Blog Dentalclean
bicarbonato para sensibilidade nos dentes

Bicarbonato para sensibilidade nos dentes: descubra se funciona

Rate this post

Você já ouviu falar sobre receitas caseiras com bicarbonato para sensibilidade nos dentes? Na hora da dor, tentamos de tudo para aliviar o desconforto causado pelo estímulo de quente ou frio nos dentes. 

Inclusive, quase um terço dos brasileiros sofre com sensibilidade nos dentes. Em números, são mais de 30% da população do Brasil com problemas com dentes sensíveis. Isso significa que muitas pessoas ainda não sabem como cuidar da sensibilidade da maneira correta. 

Neste artigo, responderemos finalmente a dúvida se bicarbonato para sensibilidade nos dentes realmente funciona. Além disso, vamos explicar porque o desconforto surge e os fatores de risco que influenciam. Vamos lá? Acompanhe a leitura com a gente!

O que é a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária refere-se a um desconforto nos dentes que se manifesta quando o indivíduo consome alimentos muito quentes ou frios.

O desconforto se manifesta como uma dor aguda e momentânea, geralmente desaparecendo assim que o estímulo é removido. Além disso, esse sintoma costuma ser mais prevalente nos dentes incisivos.

Essa sensibilidade ocorre frequentemente devido ao desgaste da camada de esmalte dentário ou à retração da gengiva, resultando na exposição da dentina e, consequentemente, desencadeando a sensibilidade.

Principais causas para a sensibilidade nos dentes

Há muitos motivos para acontecer sensibilidade dentária. Abaixo, listamos as principais causas para você ficar de olho:

  • Desgaste do esmalte dentário;
  • Escovação excessiva ou inadequada;
  • Uso de escovas de cerdas duras;
  • Retração gengival;
  • Doença periodontal, como a gengivite;
  • Bruxismo;
  • Consumo excessivo de alimentos ácidos e bebidas cítricas;
  • Procedimentos que expõe a dentina;
  • Traumas ou lesões nos dentes;
  • Falta de escovação regular;
  • Restaurações dentários inadequadas;
  • Mudanças hormonais, como durante a gravidez;
  • Envelhecimento natural;
  • Síndrome da boca seca (xerostomia);
  • Uso excessivo de géis dentais abrasivos; 
  • Condições médicas subjacentes;
  • Predisposição hereditária;
  • Uso de alguns medicamentos. 

Para identificar a causa (ou as causas, no plural) é muito importante procurar por atendimento especializado. Somente o dentista vai conseguir avaliar o seu caso e dar o diagnóstico correto. 

Mas afinal, bicarbonato para sensibilidade nos dentes realmente funciona?

O bicarbonato é uma substância muito utilizada durante a limpeza profissional dos dentes, conhecida como profilaxia dentária. Durante esse procedimento, um jato de água com bicarbonato é empregado para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes, contribuindo para uma limpeza eficaz.

É importante destacar que o uso do bicarbonato durante a profilaxia dental não afeta a sensibilidade dos dentes, uma vez que é aplicado exclusivamente durante a limpeza profissional. Além disso, a técnica feita no consultório facilita outros tratamentos que ajudam a reduzir a sensibilidade dentária, já que elimina completamente a placa bacteriana.

No entanto, é desaconselhável que os pacientes utilizem bicarbonato de sódio por conta própria durante a escovação regular. Isso se deve ao risco de atrito entre o bicarbonato de sódio e os dentes, podendo causar um desgaste irregular do esmalte dentário e contribuir para o surgimento da sensibilidade. 

Portanto, é sempre recomendável seguir as orientações do profissional de saúde bucal para garantir uma boa saúde dentária.

Em resumo, não há nenhuma comprovação sobre o uso do bicarbonato para sensibilidade nos dentes. Fazer receitas milagrosas em casa não vai adiantar nada. Muito pelo contrário… O resultado pode ser o inverso. 

Como tratar sensibilidade dentária da maneira certa?

Agora que você já sabe que não deve utilizar por conta própria bicarbonato de sódio para sensibilidade nos dentes, confira algumas dicas de como cuidar da condição da maneira certa:

Marcar uma consulta profissional

Para aliviar a sensibilidade nos dentes de maneira adequada, é fundamental que o paciente busque a orientação de um profissional da odontologia. Marcar uma consulta permite uma avaliação detalhada do estado dos dentes, identificando a origem da sensibilidade.

Seguir as recomendações personalizadas

Com base na avaliação, o profissional pode oferecer recomendações personalizadas para cuidar da sensibilidade dentária. Isso inclui a indicação de produtos específicos para o alívio da sensibilidade, bem como orientações sobre hábitos de higiene oral adequados.

Evitar métodos caseiros

Para prevenir o surgimento de complicações, é fortemente desencorajado o uso de métodos caseiros nos dentes. Métodos como o uso de bicarbonato para sensibilidade nos dentes e carvão para o clareamento podem causar danos irreversíveis ao esmalte dentário.

Cuidar da alimentação

O consumo equilibrado de alimentos ricos em cálcio, como laticínios, e a redução de alimentos ácidos contribuem para a manutenção da saúde dos dentes. Evitar excesso de açúcares também é fundamental, pois pode favorecer o desenvolvimento de cáries, outra possível causa de sensibilidade dentária.

Conheça o Gel Regenerador Sensitive, da Dentalclean

A Dentalclean tem um produto especialmente desenvolvido para você, que sofre com a sensibilidade dentária. 

O Gel Regenerador Sensitive garante um poderoso tratamento para sensibilidade nos dentes, sendo um dos poucos produtos no mercado capaz de regenerar o esmalte do dente e regredir as cáries em estágios iniciais. 

O principal destaque dos produtos é a tecnologia REFIX®, elaborada a partir de extensos estudos conduzidos no Centro de Pesquisa e Inovação da Dentalclean, envolvendo mais de 2.000 pacientes. 

Diversos relatórios científicos corroboram a eficácia comprovada dessa tecnologia, a qual se revelou como uma solução efetiva na formação de uma camada protetora, capaz de remineralizar e regenerar o esmalte dentário. 

O Gel Regenerador Sensitive atua de maneira eficiente ao bloquear a sensibilidade nos dentes, uma questão que afeta mais da metade da população global. Durante a escovação, uma fórmula bioativa do gel dental se forma como um escudo protetor muito similar ao esmalte original. Com isso, o alívio da sensibilidade vem já na primeira utilização. 

Dessa forma, você não precisa prejudicar o seu sorriso com bicarbonato para sensibilidade nos dentes. Conte com a Dentalclean para cuidar do seu sorriso da maneira certa. Clique no link para saber ONDE COMPRAR

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.