Blog Dentalclean
leucoplasia

O que é leucoplasia: TUDO sobre o assunto

Rate this post

Há diversas doenças bucais que você provavelmente não conhece. A leucoplasia, por exemplo, é uma delas. Essa condição é bastante comum após os 40 anos, mas o alerta sobre os sintomas é válido para todas as idades. Afinal, o aparecimento da leucoplasia pode indicar outros problemas de saúde, incluindo câncer na gengiva e boca.

Existem fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da leucoplasia. Por exemplo: o contato dos tecidos bucais com agentes irritantes, como o tabaco e bebidas alcoólicas, além de traumas frequentes, aumentam as chances da leucoplasia com outras complicações. 

Mas afinal, quais sintomas observar? Como se prevenir do aparecimento das manchas? As respostas para as perguntas você acompanha no artigo a seguir. Vamos explicar tudo sobre a leucoplasia e dar dicas de como tratamento. Boa leitura! 

O que é leucoplasia?

É uma condição pré-cancerosa que afeta a mucosa da boca, garganta ou órgãos genitais. A leucoplasia é caracterizada por manchas brancas ou cinza-claras, podendo ser de aparência aveludada ou enrugada. As manchas não são facilmente removidas com escovação ou raspagem e se tornam mais espessas com o tempo.

Embora a causa exata da leucoplasia não seja conhecida, sabe-se que o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco para o seu desenvolvimento. A exposição ao vírus do papiloma humano (HPV) também aumenta o risco de desenvolver leucoplasia na área genital.

Vale lembrar que a leucoplasia é uma condição pré-cancerosa, mas nem todas as pessoas com leucoplasia desenvolvem o câncer. 

No entanto, algumas formas de leucoplasia progridem para um tipo de câncer conhecido como carcinoma de células escamosas, por isso é importante que as pessoas com leucoplasia sejam monitoradas regularmente por um profissional de saúde.

O diagnóstico da leucoplasia é feito por médico especialista, para examinar a mancha e realizar uma biópsia para determinar se as células da mucosa estão anormais. 

O tratamento depende da gravidade da condição e pode incluir a remoção da mancha por meio de procedimentos cirúrgicos ou laser. Além disso, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool pode ajudar a reduzir o risco de progressão da leucoplasia para câncer.

O que pode causar as placas brancas da leucoplasia?

A leucoplasia pode se manifestar devido a diversos motivos:

  • Tabagismo por muitos anos;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Irritações crônicas na boca pelo uso de próteses, por exemplo;
  • Infecções crônicas na boca;
  • Má higienização bucal e acúmulo de placa bacteriana;
  • Deficiências nutricionais. 

Caso alguns dos sintomas da leucoplasia apareçam, procure reverter as atividades acima. Também é indispensável acompanhamento médico neste caso 

Quais são os sintomas da leucoplasia?

A leucoplasia pode se apresentar de diferentes formas e nem sempre apresenta sintomas. No entanto, alguns indícios devem ser considerados:

  • Placas brancas e espessas na boca, língua, gengivas e outras áreas da cavidade oral;
  • Placas com textura áspera ou rugosa;
  • Áreas elevadas ou irregulares;
  • Dor ou sensibilidade ao redor das irritações;
  • Dificuldade em engolir;
  • Alterações no paladar;
  • Sangramento na área afetada em casos mais graves;
  • Sensação de dormência ou formigamento na boca;
  • Inchaço nas gengivas ou outros tecidos orais.

É importante notar que nem todas as placas brancas na boca são da leucoplasias, e somente um dentista ou um médico podem realizar um diagnóstico preciso através de exames clínicos e, possivelmente, biópsia da área afetada.

Como é feito o tratamento da leucoplasia?

A leucoplasia é uma condição que pode ser tratada, mas o tratamento depende da gravidade e localização da lesão. Em muitos casos, o controle das atividades causadoras, como fumar ou beber, pode ajudar a reduzir ou eliminar as lesões de leucoplasia. 

Em certos casos, pode ser necessário realizar procedimentos para remover as lesões.

Prevenção da leucoplasia é feita com novos hábitos

A prevenção da leucoplasia envolve mudanças no estilo de vida, como parar de fumar ou beber, praticar uma boa higiene oral e manter uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, é importante evitar irritantes crônicos da boca, como próteses dentárias mal ajustadas.

Os diagnóstico e exames também são importantes

O diagnóstico de leucoplasia é geralmente realizado por um dentista ou médico através de um exame visual da área afetada. Em muitos casos, uma biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da condição. Outros exames, como testes de imagem, podem ser usados para determinar se a condição se espalhou para outras áreas.

O tratamento e a remoção são indispensáveis

O tratamento da leucoplasia pode incluir a remoção das lesões através de cirurgia, laser ou outros métodos. Em casos mais graves, pode ser necessário remover uma parte do tecido afetado. O tratamento também pode envolver a administração de medicamentos tópicos ou sistêmicos para reduzir a inflamação e ajudar na cicatrização.

Saiba como é feito o tratamento para a LPO

A leucoplasia pilosa oral (LPO) é uma forma menos comum de leucoplasia que afeta principalmente a língua. O tratamento para a LPO pode envolver o uso de medicamentos tópicos para reduzir a aparência das lesões, além de remover as causas subjacentes, como o uso de antibióticos para tratar infecções fúngicas na boca. Em casos raros, pode ser necessário remover cirurgicamente as lesões de LPO.

O que acontece se a leucoplasia não for tratada?

Se a leucoplasia não for tratada, há riscos de complicações graves, como:

  • Transformação maligna: evolução para um câncer oral;
  • Dificuldade para mastigar e engolir;
  • Dificuldade para falar;
  • Dores, desconfortos e sensação de queimação na boca. 

Por isso, é indispensável procurar ajuda médica assim que um dos sintomas da leucoplasia aparecer. 

Para conferir mais sobre dicas de saúde bucal, navegue pelo nosso blog. Agora que você já sabe mais sobre leucoplasia, aproveite para ler os conteúdos sobre tratamentos dentários e procedimentos estéticos.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.