Blog Dentalclean
dor na mandíbula

Dor na mandíbula: diagnóstico, causas e tratamento

Rate this post

Sentir dor na mandíbula pode ser um pesadelo. Isso porque ela é o único osso móvel do crânio. O componente sobe e desce para tarefas essenciais, como mastigar e falar. A mandíbula se conecta diretamente ao crânio através da articulação temporomandibular (ATM). 

O problema relacionado à dor na mandíbula pode ser causado por uma série de fatores, como uma pancada no rosto, disfunção temporomandibular, alterações no funcionamento da articulação e muito mais. 

A dor na mandíbula pode ser bastante limitante para a grande maioria das pessoas. Afinal, o afetado tem dificuldade para abrir a boca para falar ou comer, por exemplo. Em alguns casos, também pode-se notar um inchaço e dor de ouvido. Já em outros casos mais extremos, é importante consultar um clínico geral para identificar a melhor opção de tratamento. 

Calma, vamos te acalmar e ajudá-lo a entender melhor sobre a dor na mandíbula: causas, diagnóstico e tratamento. Acompanhe a leitura com a gente e fique por dentro do assunto!

Quais são as causas da dor na mandíbula?

A dor na mandíbula pode ser descrita como latejante e desconfortável. O problema pode começar de maneira súbita ou suavemente, tornando-se cada vez mais intenso. Os sintomas podem variar dependendo da causa, mas é comum muitos pacientes também relataram dores de cabeça e cefaléia. 

Continue a leitura do artigo para entender melhor algumas das causas mais comuns para a dor na mandíbula. 

Disfunção Temporomandibular

A Disfunção Temporomandibular é considerada um conjunto de sintomas ligados ao desconforto, mobilidade comprometida e dor na articulação da mandíbula e músculos da face. A DTM (sigla para o termo) pode surgir de três maneiras diferentes:

  • Muscular: quando é relacionada ao excesso de tensão no sistema mastigatório;
  • Articular: devido a traumas que afetam a articulação da região. Ou com doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide;
  • Mista: podem surgir provenientes das duas formas. 

Dentre os principais sintomas, é possível destacar a dor no pescoço e ombro, enxaqueca crônica, rigidez dos músculos da mandíbula, movimento limitado, estalo ou ranger da articulação, dor e pressão nos ouvidos.

Cefaleia em salvas

Doença muito rara, a cefaleia em salvas é uma dor intensa apenas de um lado da cabeça, localizada nas têmporas ou em volta do olho. O problema dura pouco tempo (geralmente, entre 30 minutos e uma hora). 

A cefaleia em salvas pode ser acompanhada por congestão nasal e coriza. Em alguns casos, uma pálpebra caída, lacrimejamento e face avermelhada. As dores normalmente acontecem regularmente durante um período de um a três meses, seguido de um período livre de dor de meses a anos.

Bruxismo

O bruxismo é definido como uma desordem funcional caracterizada pelo hábito de apertar ou ranger dos dentes em movimentos parecidos aos da mastigação. Podendo ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos.

Normalmente, o bruxismo é um hábito involuntário, que acontece durante o sono e até mesmo com a pessoa acordada. Nestes casos, o indivíduo não nota que está rangendo os dentes. 

A força usada provoca dor na mandíbula, desgaste dos dentes e dores de cabeça. O tratamento pode ser feito com placas de proteção dentária que devem ser colocadas durante a noite. 

Sinusite

Quem sofre com a sinusite sabe o quanto esse problema pode incomodar. A inflamação dos seios nasais pode gerar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa. Todos esses fatores contribuem para uma dor na mandíbula. 

O tratamento é feito com medicação analgésica e antibióticos. É sempre importante procurar ajuda médica para conhecer o nível da sua sinusite. 

Osteomielite

A Osteomielite é uma condição médica que causa um processo de infecção na estrutura óssea. O problema pode ser causado por fungos, vírus ou bactérias. Pode ocorrer a partir de cortes profundos, fraturas ou implante de próteses. 

Quando a doença atinge a região da boca, pode causar dores fortes na mandíbula. Além da dor óssea, podem surgir outros sintomas, como inchaço, vermelhidão, febre, calafrios e dificuldade para movimentar o lugar afetado. O tratamento pode ser feito a partir de antibiótico receitado pelo médico. 

Problemas dentários

Muitas pessoas não sabem, mas problemas dentários podem irradiar para o maxilar e causar dor na mandíbula. Algumas doenças provocadas pela falta de higiene bucal – como as cáries e gengivite – podem agravar ainda mais o problema. 

Vale lembrar que, dependendo da complexidade do caso, o tratamento é realizado com antibióticos e antiinflamatórios específicos. Isso quando não necessita de uma intervenção do dentista. 

É sempre importante reforçar que receitas caseiras podem prejudicar nestes casos. 

Tratamento de dor na mandíbula: saiba como cuidar

Existe o tratamento de dor na mandíbula, mas tudo vai depender do seu tipo de caso. Se ela for causada pelo bruxismo, por exemplo, é recomendável usar placas dentárias especiais para proteger os dentes e as articulações.

Já se o caso é mordida cruzada, o tratamento com aparelho ortodôntico para reabilitação oral é o mais indicado. Mas se o problema é gerado por abcessos dentários é importante consultar o dentista para realizar um tratamento mais específico, além de fazer a higiene bucal adequada. Da mesma forma é preciso fazer para o caso das doenças periodontais.

Uma dica para sua rotina é a Linha Clinexidin, da Dentalclean. Os produtos são voltados especialmente para quem está passando por um tratamento especial, quando a higienização fica dificultada. 

Os géis dentais contam com uma fórmula especial com 0,12% de Clorexidina, que contribui para uma higienização mais profunda. Dessa forma, você evita a proliferação de bactérias causadoras de doenças. 

Além disso, você pode completar a higienização com o enxaguante antisséptico e escova pós cirúrgica da mesma linha. Temos certeza que seu tratamento ficará muito mais agradável e seguro. 

Agora que você já sabe tudo sobre dor na mandíbula, clique aqui para saber onde comprar os produtos da Dentalclean. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Cláudio Romagnoli

Dr. Cláudio Romagnoli é dentista especializado em Reabilitação Oral e Estética Dental, clínico em tempo integral, atende em Londrina- PR.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.