Blog Dentalclean
piercing na língua

Piercing na língua: cuidados necessários

5/5 - (1 vote)

Para quem tem piercing na língua, os cuidados bucais precisam ser redobrados

Você provavelmente conhece alguém com piercing na língua, certo? Segundo pesquisa realizada por uma universidade de Nova York, 16% das mulheres e 4% dos homens têm piercing na língua.

O acessório virou uma forma de expressar a personalidade. O crescente interesse pela estética e a autoconfiança cada vez mais requisitada, levam às pessoas a colocar esses acessórios em alguma parte do corpo – e a língua não fica fora disso.

Existem uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com o piercing na língua. A saúde bucal, por exemplo, é algo essencial que não pode passar despercebido. Afinal, qualquer descuido pode transformar o acessório em um verdadeiro pesadelo. Entenda:

Riscos do piercing na língua

O piercing oral oferece uma série de riscos que talvez você desconheça, são eles:

  • Infecção: devido ao número de bactérias que se acumulam na boca;
  • Sangramento prolongado: existem vários vasos sanguíneos na boca que podem ser perfurados durante o processo;
  • Dor e inchaço: sintomas comuns que podem evoluir e prejudicar a respiração;
  • Dentes danificados: o contato direto da jóia pode danificar o dente, principalmente os com restaurações;
  • Ferimentos na gengiva: pode ferir o tecido da gengiva ou causar a retração gengival, levando a sensibilidade;
  • Mudança na função normal da boca: aumentam a produção de saliva e impedem que você pronuncie palavras corretamente;
  • Endocardite: inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos.

Cuidados necessários com o piercing na língua

Os tecidos da boca são extremamentes sensíveis, portanto, um piercing na língua, pode causar inúmeros problemas quando não bem cuidado. Por isso, a higienização do local é fundamental para que problemas não apareçam.

Durante as primeiras semanas, limpe a área, no mínimo, três vezes ao dia e após as refeições. Primeiro, lave bem as mãos para evitar a transferência de germes para a boca. Em seguida, escova os dentes normalmente com uma escova macia. Limpe tanto o lugar como também a parte superior e inferior do adereço. Por fim, lave com água e depois use um enxaguante bucal sem álcool.

Um bom produto para isso, após a cicatrização, é o antisséptico bucal Diamond que proporciona uma limpeza completa para sua boca e língua com piercing. O produto é zero álcool e contribui na remoção de germes que causam doenças, como a placa bacteriana e a gengivite. Você pode escolher entre os sabores menta e hortelã para deixar o hálito mais fresco. Caso você tenha acabado de colocar o piercing na língua e ainda não tenha cicatrizado, a melhor opção é usar um enxaguante pós cirúrgico como o Clinexidin, que não vai arder e ainda contém compostos cicatrizantes e antibacterianos.

Para quem precisar fazer a higiene longe de casa, existe o Spray Extreme Ice, com fórmula que elimina até 99,9% dos germes e deixa o hálito fresco a qualquer momento do dia.

Além dos cuidados com a saúde bucal, o piercing na língua exige uma dieta balanceada. Prefira alimentos macios, como pão e sorvete, se a sua língua estiver muito sensível. Alimentos quentes podem fazer a jóia absorver o calor, assim como alimentos ácidos podem causar uma sensação de ardor no local do piercing.

Todos esses cuidados são de extrema importância para que o piercing não inflame e cause diversos problemas bucais.

Dúvidas frequentes sobre piercing na língua

  1. Piercing na língua dói para furar?

    Depende! Em relação à dor, cada pessoa tem uma sensibilidade e tolerância diferentes. O importante é fazer o procedimento em um local seguro e com uma joia de qualidade, para evitar problemas no futuro. Um pouco de dor pode acontecer pois o procedimento não é anestesiado, assim como furar a orelha por exemplo. Escolha um profissional qualificado e esclareça suas dúvidas antes de furar.
  2. Quanto tempo demora a cicatrização?

    A cicatrização varia de acordo com o procedimento e do material da joia escolhida. Geralmente, jóias de titânio tem como período inicial de cicatrização de 4 semanas, podendo aumentar caso troquem o tamanho da peça.
  3. O que fazer assim que furar a língua?

    Assim que a perfuração é feita é possível notar um leve inchaço e dificuldade para falar que pode durar até uma semana. Isso pode ser controlado com a ingestão de líquidos gelados.
  4. O que não consumir?

    Alimentos gordurosos, derivados de porco, crustáceos, frutos do mar e queijos quentes. Não se esqueça de beber pelo menos dois litros de água bem gelada todos os dias.

A Dentalclean tem os produtos certos para você cuidar da sua saúde bucal e evitar problemas com seu piercing na língua. Acesse o site para conferir e garantir um kit completo para higienizar-se em casa com segurança.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.