Blog Dentalclean
Dente latejando

Dente latejando: o que pode ser?

4/5 - (14 votes)

Você já sentiu o dente latejando? Sabemos o quanto isso é desconfortável e o quanto pode atrapalhar a rotina. Dependendo do caso, o incômodo é agudo e contínuo, podendo irradiar para outras partes do corpo, como a cabeça. 

Algumas pessoas insistem em ignorar a dor de dente. Entretanto, o dente latejando é um sinal de que a situação ficou crítica. Uma visita ao consultório odontológico é indispensável para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Do contrário, a dor pode evoluir para um quadro mais grave e até mesmo irreversível. 

Além disso, ao qualquer sinal de dente latejando, vale mudar os hábitos de higiene bucal. Isso porque a falta de cuidado é uma das principais responsáveis pela maioria dos problemas na boca. 

Pensando em ajudá-lo neste momento complicado, preparamos este conteúdo completo que explica o que pode ser o dente latejando. Continue a leitura para entender melhor. 

O que é dente latejando?

O dente latejando é um sintoma que causa desconforto, sendo o principal indício de que algum problema bucal acabou evoluindo com o tempo.

O sintoma de dor e sensibilidade extrema do dente normalmente está associado a inflamação do nervo dentário, chamado de pulpite. A estrutura é a mais interna do dente, sendo também a mais sensível. Ela é composta por vasos sanguíneos e nervos responsáveis pela vitalidade do dente.

Quando inflama, as dores sentidas no dente podem ser fortes e acabam surgindo diante de estímulos durante a mastigação de alimentos e na ingestão de bebidas em temperaturas altas ou baixas. O incômodo pode surgir de forma espontânea, o que é ainda mais desagradável.

Dependendo do grau de inflamação do nervo do dente e da resposta do organismo, é possível que o dente só fique latejando. O problema deve ser detectado e tratado em sua fase inicial.

Existe diferença entre dor de dente?

A dor de dente tem diferentes níveis e características, mas, quando se trata de uma inflamação, normalmente, é uma dor do tipo latejante e pulsátil. Se é uma dor instalada recente, chama-se de aguda. Se persistir por meses, ela é considerada crônica.    

Já a dor que irradia para outros dentes e regiões da face é classificada como difusa e irradiada. Quando a que “vai e vem” é denominada como intermitente. Em dores constantes é uma dor contínua. 

Vale lembrar que uma patologia nos músculos pode ocasionar a dor irradiada para a região dental. Até mesmo um ataque cardíaco pode gerar uma dor de dente. Por isso, é válido fazer o diagnóstico correto, lembrando que a dor é o sintoma de que algo não está certo.

O que pode ser dente latejando? 

O dente latejando pode ser causado por vários motivos. Cada um deles tem os seus sintomas, além da dor de dente. Confira:

Cáries

A cárie é um problema causado pelas bactérias que existem naturalmente na boca. O problema é quando essas bactérias se acumulam e formam uma camada sobre os dentes, chamada de placa bacteriana

Se não tratado, o biofilme oferece o ambiente propício para os microrganismos se desenvolverem. Dessa maneira, aos poucos, as bactérias vão perfumando a estrutura dos dentes e causando desconforto. 

Os sintomas mais marcantes das cáries, são:

  • Dor ao ingerir alimentos doces, frios ou quentes;
  • Pequenos furinhos nos dentes;
  • Manchas;
  • Gengiva inchada e sensível.

A principal causa das cáries é a higienização inadequada da boca. Isso gera o acúmulo de restos de alimentos e bactérias na boca, o que contribui para o desenvolvimento do tártaro e da cárie.

Pulpite

A pulpite é uma inflamação da polpa do dente – tecido com vários nervos e vasos sanguíneos situados no interior da anatomia dentária. A condição causa dor intensa e piora na presença de estímulos, como mastigação ou ingestão de bebidas e alimentos quentes ou frios.

A pulpite surge devido a presença de cáries, pancadas na boca ou como consequência do bruxismo. O diagnóstico deve ser feito pelo dentista para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado de acordo com a causa. Assim, é possível evitar a formação de abscesso dentário.

Bruxismo

O bruxismo é uma doença caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes. A condição pode surgir de forma voluntária ou semivoluntária, durante o sono ou em situações de estresse. Os dois tipos de bruxismo são conhecidos como bruxismo em vigília e bruxismo noturno.

A pressão que o bruxismo causa pode desgastar e amolecer os dentes. Em quadros mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Por isso, o bruxismo pode causar dente latejando. O tratamento é feito com placas que evitam a ocorrência de complicações dentárias. 

Dente latejando: descubra o que fazer

O tratamento do dente latejando vai variar de acordo com a avaliação feita pelo dentista e de acordo com a causa por trás do problema.

O especialista pode indicar medicamentos anestésicos para amenização do sintoma e controle da infecção. Já em dentes doloridos por conta da cárie, o paciente pode ser encaminhado para tratamento de canal e remoção do tecido cariado.

Em casos mais graves, quando a polpa está completamente comprometida, o dentista irá estudar a possibilidade de extração do dente.

Considerando que a melhor forma de tratamento é a prevenção, é importante que você esteja atento à sua higiene bucal. A escovação deve ser feita após as refeições com uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor. 

Além disso, as visitas periódicas ao dentista também devem estar em dia para adotar todas as orientações do dentista a tempo. 

Com a Dentalclean, você tem à disposição os melhores produtos para evitar o dente latejando. Acesse o nosso site e confira tudo o que você precisa para cuidar da saúde bucal de toda a sua família. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Michelle Carregosa

Graduada pelo Centro Universitário Ages
Pós-Graduada em Saúde Pública
Pós-graduanda em Ortodontia
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor
Mestranda em Odontologia

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.