Blog Dentalclean
profilaxia dental

Profilaxia dental: para que serve, benefícios e como fazer

Rate this post

A profilaxia dental nada mais é do que a limpeza profissional dos dentes feita em consultório. O principal objetivo desse procedimento é prevenir doenças e manter a saúde oral em dia. 

Com isso, é possível ganhar muitos benefícios, como diminuição no risco de desenvolvimento de doenças periodontais. Ou seja, inflamações moderadas ou graves no tecido gengival que podem levar até a perda dentária. 

Vale lembrar que a condição afeta mais de 3 bilhões de pessoas no mundo. Isso sem falar nos outros agravos bucais que podem prejudicar os dentes, com as cáries, lesões bucais, mau hálito, câncer na gengiva e muito mais. 

Por isso, a profilaxia dental surge como um apoio para reforçar a sua saúde bucal. Ao fazer a limpeza profissional, diminui-se o risco da proliferação de bactérias. Além de o dentista conseguir identificar problemas mais graves em estágios iniciais. 

O que é profilaxia dental?

É a limpeza feita pelo dentista no consultório. Ou seja, a profilaxia dental é um procedimento profissional e deve ser conduzida com produtos específicos. Por isso, a profilaxia dentária acaba sendo mais profunda do que a higienização feita em casa – ajudando nos cuidados preventivos. 

É recomendado que a profilaxia dental seja feita periodicamente para evitar complicações de saúde bucal. Então, a cada seis meses você pode voltar no consultório odontológico para averiguar a saúde dos dentes. 

Para que serve a profilaxia dental?

A profilaxia dental serve para prevenir inflamações e doenças tanto nos dentes quanto nas gengivas. Isso porque o objetivo do tratamento é remover a placa bacteriana, limpar a dentição e até eliminar manchas superficiais. 

Então, quando feita da maneira correta, a profilaxia dentária ajuda até na autoestima. Afinal, os dentes ficam mais branquinhos e a gengiva com aspecto saudável. Isso sem falar no controle do mau hálito, não é? Que também pode ser evitado com o procedimento. 

Ainda não tá convencido (a)? Então, confira uma lista de complicações que podem ser evitadas com a ajuda da profilaxia dental:

  • Cárie dentária;
  • Gengivite e periodontite;
  • Problemas de oclusão;
  • Mau hálito persistente. 

Vale lembrar que nem todas as doenças bucais são tratadas na profilaxia. Entretanto, com o monitoramento constante, o dentista consegue notar o começo da maioria dos problemas. Com isso, é possível fazer o tratamento precoce e evitar complicações maiores. 

Quais são os benefícios da profilaxia dentária?

Como você pode notar, existem muitos benefícios de realizar profilaxia odontológica. Para que você entenda a importância desse cuidado, listamos abaixo alguns pontos positivos de realizar o procedimento com o dentista:

  • Ajuda a prevenir doenças dentárias graves, como infecções;
  • Previne a perda dos dentes;
  • Preserva a saúde bucal de modo geral; 
  • Evita o mau hálito; 
  • Melhora a autoconfiança.

Ao realizar o procedimento periodicamente, os resultados são ainda mais satisfatórios. Entretanto, o cuidado em casa também é indispensável para preservar os cuidados. Vamos falar melhor sobre isso daqui a pouco!

Como fazer profilaxia dental?

Para fazer a profilaxia dental, o primeiro passo é procurar por um dentista de sua confiança. Afinal, esse tipo de procedimento só pode ser realizado no consultório odontológico. 

Para encontrar um bom higienista dental, procure por qualificações e experiências do profissional. Veja se ele está devidamente licenciado e possui formação adequada para os tratamentos. Além disso, pesquisar por recomendações e conversar com pacientes atendidos também pode ajudar a encontrar um bom dentista para a sua profilaxia.

Dentro do consultório, você passará por uma avaliação odontológica. Em certos casos, neste momento, pode ser recomendado outros procedimentos para tratar situações específicas. 

No caso da profilaxia, utiliza-se ultrassom ou instrumentais curetas para retirar o tártaro no dente. Após essa etapa, o profissional entra em ação utilizando um jato de água especial, que contém bicarbonato, juntamente com uma mini escova rotatória com uma pequena quantidade de pasta profilática.

A composição ajuda a promover uma limpeza intensa e profunda nos dentes. Com isso, a próxima profilaxia dependerá unicamente do quadro de saúde bucal da pessoa e dos cuidados em casa que ela realiza. 

Mas, de qualquer forma: não há desculpas para não visitar o dentista. A profilaxia não dói e traz excelentes resultados. 

Quanto custa uma profilaxia dos dentes?

Em geral, o custo de uma profilaxia odontológica varia entre R$ 200 a R$ 600 no Brasil. É claro que os valores são apenas estimativas. Por isso, vale entrar em contato com as clínicas da sua região para entender os custos do procedimento. 

É importante ressaltar que o valor da profilaxia dental varia dependendo de vários fatores, como: região onde a clínica está inserida, experiência do profissional, complexidade do caso e por aí vai. 

Além disso, outros procedimentos podem ser adicionados durante o check-up odontológico. O que pode encarecer a sua passagem pelo dentista… 

Mas não desanime! Muitos planos de seguro odontológico cobrem total ou parcialmente o custo da profilaxia dental. 

Mantenha os resultados da profilaxia dental em casa!

Após realizar a profilaxia dental, é muito importante reforçar os cuidados em casa. Afinal, você quer manter a saúde bucal em dia, não é?

Então, escove os dentes regularmente após as refeições, use o fio dental diariamente e complete com o enxaguante bucal. Também vale consumir uma dieta balanceada, evitar hábitos prejudiciais (como fumar) e manter as consultas periódicas com o dentista. 

Uma dica valiosa é trocar a sua pasta dental comum por um gel com tecnologia PHTALOX. Dessa forma, é possível reduzir manchas nos dentes, acelerar a cicatrização de aftas e eliminar 99,9% das bactérias. 

E aí, curtiu saber mais sobre profilaxia dental? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.