Blog Dentalclean
gengivite ulcerativa necrosante

Gengivite ulcerativa necrosante: diagnóstico e tratamento

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre a rara condição da gengivite ulcerativa necrosante

Você sabia que mais de 2 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de doença gengival? Essa experiência pode ser bastante desconfortável para os pacientes. Afinal, a periodontite causa deste o sangramento até o inchaço dos tecidos gengivais – podendo piorar em casos de negligência. 

Entretanto, existe uma condição ainda mais alarmante: a gengivite ulcerativa necrosante. Para se ter uma ideia, as pessoas que vivem com essa doença podem ter dificuldade para mastigar os alimentos, por conta da dor do contato entre a comida e as gengivas. 

Também conhecida como “boca de trincheira”, a gengivite ulcerativa necrosante é uma condição de avanço rápido. Por isso, é importante conhecer as causas e os sintomas para ficar de olho. 

Para que você cuide melhor da sua saúde bucal e de toda a sua família, preparamos este artigo completo sobre gengivite ulcerativa necrosante. Continue a leitura para entender o que é, as causas, sintomas e opções de tratamento. Vamos lá?

O que é gengivite ulcerativa necrosante (GUN)?

É um tipo de doença periodontal grave que afeta principalmente os tecidos gengivais. A gengivite ulcerativa necrosante (GUN) é caracterizada pela necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dores fortes. Esse tipo de infecção é extremamente destrutiva e debilitante, sendo considerada um estágio avançado de doença periodontal. 

Nos países desenvolvidos, a gengivite ulcerativa necrosante é considerada rara e ocorre principalmente em adultos jovens. Já em outros lugares, a sua prevalência é maior e aparece mais em crianças.

Vale lembrar que a gengivite ulcerativa necrosante não é completamente conhecida. O que se sabe é que as bactérias fusiformes e espiroquetas são associadas às lesões gengivais – o que permite maior controle e tratamento da condição. 

E a gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA), o que é?

Podemos considerar uma inflamação intensa que pode levar até a morte dos tecidos gengivais. Por isso, é muito comum um mau cheiro bucal durante os estágios da gengivite necrosante aguda, também conhecida como GUNA. 

Além disso, por conta da infecção, é muito comum dores extremas nas gengivas, sensação de mal-estar e até febre. 

A forma aguda da gengivite necrosante costuma afetar principalmente pessoas com o sistema imunológico enfraquecido – em decorrência do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). 

Conheça os sintomas da gengivite ulcerativa necrosante

Geralmente, a GUN começa com dores e hemorragia (sangramento) nas gengivas, além de produção excessiva de saliva e mau hálito. Em certos casos, os mais graves, podem surgir até febre e mau-estar. 

Também quando falamos dos sintomas da gengivite ulcerativa, é importante destacar as feridas que podem surgir. Isso significa que as extremidades dos tecidos gengivais entre os dentes parecem se projetar para formar úlceras. Além disso, podem surgir camadas cinzentas de tecido morto na versão aguda.

 De modo geral, os principais sintomas são:

  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Dor intensa;
  • Úlceras ou feridas nas gengivas;
  • Sangramento ao morder os alimentos;
  • Mau hálito persistente.
  • Formação de uma película amarelada ou esbranquiçada nas áreas afetadas.
  • Sensação de gosto metálico na boca;
  • Maxilar inchado;
  • Estado febril e mal-estar.

Ao notar qualquer um dos sintomas, procure atendimento especializado. Uma dica é não demorar para os sinais mais graves surgirem. Afinal, a gengivite ulcerativa necrosante já é uma condição bastante avançada. 

Então, faça autoanálises na frente do espelho e verifique a saúde das suas gengivas diariamente. 

Quais são as causas da gengivite necrosante?

A gengivite ulcerativa necrosante é causada pelo aumento anormal das bactérias da boca, principalmente as bactérias anaeróbicas gram-negativas. A falta de cuidados com a higiene bucal pode contribuir para o desenvolvimento da infecção. Por isso, é muito comum o surgimento em pessoas que não escovam os dentes e possuem algum tipo de gengivite. 

Além disso, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento da gengivite necrosante. Confira abaixo:

  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Nutrição inadequada;
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Avançar da idade;
  • Consumo excessivo de álcool e drogas recreativas.  

Sendo assim, é importante rever o seu estilo de vida e analisar: o que você pode fazer de diferente para evitar a gengivite ulcerativa necrosante?

Opções de tratamento para a gengivite necrosante

O tratamento da gengivite necrosante começa a partir da avaliação de um dentista. O profissional analisará os aspectos e o cheiro da região bucal, podendo solicitar exames e procedimentos específicos para interromper a progressão da doença. 

Dentre as opções de tratamento é possível destacar:

  • Limpeza profissional para remoção do tártaro e placa bacteriana;
  • Uso de antibióticos específicos para remoção dos microorganismos;
  • Rotina de enxágue com antissépticos bucais;
  • Consumo de analgésicos e anti inflamatórios;
  • Gestão de fatores de risco, como redução ao fumo;
  • Controle da alimentação, que deve ser equilibrada;
  • Acompanhamento regular com profissionais especializados. 

Saiba como evitar a gengivite ulcerativa necrosante

A melhor coisa para evitar a gengivite ulcerativa necrosante é se atentar com a saúde bucal. Com hábitos saudáveis, é possível remover a placa bacteriana que pode levar ao desenvolvimento da doença. 

Por isso, além de fazer a escovação diária, procure usar o fio dental para remover os resíduos de alimentos. Dessa forma, você diminui o risco de algum alimento ficar preso entre os dentes e a gengiva. 

Ah, e não deixe de escovar a língua e a gengiva com suavidade, tá bom?

Você também pode utilizar o Oxypro – creme dental que auxilia a acelerar a cicatrização e a prevenir aftas. Tudo isso graças à tecnologia PHTALOX® que ativa o oxigênio molecular presente na boca. 
Conte com a gente para cuidar do seu sorriso e preveni-lo da gengivite ulcerativa necrosante. Temos certeza que você terá muito mais qualidade de vida e bem-estar com as nossas dicas.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.