Blog Dentalclean
excesso de saliva

Excesso de saliva: entenda porque acontece

Rate this post

Nós produzimos saliva o tempo todo, o que é excelente para o organismo. O líquido é essencial para sentir o gosto dos alimentos, falar, mastigar e executar muitas outras funções. Mas você sabia que o excesso de saliva pode estar relacionado a problemas bucais? Não só isso, mas também outros problemas de saúde relacionados, como refluxo e até doenças neurológicas. 

Por isso, é muito importante entender para o que serve a saliva e porque o excesso está surgindo. O sintoma pode ser o seu organismo indicando que tem algo de errado. Mas também não precisa se preocupar! Geralmente, o excesso de saliva some após tratar o problema principal. 

Para que você fique bem informado a respeito do tema, preparamos este artigo completo sobre o excesso de saliva. Além disso, aqui, você também terá a oportunidade de conferir dicas para controlar a salivação. Acompanhe a leitura com a gente. 

Para que serve a saliva?

A saliva é um líquido transparente composto por água, principalmente, e outras substâncias muito importantes para o funcionamento do organismo. Por exemplo, a saliva é essencial, para:

  • Preservação da umidade bucal;
  • Mastigação e saboreio de alimentos e bebidas;
  • Combate de germes;
  • Controle do mau hálito;
  • Auxílio na digestão 
  • Proteção do esmalte dentário contra as cáries; 
  • Apoio na fixação de próteses dentárias. 

Então, a produção de saliva pelas glândulas salivares é uma atividade muito importante do organismo, atuando desde o consumo de alimentos até a digestão e controle de doenças bucais. 

Quanto salivamos diariamente

A quantidade de saliva produzida varia de pessoa para pessoa. Em média, o corpo humano produz cerca de 750 ml a 1,5L de saliva – sendo que, dessa produção, a maior parte é no período da tarde e, a menor, durante a noite. 

Parte da produção de saliva vai para o sistema digestivo, enquanto o restante permanece na região bucal. Mas, como citado, a quantidade é diferente para cada pessoa. Por isso, é muito difícil saber a quantidade de saliva ideal. 

Mas o que sabemos é que tanto o excesso quanto a falta de produção de saliva pode indicar complicações de saúde bucal. A pouca salivação é conhecida como xerostomia, e pode causar dificuldade para falar, além de mau hálito. Já o excesso, conhecido como sialorréia, pode indicar outros problemas de saúde. 

Vale lembrar que o excesso de saliva pode ocorrer de tempos em tempos, e ser temporário ou crônico. A seguir vamos explicar melhor sobre as causas e os sintomas. 

O que é considerado excesso de saliva?

É considerado excesso de saliva quando o organismo produz o triplo da quantidade “normal”: entre 750 ml a 1,5 L. 

Por exemplo, em casos de infecções, o organismo pode produzir mais saliva para ajudar a eliminar bactérias da boca e do corpo. Mas o sintoma tende a sumir quando a infecção é tratada. 

Também é normal produzir muita saliva quando se consome alimentos muito condimentados. Isso porque as papilas gustativas enviam uma mensagem para o corpo produzir mais do líquido. Você pode notar isso com doces e alimentos ácidos, como laranjas. 

Ah, e também tem aqueles casos de pessoas que costumam cuspir enquanto falam… Nestes casos, é excesso de saliva mesmo. Entretanto, essas situações podem prejudicar a autoestima e causar até ansiedade social. A boa notícia é que a hipersalivação não é considerada um tipo de doença. 

O que o excesso de saliva pode causar? Entenda os sintomas

Dentre os principais sintomas do excesso de saliva, podemos destacar a dificuldade para engolir, ingestão de saliva o tempo todo e pH da boca desregulado. Além disso, também podem surgir outros sintomas associados ao problema. Conheça os principais:

  • Lábios rachados e feridas ao redor da boca por conta de bactérias;
  • Desidratação, porque o corpo perde líquido a cada dia;
  • Mau hálito, também por conta dos microorganismos;
  • Distúrbios na fala devido a dificuldade para engolir;
  • Facilidade para se engasgar;
  • Alterações no paladar e dificuldade para perceber sabores. 

Principais causas para a hipersalivação

Existem diversas causas para o excesso de saliva. Confira abaixo:

  • Estímulos orais;
  • Problemas dentários;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Doenças neurológicas;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Infecções nas glândulas salivares;
  • Ansiedade e estresse. 

É muito importante procurar atendimento especializado, principalmente se o excesso de saliva for recorrente, desconfortável e acompanhado de outros sintomas. O profissional poderá avaliar a causa subjacente e recomendar o tratamento adequado. 

Como é feito o tratamento para o excesso de saliva

O tratamento de excesso de saliva varia muito de caso para caso. Tudo vai depender da causa subjacente. 

Por exemplo, se o excesso de saliva é causado por conta de um problema dentário, gengival, refluxo gastroesofágico, infecção ou outra condição médica, o tratamento direcionado para a causa subjacente pode ajudar a reduzir o excesso de salivação.

Em outros casos, o profissional de saúde pode recomendar medicamentos anticolinérgicos e terapia de reabilitação oral – em casos de disfunção neurológica. 

Já em situações mais graves, pode ser recomendado o uso de dispositivos sugadores de saliva e até uma cirurgia para reduzir a produção de saliva, 

Cuide da sua saúde bucal e evite o excesso de saliva

Embora a saúde bucal não esteja diretamente ligada ao excesso de saliva, os cuidados diários ajudam a evitar os problemas que causam o sintoma.

Por isso, escove diariamente os dentes após as refeições e faça uso constante do fio dental para remover a placa bacteriana causadora de doenças. Além disso, você pode complementar a higienização com um antisséptico bucal. 

Ah, e não se esqueça de ter uma alimentação balanceada e de beber bastante água, tá bom?

Uma dica para sentir que a boca está limpinha é utilizar a nossa linha Extreme Ice. O conjunto completo é ideal para manter o bom hálito durante o dia e ainda proteger os dentes contra doenças bucais. Tudo isso com delicioso sabor de menta refrescante. 

Aproveite para cuidar do seu excesso de saliva com a gente! Clique no link para saber onde comprar nossos produtos. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.