Blog Dentalclean
Como a nasce a dentição do bebe

Como nasce a dentição do bebê e como cuidar de maneira correta

Rate this post

Muitos papais se preocupam com a dentição do bebê. Isso porque a erupção dos primeiros dentinhos costuma causar muita dor e inchaço, o que pode perturbar pais e filhos. 

Por outro lado, existem formas de passar pelo processo sem complicações. Tanto antes quanto depois do nascimento dos primeiros dentes, é possível encontrar dicas e ideias que facilitem o momento em que a dentição do bebê estiver se formando. 

É importante ressaltar que esses cuidados são fundamentais para preservar a saúde bucal das crianças para o resto da vida. As ações auxiliam para que os dentes de leite nasçam saudáveis e para que a dentição definitiva não sofra sequelas. 

Vale lembrar que as crianças estão mais suscetíveis às doenças bucais, como cáries e gengivite. Afinal, é nesta fase da vida que acontece o maior consumo de doces e outros alimentos industrializados, o que aumenta as chances de desenvolver problemas na cavidade oral. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo que fala tudo sobre dentição do bebê. Aqui, você vai aprender a linha do tempo completa do processo de formação dos dentes e como cuidar de maneira correta para evitar problemas futuros. Bora lá? Continue a leitura para saber mais. 

Dentição do bebê: como é o processo de desenvolvimento dos dentes?

O primeiro dentinho do bebê costuma aparecer por volta dos seis meses. Mas, muito antes disso, ainda na barriga da mãe, já começam a aparecer os botões dentários por volta dos oito meses de gestação. 

Todo papai e mamãe deve estar atento às gengivas da crianças, afinal, a dentição pode começar a se formar aos três meses de idade ou apenas quando a criança completa 1 ano – isso significa que a formação da dentição pode ser influenciada por fatores genéticos, o que necessita o acompanhamento do dentista ou pediatra. 

De maneira geral, o aparecimento dos primeiros dentes de leite acontecem da seguinte forma:

  • Dos 6 aos 10 meses: dentes incisivos centrais inferiores;
  • Dos 7 aos 12 meses: dentes incisivos centrais superiores;
  • Dos 7 aos 16 meses: dentes incisivos laterais inferiores;
  • Dos 9 aos 13 meses: dentes incisivos laterais superiores;
  • Dos 12 aos 19 meses: primeiros molares superiores e inferiores;
  • Entre 16 e 23 meses: caninos superiores e inferiores;
  • Entre 20 e 33 meses: segundos molares inferiores e superiores.

Para que você entenda melhor os nomes: os dentes incisivos servem para cortar os alimentos. Já os caninos, são responsáveis por furar e rasgar os alimentos. Enquanto os molares esmagam os alimentos para que eles possam ser ingeridos. A ordem de nascimento costuma mudar de acordo com as alterações do tipo e consistência dos alimentos que o bebê ingere. 

A primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos: 10 em cima e outros 10 em baixo. Todos eles já devem ter nascido até os 5 anos. É importante fazer consultas periódicas com o dentista ou pediatra assim que forem notados os primeiros dentes, pois é possível que seja iniciado algum tipo de tratamento específico, caso a criança precise. 

Características comuns ao nascimento dos primeiros dentes

Os primeiros dentes a nascer, que são normalmente os dois inferiores da frente, podem causar certo desconforto para o bebê. Isso porque o processo tem início quando as raízes começam a crescer e empurram os dentes para cima. Isso pressiona a gengiva do bebê, podendo causar dores e outros incômodos. 

Geralmente, as principais características ao nascimento dos primeiros dentes, são:

  • Irritabilidade;
  • Diminuição do apetite;
  • Diarréia;
  • Morder;
  • Babar;
  • Esfregar as gengivas;
  • Sugar;
  • Febre baixa.

Como cuidar da primeira dentição do bebê: dicas para aliviar o desconforto

Quando a dentição do bebê começa a se formar, a limpeza oral deve se tornar uma atividade ainda mais essencial. É hora de comprar uma escova de cerdas macias para fazer a higienização. Não deixe de conferir a indicação de idade na embalagem do produto, o que também é válido para o creme dental infantil. 

Quando a criança já estiver equipada com seus produtinhos, é hora de partir para a escovação. Aqui, não tem segredo: movimentos circulares suaves nos dentes da frente e de vai e vem nos fundos. Nada de botar força nas mãos, tá bem?

Já para aliviar a dor da erupção dos primeiros dentinhos, uma boa ideia é dar mordedores gelados ou paninhos úmidos para a criança se tranquilizar. A baixa temperatura reduz a inflamação e o inchaço das gengivas, diminuindo o mal-estar e ajudando a amenizar a dor. Alimentos frios, como frutinhas cortadas, também são boas ideias, mas fique sempre de olho para a criança não se engasgar. 

Outra coisa que funciona bem e ajuda na dor dos pequenos é massagear as gengivas. É importante ficar atento a necessidade dos dedos estarem bem limpos para evitar qualquer tipo de contaminação. 

Não é uma boa ideia dar mamadeiras e chupetas para minimizar as dores das crianças. Converse com o odontopediatra sobre os hábitos do bebê, pois a sucção muito forte pode deformar a mordida. Por tempo prolongado, esse hábito pode entortar os dentes e fazer com que a criança respire apenas pela boca. 

É importante ressaltar, mais uma vez, que qualquer dúvida relacionada aos dentes das crianças deve ser resolvida com o dentista. Ao aparecimento do primeiro dentinho, já vale procurar um profissional para orientá-lo. 

Agora que você entende melhor sobre a dentição do bebê, aproveite para ler o conteúdo que explica a importância de cuidar dos dentes de leite. Conte com a Dentalclean para cuidar da saúde bucal do seu filho! 

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.