Blog Dentalclean
Mês das mães

Bebê – Como aliviar o desconforto quando os dentes nascem

5/5 - (3 votes)

O início da dentição dos bebês é uma fase complicada para pais e mães, mas existem maneiras de suavizar o incômodo para os pequenos

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê requer muita atenção dos pais. Os desconfortos causados podem complicar a rotina, diminuindo o apetite e deixando as crianças mais irritadas do que de costume.

É um marco no crescimento dos pequenos porque, para os pais, é uma grande mudança, o sorriso desdentado de antes dá lugar a uma boquinha cheia de dentes; para os bebês, os novos dentinhos serão úteis no desenvolvimento do processo de mastigação. Com o nascimento dos dentes, os pequenos se tornam aptos a receberem alimentos mais sólidos.

Por isso, pais e mães devem procurar alternativas que ajudem bebê a atravessar essa fase da melhor maneira possível. Separamos algumas dicas do que pode ser feito para aliviar o desconforto do bebê durante o início da dentição:

Oferecer um mordedor macio

Mordedores feitos com materiais macios, como borracha, são ótimos para suavizar a dor. Existem alguns que possuem um gel e podem ser armazenados na geladeira, servindo para anestesiar momentaneamente a gengiva, quando resfriado. Além disso, os formatos e cores podem distrair a criança, servindo como um brinquedo.

Dê alimentos frios

Líquidos frios, gelatinas e outros alimentos resfriados também servem como alívio momentâneo. Os pais podem oferecer papinhas resfriadas, de maçã, por exemplo, e pedaços de legumes, como cenoura, que podem ser consumidos frios. Vale lembrar que açúcares e alimentos industrializados, de modo geral, devem ser evitados até, pelo menos, os dois anos de idade, portanto, sorvetes não devem ser oferecidos ao bebê.

Massagear a gengiva

Outra dica bastante prática e que requer muito pouco, apenas o tempo dos pais, é massagear a gengiva da criança. Com os dedos mesmo, utilizando uma escova massageadora feita de silicone, o pai ou a mãe deve passar o indicador por toda a área da gengiva, obtendo um barulhinho de fricção. As mãos devem ser sempre higienizadas antes da massagem. Há também a possibilidade de embebedar a escova em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio. Essas são dicas que também ajudam na higiene bucal dos pequenos, que deve ser feita desde o nascimento.

A Dentalclean possui um produto específico para a higienização da boca dos bebês, a escova massageadora Baby Care, que tem uma textura extra macia e alcança toda a gengiva e os dentinhos da criança, limpando e massageando delicadamente. A Baby Care é indicada para crianças de 0 a 2 anos e você pode adquiri-la em farmácias e supermercados.

Visite o nosso site e conheça a nossa linha de produtos infantis.

Distrair e brincar com o bebê

A dor causada nos bebês se deve ao fato de a gengiva estar sendo rasgada pelos novos dentes. Assim, tirar o foco da dor pode ser uma boa alternativa para que os pequenos se incomodem menos com este processo. Brincar com os bebês, ofertando também muito carinho e afeto são maneiras de distraí-los do desconforto.

Estas são algumas dicas que podem ajudar as famílias a aproveitarem ao máximo o desenvolvimento dos bebês de forma saudável. Mas o nascimento dos dentes é um processo rodeado por mitos e verdades que os pais precisam conhecer para evitar maiores preocupações. Saiba mais sobre os MITOS E VERDADES SOBRE OS DENTES DO BEBÊ

Após passada a fase do início da dentição, os desafios passarão a ser outros, por exemplo, como convencer seu filho a escovar os dentes.

Teste as nossas dicas e conte-nos sobre a sua experiência aqui nos comentários.

Se você gosta de saber tudo sobre a saúde bucal do seu filho, preparamos um e-book que você precisa conferir.

Leia mais: Dos dentes de leite aos permanentes: tudo sobre os dentes da criança.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.