em bebê não pode ser negligenciado. Por se tratar de uma doença na cavidade oral, ela pode se espalhar pela boca e atingir até a mucosa da garganta, desencadeando outros problemas de saúde. 

Tratamento do sapinho em bebê: saiba o que fazer

O pediatra é o profissional mais indicado para realizar o tratamento do sapinho em bebês. Por ser um probleminha comum, geralmente, o especialista já sabe qual é a melhor opção de medicamento para aplicar e curar a doença. 

Geralmente, o tratamento de sapinho em bebê é feito com antifúngicos apropriados em forma líquida, creme ou gel para aplicar na região infectada – cada caso tem um tipo de aplicação. 

Normalmente, as pomadas antifúngicas são espalhadas por toda região atingida – desde a parte interna das bochechas até a língua. No entanto, se o caso for mais grave, pode ser indicado remédios orais para tratar o sapinho na garganta. 

Além disso, uma medicação analgésica pode ser indicada para aliviar as dores fortes e os incômodos na hora de amamentar. 

Um ponto importante é não irritar ou raspar a área infectada, pois isso pode aumentar ainda mais a candidíase oral. 

O combate ao sapinho em bebê pode durar alguns meses. Se neste período, a febre continuar acima dos 38 graus, o quadro pode estar se agravando – ou alguma outra infecção oportunista surgiu – e você deve procurar o médico o mais breve possível. 

Ah, e tem mais: fique de olho na retransmissão, tá bom? Caso sinta ardor na região do bico do seio, a mãe também pode estar infectada e deve também utilizar pomadas antifúngicas. Assim, evita-se que o fungo seja transmitido de mãe para filho e vice e versa. 

A higiene é fundamental: incentive desde cedo!

Outro detalhe importante para evitar a contaminação do sapinho em bebê é higienizar os objetos que as crianças mais levam à boca, como mamadeiras e chupetas. Isso porque é nesses locais que o fungo pode se proliferar. 

Para prevenir o problema na área genital, procure trocar a fralda do bebê com frequência, evitando que a área fique úmida e esteja atento às assaduras. 

Quando seu filho estiver um pouquinho maior, não deixe também de incentivá-lo a cuidar da saúde oral. Escovar os dentes, usar o fio dental e passar o enxaguante são práticas fundamentais para evitar a proliferação de bactérias na boca. Temos certeza que esses hábitos continuarão para o resto da vida! Para isso, conte com a linha infantil da Dentalclean para cuidar do sorriso do seu filho. 
E aí, gostou de entender melhor sobre sapinho em bebê? Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre febre de dente e escova infantil.

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.