Blog Dentalclean
Dentes tortos

Dentes tortos: entenda as causas, como corrigir e complicações

Rate this post

Dentes tortos é uma realidade para diversas pessoas ao redor do mundo. Somente no Brasil, cerca de 35% da população possui algum tipo de disfunção dentária que exige tratamento com aparelho ortodôntico. Em comparação com o restante do mundo, o povo brasileiro exige tanta atenção nos dentes quanto à população dos Estados Unidos. 

Interessante, né? Mas você deve estar se perguntando, o que causa dentes tortos? O problema pode se manifestar já no início da vida, causando complicações ainda maiores no futuro. 

Os dentes tortos são os principais problemas para os casos de má oclusão dentária, prejudicando as funções de dentição – o que afeta a autoestima das pessoas. 

Se você vive nesta realidade, chegou a hora de entender melhor o que realmente causa os dentes tortos. Mas pode ficar tranquilo, pois neste mesmo conteúdo também explicaremos as melhores opções de tratamento. Bora entender mais?

Quais são as causas dos dentes tortos?

O apinhamento dentário – forma científica de chamar os dentes tortos – é causado por uma série de fatores genéticos e hereditários. Mas, além disso, alguns hábitos podem originar o desalinhamento dos dentes. O alívio é que o problema pode ser resolvido, evitando complicações futuras. 

Para entender melhor as causas dos dentes tortos, continue a leitura com a gente:

Fatores genéticos

É muito provável que os seus dentes tortos sejam uma herança dos seus pais – afinal, a genética é determinante no desenvolvimento da arcada dentária e muitos outros “detalhes” do nosso corpo e organismo. 

Essa mesma informação genética também pode implicar na desproporcionalidade do tamanho dos dentes e tamanho dos maxilares, além dos tipos de mordida

Respiração

Se você tem um bebê, vale notar se ele respira sempre pela boca. Se sim, a informação deve ser repassada a um médico especialista, como odontopediatra ou otorrinolaringologista. 

Tente avaliar durante o sono. A respiração pode trazer alterações no formato dos ossos maxilares, o que entorta os dentes. 

O mau posicionamento da língua também pode comprometer o alinhamento dentário e anatomia da face. 

Pressão no rosto e traumas na boca

Você sabia que o hábito de dormir de bruços pode entortar os dentes? Em casos raros, a pressão exercida no rosto pode empurrar os dentes e fazer com que a boca fique mais torta. Já em casos mais graves, a mandíbula também pode ser afetada. 

Além disso, traumas na boca e suas proximidades podem causar o apinhamento dos dentes. O que é agravado na infância, já que os dentes e ossos da face estão em processo de formação 

Hábitos da infância

Você provavelmente já ouviu falar que chupar chupeta entorta os dentes… É verdade, viu?

Os maus hábitos da infância podem influenciar (mesmo que moderadamente) o posicionamento dos dentes. 

Sendo assim, vale incentivar a criança a não usar a chupeta e a mamadeira por muito tempo. Também não recomendamos chupar os dedos, pressionar a língua contra os dentes e exercer pressão sobre o rosto. 

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado por um distúrbio que provoca o hábito de ranger os dentes involuntariamente, principalmente durante o sono. O que leva ao desgaste e amolecimento das estruturas dentárias. 

Neste caso, os dentes ficam tortos devido ao mau estado de seus tecidos de sustentação. Isso pode ser percebido com o tempo. 

Vale lembrar que também existe o bruxismo na infância, que surge devido ao estresse e ansiedade. Esse distúrbio também pode levar aos dentes tortos. 

Problemas bucais

Se você não cuida dos dentes, fique de olho! Pois, o déficit na higiene bucal pode comprometer o alinhamento dentário. 

Problemas na zona bucal – como inflamações na gengiva – fazem com que os dentes fiquem maleáveis na boca. Dessa forma, pode acontecer de algum dente sair do seu lugar correto na arcada dentária. 

Alimentação

Além da higienização, a comida também pode prejudicar o posicionamento dos seus dentes. 

Por exemplo, uma alimentação mais leve pode causar dentes tortos, já que não se exige muito da mastigação. Isso faz com que os ossos da face diminuam, causando a má oclusão dentária. 

Vale lembrar também que uma dieta exagerada com alimentos e bebidas muito açucaradas, pode facilitar a perda precoce dos dentes, ainda mais quando não acontece uma higienização eficiente. 

Quais são as opções de tratamento para dentes tortos?

A primeira opção de tratamento para dentes tortos é o aparelho ortodôntico. Tanto o móvel quanto o fixo são para deixar os dentes retos. A diferença é que o móvel é mais indicado para movimentações pequenas. Já o aparelho convencional, atua em casos mais sérios e que exigem tempo. 

Vale lembrar que é o ortodontista que realiza o tratamento para os dentes tortos. As visitas regulares ao profissional são fundamentais para obter sucesso no tratamento. Do contrário, os dentes podem voltar a ficar tortos, se não até pior!

Você também pode optar por um aparelho invisível ou até mesmo pelo dente de porcelana para corrigir o desalinhamento. Não se esqueça de consultar um dentista de confiança para realizar o tratamento. 

E se eu não corrigir meus dentes tortos, o que acontece?

Além de ser muito importante para a autoestima e qualidade de vida, o tratamento para dentes tortos também traz melhorias para as funções básicas do cotidiano, como mastigar, respirar e falar. 

Outro ponto importante é que deixar a arcada dentária retinha evita problemas mais graves. Afinal, os dentes tortos estão mais suscetíveis ao acúmulo de resíduos e bactérias, o que pode desencadear cáries, gengivite e muitas outras doenças bucais. 

Além disso, a falta de tratamento para os dentes tortos pode ocasionar:

  • Mau hálito;
  • Problemas nas articulações da mandíbula;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço na musculatura;
  • Dificuldade no desenvolvimento da fala.

Por esses e outros motivos é tão importante procurar ajuda quando se tem dentes tortos. Pode ter certeza que sua saúde e qualidade de vida serão muito melhores!

Caso esteja corrigindo os seus dentes tortos, não deixe de se cuidar com os produtos certos de higiene bucal. É fundamental ter alguns cuidados, como usar escovas interdentais e o passa fio. Além de deixar a sua boca limpa, isso pode até agilizar o tratamento de dentes tortos. Sem dúvidas, esses hábitos podem salvar o seu sorriso!

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.