Blog Dentalclean
dente podre

Criança com dente podre: o que fazer?

O dente podre é bastante comum entre as crianças. Isso porque os pequenos consomem muito açúcar – o que é um perigo para a saúde bucal e pode trazer consequências negativas para o resto da vida. 
Saiba mais no nosso blog.

3.8/5 - (80 votes)

O dente podre é bastante comum entre as crianças. Isso porque os pequenos consomem muito açúcar – o que é um perigo para a saúde bucal e pode trazer consequências negativas para o resto da vida. 

Sendo assim, é muito importante incentivar as crianças a cuidar do sorriso. Além disso, para evitar o dente podre, também é necessário estar atento à alimentação e a saúde geral do organismo. 

Continue a leitura deste conteúdo para entender melhor o que é dente podre, quais as causas e como evitar o problema nas crianças.  

O que é dente podre?

É um componente da arcada dentária comprometido por algum tipo de problema bucal. Geralmente, o dente podre está associado à cárie – que surge devido a falta de higienização adequada.

O componente dentário pode estar estragado ou totalmente danificado. Quando não tratado, o dente podre pode trazer uma série de complicações. Sendo que algumas tendem a ser irreversíveis, tanto no lado estético quanto no funcional (fala e mastigação).  

Quais são as causas do dente podre nas crianças?

A cárie é a principal motivação para os dentes podres. No entanto, o problema também pode aparecer devido a perda óssea dentária. Ou seja, quando o osso mandibular não dá firmeza aos dentes durante a mastigação dos alimentos. 

Além disso, os dentes que possuem várias restaurações, trabalhos protéticos ou fraturas que o dentista não consegue recuperar também são considerados “podres”. Entretanto, essa situação é mais comum entre os adultos.

Confira outras causas para o dente podre infantil:

  • Higiene bucal incompleta;
  • Alimentação inadequada;
  • Organismo desidratado;
  • Falta das visitas regulares ao dentista.

Sintomas do dente podre

Já que a cárie é uma das causas mais comuns para o dente podre, vale ficar de olho no aparecimento dela. O problema pode ser silencioso, mas é importante verificar se há manchas escuras no esmalte do dente ou até uma fresta ou buraquinho. 

Outros sintomas que as crianças podem relatar são a dor e sensibilidade ao ingerir alimentos muito quentes ou frios. Além disso, é muito comum surgir halitose (mau hálito), gengiva sangrando e dificuldade na mastigação. 

Quando o problema é grave, o dente podre pode gerar inchaço e pus. Nestes casos, a dor costuma ser bastante intensa, interferindo na vida diária de crianças e adultos. 

A gravidade dos sintomas depende muito da evolução e proporção das cáries e de outros problemas bucais. É muito importante que os pais fiquem atentos, pois ao identificar qualquer sinal, o dentista deve ser contatado urgentemente. 

Dessa forma, é possível reverter os danos iniciais e evitar complicações maiores. 

Quais são os riscos de ter o dente podre

Muitos pais negligenciam a cárie em dente de leite. Afinal, aquele dente ainda será substituído por uma dentição definitiva. Mas é aí que mora o problema… 

O dente podre infantil pode trazer consequências para o resto da vida. Isso porque as bactérias podem penetrar na polpa dentária que é composta por nervos e vasos sanguíneos. Quando isso acontece, os microrganismos podem até entrar na corrente sanguínea.

Além disso, o dente podre também prejudica as gengivas. O que aumenta as chances do desenvolvimento de gengivite e outros problemas nos tecidos bucais. 

Fora tudo isso, também tem o lado estético das crianças, né? Os futuros adultos podem crescer com problemas de socialização e de autoestima.

Mas afinal, como tratar dente podre em crianças?

Agora que você já sabe o que é dente podre, chegou a hora de conhecer as opções de tratamento. É sempre importante esperar o diagnóstico completo do dentista para entender a gravidade do caso. O profissional pode indicar os possíveis procedimentos:

Obturação do dente

Na obturação dentária, o dentista usa uma broca própria para remover a parte danificada do dente podre. Em seguida é feito o preenchimento com um material especial, como porcelana ou resina composta. Dessa forma, o problema é removido e as partes funcionais são restabelecidas, evitando infiltrações e novos transtornos. 

Restauração do dente

A restauração é bem parecida com a obturação. A diferença é que na restauração há maior preocupação com o lado estético. Sendo assim, o dentista reconstrói o elemento dentário – tamanho e forma – fazendo com que ele seja imperceptível no sorriso. Normalmente, os materiais utilizados são mais resistentes. 

Tratamento de canal

O tratamento de canal é indicado quando há necessidade de remover a polpa do dente. Em seguida, é feita uma limpeza no espaço, que é preparado e preenchido. Esse tipo de procedimento é quando o dente podre causa infecções devido às cáries ou por incidência de traumas e fraturas. 

Extração dentária

O dente podre só é retirado em último caso, quando não há nenhuma possibilidade de reparação ou conserto. Sendo assim, o componente é removido pela raiz ou somente a parte acima da gengiva. Após a remoção, é possível preencher com implantes dentários, próteses fixas e dentaduras.  

Dica de produtos para evitar o dente podre infantil

Como você pode notar, o dente podre infantil está diretamente relacionado à ausência de bons hábitos no cotidiano. 

É dever dos pais promover uma rotina de saúde bucal adequada aos pequenos. É muito importante ensinar como escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante. 

A Dentalclean tem uma série de produtos para acompanhar a rotina de cuidados do seu filho. A linha Peppa Pig, por exemplo, é ótima para incentivar os pequenos sem deixar a diversão de lado. Você pode encontrar desde kits completos no estojo premium até antisséptico e gel com e sem flúor. 

Dessa forma, fica mais fácil promover bons hábitos que vão continuar para a vida toda!
E aí, curtiu saber mais sobre dente podre? Aproveite para acessar o nosso site oficial e conferir tudo o que nós temos para a sua família. Você vai encontrar produtos inovadores para todos os tipos de necessidades.

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.