Blog Dentalclean
Mitos e verdades sobre os dentes do bebê

Mitos e verdades sobre os dentes do bebê

5/5 - (3 votes)

Se você tem filho pequeno, provavelmente já ouviu que a fase de nascimento dos dentinhos é difícil, já que a criança pode ter febre, salivar demais ou mesmo ter sintomas como diarréia ou vômito. Mas será mesmo que essas são manifestações do corpo devido ao nascimento dos dentes? Para te ajudar a entender melhor esse momento do desenvolvimento do bebê, selecionamos alguns mitos e verdades. Confira!

O nascimento dos dentes do bebê causa febre e outros sintomas

Mito. O despontar dos dentes de leite causam um incômodo no bebê, mas não a ponto de causar febre alta, muito menos diarréia ou vômito. Se a criança ficar febril, com temperatura até 38°C é normal, mas fique atento, mais que isso é melhor procurar um médico. Quanto à manifestações de diarréia ou vômito, é comum que nessa fase a criança passe muito tempo no chão e coloque objetos na boca, algo que pode levar a uma infecção e causar os sintomas. Outro fator a ser levado em consideração é que entre os 6 e 7 meses, a criança começa a receber outros alimentos, o que exige uma adaptação do organismo, podendo ocasionar irregularidade nas fezes do bebê.

O bebê passa a babar mais durante o nascimento dos dentes

Verdade. Existe uma relação com o aumento salivar do bebê e o nascimento dos dentes. Nessa fase ocorre a maturação das glândulas salivares da criança. O processo é uma preparação para a chegada dos dentes, a fim de protegê-los para o início da mastigação. Nesse momento o bebê também aprende a deglutir, já que acumula muita saliva.

Antibióticos mancham os dentes

Mito. Antes existia uma substância nos antibióticos que manchavam os dentes, no entanto, essa medicação não é mais usada. Por isso, não é preciso ter medo se seu filho precisar tomar algum remédio. Mas fique atento aos xaropes açucarados, o ideal é realizar a higiene bucal na criança após o uso do medicamento.

Chupar dedo ou chupeta entorta os dentinhos

Verdade. O hábito da sucção não nutritiva, como o de chupetas e dedo pode entortar os dentes sim. Se o seu filho tem três anos e ainda costuma manter esse costume, tente orientá-lo a parar na idade adequada, antes que comprometa a dentição. Além deles, a respiração bucal, a genética e a perda precoce de dentes são outros fatores que podem ser responsáveis pela má oclusão da arcada da criança.

O aparelho ortodôntico só pode ser usado após o nascimento dos dentes permanentes

Mito. Existem aparelhos que podem ser usados na criança. Contudo, é importante que o profissional identifique em qual fase a criança está, se ainda na dentição de leite ou mista. Com essa informação o profissional será capaz de definir o tratamento adequado. O acompanhamento de um dentista desde o início da dentição é importante para a identificar precocemente imperfeições nos dentes, dessa forma ele pode evitar que essas se agravem.

Se um dente demora pra nascer é melhor consultar um profissional

Depende. Se a criança perdeu o dente de leite depois de um acidente, por exemplo, pode ser que o permanente demore um bom tempo para nascer, já que ele vai despontar apenas no momento certo. Porém, se a queda do dente de leite foi natural e o permanente não apareceu depois de três meses, pode ser que ele esteja sem espaço para despontar. O dentista pode intervir e abrir espaço para que o dente definitivo saia. Se não for o caso, o profissional irá realizar um exame para descobrir a razão do dente não ter despontado, pode ser que ele esteja em outra parte da boca ou realmente é ausente.

Você já ouviu mais algum mito ou verdade sobre os dentes do bebê? Divida conosco!

Leia também: A importância de manter a higiene bucal na gestação

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.