Blog Dentalclean
Tártaro no dente

Tártaro no dente: saiba mais sobre dentes amarelos

Rate this post

Um dos erros mais frequentes cometidos pelas pessoas é deixar em segundo plano a saúde bucal. O déficit nos cuidados com a boca pode trazer uma série de problemas leves e outros mais graves. 

Com a pandemia, a vontade de cuidar da saúde bucal caiu de forma significativa. Para se ter uma ideia, houve uma uma redução de 80% no número de consultas odontológicas realizadas na rede pública do Brasil. Já na rede privada, os dados apontam para quedas que chegam a 30%, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As pessoas que não vão ao dentista ou que deixam de lado os cuidados com a boca, estão sujeitas a desenvolver problemas com os dentes. 

Além do mau hálito, a falta de atenção com a saúde bucal pode fazer com que você desenvolva tártaro nos dentes – um problema que abre espaço para que doenças mais graves apareçam, além de prejudicar a parte estética do seu sorriso.  

Caso você tenha se identificado até aqui, recomendamos continuar a leitura. Vamos falar mais sobre o problema e tirar suas dúvidas nos comentários. 

O que é tártaro no dente?

É uma camada de placa bacteriana endurecida ou biofilme dental que se forma na superfície dos dentes. Também conhecido com cálculo dental, o problema se forma devido à precipitação de íons cálcio e fosfato presentes na saliva. Além de manchas no esmalte dos dentes, o tártaro  também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. 

Vale lembrar que os problemas do tártaro no dente não param por aí. Com ele, podem surgir algumas outras complicações graves. 

A gengivite, por exemplo, é uma delas. A inflamação nas gengivas causa vermelhidão, sangramento e mau hálito, podendo evoluir para a periodontite, uma inflamação que danifica as estruturas que sustentam o dente e que pode chegar a comprometer a saúde cardiovascular. 

Além disso, outro problema que pode surgir com o tártaro no dente são as cáries. Uma das doenças mais prevalentes no mundo, a cárie é causada pelo acúmulo de certos tipos de bactérias que produzem ácidos e corroem o esmalte do dente. Apesar de silenciosa nos primeiros momentos, a cárie pode causar dores terríveis a longo prazo. 

Por fim, também vale citar que o tártaro no dente também contribui para o mau hálito, o que pode prejudicar suas interações com quem mais gosta.  

Como identificar tártaro no dente

O tártaro no dente pode ser identificado acima da linha da gengiva, abaixo dela ou em ambos os lugares. O que está acima da linha da gengiva pode ser facilmente visualizado, a depender do caso. Isso porque se trata de uma crosta de coloração amarelada ou em tons mais escuros. Geralmente, o biofilme está presente próximo da gengiva ou no espaço entre dois dentes. 

Já o tártaro escondido debaixo da gengiva pode ser mais difícil de ser identificado. Por isso, as consultas regulares ao dentista são de grande importância para remover os cálculos nos primeiros estágios de formação. 

Esses lugares onde o tártaro se instala não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também causa danos estéticos. Por ser poroso, acaba absorvendo a coloração de alimentos e bebidas, o que pode resultar em manchas que afetam a beleza do seu sorriso. 

Além de consultar frequentemente o dentista, confira no espelho a coloração dos seus dentes e se você está usando os produtos certos para evitar o tártaro no dente. 

Tratamento de dentes com tártaro

Se você não cuidar da sua higiene bucal diariamente, a remoção completa do tártaro será realizada apenas pelo dentista. 

A “raspagem no dente” é a primeira fase que remove os depósitos de placa bacteriana. Muitas vezes, esse processo é usado primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguido por instrumentos específicos para a retirar os resíduos indesejados. 

O próximo passo é polir os dentes para deixar a superfície bem lisa. O polimento serve para remover as manchas e deixar os dentes claros e brilhantes, além de diminuir pequenas imperfeições e áreas de textura áspera para proteger os dentes contra a formação de uma nova placa bacteriana.

O dentista vai orientá-lo sobre a frequência com que esse tipo de limpeza dentária deve ser feita. Vale lembrar que a limpeza odontológica profissional é um complemento de uma boa rotina de cuidados bucais e não deve ser substituída pela escovação diária. 

7 Dicas de como evitar o tártaro no dente

  1. Para evitar o tártaro no dente, seja disciplinado em ter uma boa higiene bucal;
  2. Escove os dentes sempre após todas as refeições;
  3. Use fio dental para remover os acúmulos de resíduos que se depositam onde a escova não chega.
  4. Use um bom antisséptico para dar aquele hálito fresco;
  5. Troque sua escova de dentes no máximo a cada 3 meses;
  6. Consulte seu dentista regularmente; 
  7. Evite alimentos açucarados, pois o açúcar é a principal fonte de energia dos microrganismos contidos na placa bacteriana (biofilme). Sendo assim, se você gosta muito de refrigerantes, biscoitos, pães e tudo o que contenha carboidratos e açúcares, você poderá facilitar o aparecimento de tártaro no dente.

Um dos pontos mais importantes para prevenir o tártaro no dente é cuidar da higienização oral. A escovação é indispensável para evitar o aparecimento do problema. 

Bons produtos de higiene bucal podem te motivar e te auxiliar no dia a dia. É importante usar produtos de qualidade, mas também é importante que você goste dos mesmos e que eles sejam acessíveis ao seu bolso, concorda? É o tipo de produto que a Dentalclean tem para lhe oferecer! Clique aqui para conhecer toda a nossa linha. 

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.