Blog Dentalclean
nervo do dente

Dor no nervo do dente: conheça as causas e tratamento

2.3/5 - (73 votes)

A dor no nervo do dente pode ser insuportável. Já em outros casos, a dor pode ser moderada. De qualquer forma, o incômodo pode atrapalhar muito a rotina e até mesmo funções básicas do cotidiano, como comer e falar. 

Quando o problema surge, a primeira coisa que vem à mente é como aliviar a dor. Seja por meio de analgésicos ou tratamentos caseiros, as pessoas tentam inúmeras tentativas para que a situação desapareça. 

Entretanto, é válido entender o motivo pelo qual a dor começou. A falta de cuidados com a saúde bucal, por exemplo, pode desencadear uma série de problemas, como as cáries e a sensibilidade – que causam dores e atrapalham uma série de atividades. 

Se você quer entender o que é a dor no nervo do dente, os sintomas e características, recomendamos continuar a leitura deste artigo. Separamos tudo o que você precisa saber para tirar suas dúvidas e tratar o incômodo. Vamos lá?

O que é o nervo do dente?

É a polpa dentária. Basicamente, o nervo do dente é um tecido mole que vai da área da dentina até a raiz do dente. Esse “buraquinho” é composto por nervos, vasos sanguíneos, células e fibras. O nervo é responsável por manter a vitalidade do dente e controlar uma série de tarefas da anatomia dentária. 

As principais funções do nervo do dente, são:

  1. Formativa: os odontoblastos que formam a dentina;
  2. Nutritivas: que fornecem nutrientes essenciais;
  3. Defensiva: a capacidade de reação aos estímulos patológicos;
  4. Sensitivas: os estímulos neurais através do esmalte ou da dentina para o centro nervoso;
  5. Reguladora: controla o volume e a velocidade do fluxo sanguíneo.

As funções podem variar de acordo com várias características, inclusive o espaço ocupado pelo nervo que vai diminuindo com o avançar da idade.

Qual é a diferença entre a dor no nervo do dente e uma dor comum?

Há muitos problemas bucais que causam incômodo nos dentes. Além da arcada dentária, outros elementos podem ser afetados, como a língua e a gengiva, já que todas as estruturas são interligadas. 

A dor de dente comum, por exemplo, pode surgir devido a algum trauma mais superficial. No entanto, a dor no nervo do dente é mais aguda e persistente. Além disso, ela pode se agravar com alguns tipos de alimentos. 

Isso acontece devido às terminações nervosas que compõem a região. A dor surge quando algum agente químico, bacteriano ou traumático atinge a polpa. O desconforto pode ser momentâneo como também pode durar meses.    

Sintomas da dor no nervo do dente

Se você sentir algum dos sintomas abaixo, muito provavelmente está com algum tipo de problema no nervo do dente. Saiba melhor:

  • Dor aguda e penetrante no dente;
  • Dificuldade ao se alimentar e beber;
  • Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  • Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  • Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Ao qualquer sinal da dor no nervo do dente, procure um dentista de sua preferência. Além disso, também é válido mudar os hábitos de higiene e alimentação. 

Algumas causas para o incômodo no nervo do dente

A dor no nervo do dente pode afetar pessoas de qualquer idade. Listamos as principais causas para o incômodo. 

Cáries

O dente com cárie surge devido ao acúmulo de bactérias que produzem ácido e vão corroendo a estrutura dentária. Com o tempo, a corrosão atinge as camadas mais internas do dente, causando dores fortes e comprometendo toda a dentição. 

A cárie é uma das maiores causadoras de dor no nervo do dente. Além disso, outros sintomas são a sensibilidade e a presença de pequenos furinhos e pontos pretos nos dentes. 

Pulpite

A pulpite é uma inflamação da polpa dentária, ou seja, o nervo do dente. Ela geralmente causa muita dor, principalmente na presença de estímulos externos, como a mastigação.

A pulpite pode acontecer devido a presença das cáries, traumas na região bucal, periodontite, quimioterapia, radioterapia ou como consequência do bruxismo. É importante diagnosticar o quanto antes para evitar complicações maiores. 

Abscesso dentário

Os abscessos dentários são bolsas de pus que se formam em diversas regiões do dente. Geralmente, a condição é causada pela placa bacteriana. Essas bactérias atingem o nervo dentário e causam o incômodo. 

O mau cuidado com os dentes e o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar podem contribuir para o aparecimento do abscesso. 

Dependendo do caso, pode surgir dor de dente intensa, sensibilidade, febre e até inchaço na região afetada.

Traumas

O nervo do dente pode ser impactado em quedas e acidentes. O abalo acaba afetando as raízes e estruturas do dente, causando bastante dor. 

Além disso, após o trauma, pode haver sangramento e até fratura do dente. Sendo assim, é indispensável consultar um dentista assim que possível. 

Dente do siso

O nascimento do dente do siso é bastante conhecido por causar dores. Geralmente, a dor está associada ao fato dos dentes já terem ocupado o seu local. Isso faz com que o siso tenha que “empurrar” os outros dentes para nascer.

Durante a erupção do dente do siso é comum surgir inflamações na gengiva, febre, dor e o desalinhamento dentário.

Como cuidar do nervo do dente para evitar as dores?

Para tratar a dor no nervo do dente de maneira eficaz, você deve mudar hoje mesmo os seus hábitos de higiene. Isso porque muito provavelmente a falta de cuidados está desencadeando problemas mais sérios de saúde bucal. 

Então, procure escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental e usar enxaguante para evitar a proliferação de bactérias. Além disso, vale usar uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva e os dentes. 

Também procure visitar sempre o dentista. Não deixe a dor aparecer para começar a cuidar dos dentes – o quanto antes fizer, melhor!
E aí, curtiu saber mais sobre o nervo do dente? Esperamos ter ajudado de alguma forma! Aproveite para ler o conteúdo que explica como fortalecer os dentes.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.