Blog Dentalclean
Escova de dente infantil

Escova de dente infantil: saiba como escolher + dicas importantes

Avalie esse post!

Escolher uma boa escova de dente infantil é fundamental para criar hábitos saudáveis e garantir a saúde bucal das crianças

Não é novidade que uma boa higiene bucal deve começar desde a infância, certo? Por isso, é tão importante que os pais fiquem atentos quanto esses hábitos, para que a criança entenda, desde cedo, que escovar os dentes é uma das tarefas mais importantes do dia. Essa prática vai garantir uma boca saudável para a criança e para o futuro dela. 

Entretanto, muitos pais não sabem como avaliar e escolher escova de dente infantil. A escolha equivocada pode, além de não auxiliar na limpeza correta dos dentinhos, machucar a boca da criança e criar uma impressão totalmente errada a respeito da escovação. 

Então, para ajudar você, papai e mamãe, preparamos esse conteúdo que vai ensinar tudo sobre escovas de dente para crianças. Assim, você não fica com nenhuma dúvida e entende tudo que precisa antes de fazer sua escolha. 

Como comprar escova de dente infantil?

Na hora de escolher a melhor escova de dente infantil, considere, primordialmente, a faixa etária que a criança está. É muito importante estar atento quanto às especificações do produto, como o tipo de cerdas, tamanho do cabo e anatomia do item. 

É importante olhar esses detalhes pois, com o passar do tempo, as necessidades dos bebês e crianças vão mudando. Assim algumas características podem alterar com o tempo. Geralmente, temos três grupos:

Bebês sem dentes

Na fase “banguelinha”, quando os bebês ainda não possuem nenhum dente, recomenda-se que a higiene bucal seja feita com dedeiras de silicone – um tipo de massageador gengival que se assemelha a uma escova de dentes e que encaixa no dedo do adulto para facilitar a manipulação. Esse item é perfeito para fazer a higienização oral e estimular o crescimento dos dentes com uma massagem na gengiva.

Na nossa linha de escovas de dentes infantil, você encontra o dedal Baby Care, uma escova massageadora de silicone atóxico e em formato dedal, que limpa a ainda massageia os dentinhos da criança que ainda estão por vir. 

Escova de dente infantil ou dedal

Crianças com os primeiros dentes

Nasceram os primeiros dentinhos? Então, recomenda-se usar uma escova de dentes infantil especialmente desenvolvida para o primeiro estágio de dentição – do seis meses até os três anos, em média, quando a criança já desenvolveu toda a dentição. 

Na hora de escolher uma escova de dente infantil para essa idade, é importante ficar atento ao formato e estrutura da escola. É recomendado que ela tenha:

  • Cabeça pequena;
  • Contornos arredondados;
  • Proteção nas arestas;
  • Cerdas uniformes e macias para não machucar.

Para ajudar, abaixo vamos listar alguns modelos de escova de dente infantil que possuem essas características e que fazem sucesso com a criançada. 

A escova de dente infantil Doctor Duck é uma boa opção para essa faixa etária (de 2 a 6 anos). Além de possuir todas as características citadas acima, possui cerdas macias e extra macias coloridas, o cabo traz um design super divertido com vários personagens e que param em pé. São 5 modelos para colecionar! 

Escova de dente infantil doctor duck

Nessa mesma faixa etária, há diversos modelos e personagens aplicados em escova de dente infantil que fazem sucesso com as crianças e tornam o momento da escovação uma deliciosa brincadeira. Outro exemplo é a linha completa da Peppa Pig, que contém escovinha, gel, fio dental e antisséptico. Tudo desenvolvido sem flúor e com gostinho de tutti fruti para as crianças amarem escovar os dentinhos. Clique aqui para comprar online.

Escova de dente infantil peppa pig

Quer mais fofura? Olha essa escova dental infantil Marine, feita com um cabo mais extenso para que você escove os dentes com seus filhos. Esse modelo possui inserção de borrachas para uma melhor segurança na escovação, e limpador de língua que remove as bactérias causadoras do mau hálito. O cabo da escova infantil Marine, além de divertido, também serve de apoio para você enquanto a criança escova. Indicada para crianças de 4 a 5 anos. Clique aqui para comprar online.

Escova de dente infantil sereia

Crianças com dentição mista

A dentição mista é quando acontece a troca de dentes de leite pelos permanentes, por volta dos 6 até os 12 anos. Aqui, também é importante continuar atento com a maciez das cerdas, tamanho e formato da escova a as indicações para cada idade. 

Nesta fase, é comum que a criança se sinta atraída por escovas de dentes infantil com cores e desenhos especiais. Então, invista em modelos que chamem a atenção dos pequenos e que tornem a escovação uma tarefa mais lúdica, estimulando a criatividade e as brincadeiras. 

Para esse momento escolar também é legal adquirir kits com estojo de proteção para ajudar a manter as escovinhas protegidas e não perder no caso de transportar para a escola. 

Aqui vão algumas sugestões de modelos de escova de dente infantil nessa faixa etária: 

Escova de dente infantil tematizada com o Show da Luna, em versões com personagens femininas e masculinas.  Escovinhas com cerdas macias e pontas arredondadas, proporcionando mais proteção para os dentes e gengivas. O cabo é ergonômico para garantir maior firmeza na escovação. Indicada para crianças de 2 a 6 anos. Também vem com estojinho de proteção! Clique aqui para comprar online. 

Escova de dente infantil show da luna

Crianças em idade escolar 

Para crianças na fase de 8 a 12 anos é importante ressaltar o processo completo da escovação, o que chamamos de método abcd, ou seja, escovar os dentes, passar o fio dental, limpar a língua e usar antisséptico. Além disso, é importante incentivar também que a criança crie o hábito de levar o kit de higiene bucal para a escola, viagens e passeios para que não se esqueça da higiene bucal sempre após as refeições. Prefira escovas que tenham essas características: 

  • Cabeça pequena;
  • Cerdas macias;
  • Cabo ergonômico; 
  • Estojo de proteção;
  • Personagem que a criança goste;

Dentro desses requisitos, uma boa sugestão super aprovada pelas crianças e pelos dentistas é o kit da Liga da Justiça. Vem com escova, gel sem flúor, fio dental e estojo de proteção. Esse aqui até os adultos querem usar.  Clique aqui para comprar 

Escova de dente infantil liga da justiça

Outras dicas sobre escovas de dentes infantil

Separamos algumas dicas importantes para serem seguidas a fim de assegurar que a escovação do seu filho seja sempre tranquila.

#1 – Fique sempre de olho

É muito importante que o seu filho crie independência na hora de escovar os dentes. Ele precisa aprender a fazer a tarefa sozinho! Contudo, não deixe a supervisão de lado para evitar acidentes e, claro, garantir que a escovação seja sempre bem feita. Até os 8 anos de idade a criança ainda não tem toda a coordenação motora desenvolvida suficientemente para conseguir uma completa e perfeita higiene oral, necessitando ajuda e supervisão do responsável.

Portanto, as escovas de dente infantil de cabo alongado são as mais indicadas para que os responsáveis possam acompanhar a atividade e guiar a escovação, dando a autonomia que a criança precisa. 

#2 – Troque as escovas a cada três meses, no máximo

Trocar a escova de dentes das crianças é algo que deve ser feito a cada trimestre, no máximo. Isso porque depois desse tempo, as cerdas começam a perder a tonicidade e deixam de cumprir sua principal função, que é remover a placa bacteriana da superfície dos dentes. 

Se, no entanto, antes disso você perceber que as cerdas já estão deformadas: é hora de trocar. Existem crianças que mastigam as cerdas e faz com que esse prazo de troca seja encurtado.

Isso também vale após passar por um resfriado, gripe ou infecção na garganta – isso vai evitar uma reinfecção pelos germes presos nas cerdas. Mesmo que a troca da escova tenha sido feita há menos de 3 meses, a regra é clara: ao adoecer, troque as escovas assim que se recuperar para evitar reinfecção.

#3 – Faça a escovação ideal

Tão importante quanto saber escolher a escova dental infantil é fazer a higiene bucal de forma correta. O ideal é escovar o dente da criança depois de cada refeição e usar o fio dental, no mínimo, uma vez ao dia. Manter essa disciplina é essencial para a higiene e saúde da boca. 

Quanto à técnica de escovação, recomenda-se fazer movimentos giratórios ou vibratórios com cerca de oito repetições em cada região. Na área mastigatória dos dentes, os movimentos podem ser de vai e vem. O importante é que você se certifique de que a escova alcançou todos os lados de todos os dentes.

#4 – Evite escova de dente infantil elétrica

Escova de dente infantil elétrica não é indicada para crianças. Isso porque o objeto desestimula a independência, já que a criança não aprende de maneira efetiva como escovar os dentes sozinho. Além disso, as escovas elétricas não são tão eficazes na limpeza e normalmente não possuem o tamanho indicado para os pequenos, podendo causar acidentes. Prefira escovas convencionais.

#5 – Não se esqueça de fazer a higienização das escovas

A escova de dentes fica no banheiro e lá é o lugar mais contaminado da casa, pode ter certeza. Por isso, é importante seguir dicas de higienização, como:

  • Lavar em água corrente;
  • Eliminar o excesso de água batendo o cabo da escova na pia (não usar toalha para secar);
  • Borrifar antisséptico bucal nas cerdas;
  • Guardar com protetor de cerdas em estojo próprio junto com fio dental;
  • Lavar com água filtrada as cerdas ANTES de fazer a escovação em bebês.

Anotou as nossas dicas sobre escova de dente infantil? A Dentalclean tem uma linha completa de produtos infantis, onde você encontra desde antissépticos até escovas e fios dentais. 

Para comprar online os modelos citados neste conteúdo clique aqui. 

Para encontrar uma loja física mais próxima com os produtos, clique aqui. 

Se tiver mais dúvidas sobre escova de dente infantil, pergunte nos comentários abaixo que a Dra. Samantha Sousa responderá com todo carinho.

Compre online →

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Souza é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestranda da UNB, atende na clínica Vanini em Brasília-DF.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.