Blog Dentalclean
gengiva sangrando do nada

Quais são as causas para gengiva sangrando do nada?

Rate this post

Você já ficou com a gengiva sangrando do nada? Se a resposta for “sim”, fique de olho! Pois isso pode indicar problemas de saúde bucal. Além disso, o restante do organismo também pode ficar comprometido devido a falta de cuidados. 

Estima-se que cerca de 15% da população mundial tem doenças periodontais. Em sua forma mais grave, a doença na gengiva pode levar até à perda dos dentes. Isso sem falar no desenvolvimento e complicação de enfermidades, como a diabetes. 

Mas afinal, o que pode ser gengiva sangrando do nada? E o que podemos fazer para reverter a situação?

Para responder todas as suas dúvidas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura e saiba como cuidar melhor do seu sorriso. 

Quais são as principais causas para gengiva sangrando do nada?

O sangramento das gengivas pode ter várias causas. Entenda os principais fatores que podem causar a condição:

Doenças periodontais

As doenças da gengiva, conhecidas também como doenças periodontais, são inflamações crônicas que afetam os tecidos que suportam os dentes, incluindo as gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal. 

A forma mais comum de doença periodontal é a gengivite – uma inflamação reversível da gengiva. Mas, se não tratada, a condição pode evoluir para casos mais graves.

Quando a gengiva sangra do nada, pode ser um sintoma de doença periodontal. Isso acontece porque a placa bacteriana libera toxinas que atacam os tecidos, causando a reação inflamatória. 

Além do sangramento gengival, outros sintomas da periodontite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, mau hálito persistente, retração gengival, mobilidade dentária e formação de bolsas periodontais.

Fatores mecânicos

A gengiva sangrando do nada pode ser causada a partir de suas próprias atividades. Aqui estão os fatores mecânicos mais comuns:

  • Escovação com força excessiva;
  • Uso inadequado do fio dental;
  • Próteses dentárias mal encaixadas;
  • Trauma físico;
  • Bruxismo.

Por isso, é indispensável fazer a escovação completa com as técnicas certas. Além disso, não deixe de visitar o dentista periodicamente para avaliar se suas próteses ou aparelhos estão causando sangramento. 

Acúmulo de placa bacteriana

O acúmulo de placa bacteriana é uma das principais causas para o sangramento das gengivas. A película pegajosa e incolor é composta por bactérias, restos de alimentos e saliva que se forma constantemente nos dentes. 

Quando não removida, a placa bacteriana se acumula ao longo da linha da gengiva, causando irritação e inflamação. Isso porque são liberados mediadores químicos que amplificam a inflamação e danificam os tecidos gengivais.

A remoção eficaz da placa bacteriana, por meio de uma boa higiene oral diária, incluindo escovação adequada dos dentes, uso de fio dental e enxaguante bucal, é essencial para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e controlar o sangramento gengival. 

Mudanças hormonais

Durante certos períodos da vida de uma pessoa, como a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa, ocorrem flutuações hormonais significativas que podem afetar os tecidos gengivais.

Durante a gravidez, por exemplo, as mudanças hormonais são mais nítidas. Isso porque a gestação está associada a um aumento nos níveis de estrogênio e progesterona, que levam ao aumento do fluxo sanguíneo para as gengivas – tornando mais comum o fenômeno da gengiva sangrando do nada. 

Essa condição é conhecida como “gengivite gestacional” e pode ocorrer mesmo com uma boa higiene oral. É importante que as mulheres grávidas cuidem adequadamente da saúde bucal e consultem regularmente o dentista durante a gravidez.

Déficit em vitaminas

Quando a gengiva sangra do nada, pode ser que você esteja com algum déficit em vitaminas. Dois nutrientes em particular estão relacionados a problemas gengivais:

  • Vitamina C: conhecida por causar escorbuto, uma condição que gera o sangramento das gengivas, fraqueza e problemas de cicatrização. Sendo assim, a vitamina C desempenha um papel fundamental na saúde das gengivas e manutenção do tecido conjuntivo. 
  • Vitamina K: ajuda na coagulação sanguínea. Quando está deficiente, pode resultar em gengiva sangrando do nada. Isso pode acontecer devido a distúrbios de absorção de gordura e doença hepática.

Para evitar a gengiva sangrando por falta de vitaminas, vale montar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, incluindo folhas verdes, tomates, morangos e brócolis. Em certos casos, pode ser necessário iniciar suplementação vitamínica. 

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem afetar a coagulação sanguínea, aumentar a fragilidade dos vasos sanguíneos ou causar efeitos colaterais que afetam a saúde bucal, levando ao sangramento gengival. Alguns medicamentos que podem causar esse sintoma, são:

  • Anticoagulantes;
  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs);
  • Medicamentos imunossupressores;
  • Medicamentos antiplaquetários
  • Antidepressivos;
  • Diuréticos.

Nestes casos, é recomendado conversar com o dentista sobre todos os medicamentos que você toma. Dessa forma, ele consegue avaliar melhor o histórico médico e ajustar o plano de tratamento, caso seja necessário. 

Como evitar gengiva sangrando do nada? Confira nossas dicas!

Se você já não aguenta mais ficar com a gengiva sangrando do nada, é muito importante rever algumas questões, como:

  • Escovar os dentes adequadamente;
  • Usar o fio dental com movimentos suaves de vai e vem;
  • Utilizar um enxaguante bucal antimicrobiano;
  • Manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes;
  • Evitar o fumo;
  • Fazer visitas regulares ao dentista;
  • Controlar o estresse e fazer atividades físicas. 

Lembre-se que gengiva sangrando do nada não é um bom sinal! Para manter sua saúde bucal em dia, vale conhecer também o Gel Dental Oxypro, da Dentalclean. Ele possui a tecnologia exclusiva PHTALOX ®, capaz de reduzir manchas dos dentes e acelerar a cicatrização dos tecidos bucais. 

O potente efeito cicatrizante age diretamente nas feridas pela liberação de oxigênio ativo da fórmula. Com isso, você sente mais liberdade para sorrir e menos desconforto. 

Agora que você já sabe como controlar a gengiva sangrando do nada, aproveite para conhecer os produtos da Dentalclean. Sua saúde bucal vai nos agradecer! Clique no link para saber onde comprar

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.