Blog Dentalclean
herpes na gengiva

Herpes na gengiva: o que você precisa saber sobre o tema?

5/5 - (2 votes)

Você já teve herpes na gengiva? Ou em alguma outra região da boca? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3,7 bilhões de pessoas com idade inferior a 50 anos já foram infectadas com HSV-1.

Os dados comprovam que a herpes labial é uma condição bastante comum. Isso acontece porque o vírus é altamente contagioso, podendo ser transmitido através do contato direto com lesões ativas. Além disso, a maioria das pessoas acaba pegando herpes durante a infância – devido à falta de anticorpos protetores. 

Mas fique tranquilo! A herpes na gengiva não é uma condição grave e existe tratamento. Vamos explicar melhor neste artigo. Continue a leitura para entender melhor e descobrir se você vive com a doença. 

Mas afinal, o que é herpes bucal?

É uma infecção viral bastante comum causada pelo vírus do herpes simplex tipo 1 (HSV-1). A herpes bucal é caracterizada pelo surgimento de lesões dolorosas, geralmente em forma de bolhas ou úlceras, na região dos lábios, gengivas, boca e, ocasionalmente, no rosto.

A infecção pelo HSV-1 ocorre principalmente durante a infância, por meio do contato com uma pessoa infectada. Após a infecção inicial, o vírus permanece no corpo e pode se tornar latente nos gânglios nervosos próximos à região da boca. Periodicamente, o vírus pode se reativar, resultando no surgimento de lesões na área afetada.

A doença é altamente transmissível em seres humanos devido a facilidade do contágio – por meio de compartilhamento de objetos pessoais, utensílios de comida, toalhas e até maquiagens. 

Como pode acontecer a herpes na gengiva?

As lesões da herpes bucal podem se estender e afetar a gengiva. Isso porque há uma grande proximidade anatômica entre os lábios e a gengiva. 

Quando as lesões da herpes bucal estão ativas e presentes nos lábios ou na área ao redor da boca, há uma quantidade significativa do vírus presente nas bolhas, úlceras ou crostas. 

Quando acontece o contato direto entre as lesões ativas e a gengiva, especialmente em áreas mais sensíveis ou com lesões pré-existentes, o vírus pode se espalhar para o tecido gengival.

Além disso, durante um surto de herpes bucal, o vírus se dissemina para as áreas próximas por meio de gotículas de saliva infectada. Isso pode ocorrer ao tossir, espirrar, compartilhar utensílios ou beijar durante a fase de inflamação. 

Se a saliva infectada entrar em contato direto com a gengiva, o vírus pode se estabelecer e causar lesões gengivais.

Vale lembrar que nem sempre a herpes bucal afeta as gengivas. A extensão da infecção e a gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. Tudo vai depender da resposta imunológica do indivíduo. 

Entenda a diferença entre herpes e aftas na boca

Muitas pessoas acabam confundindo a herpes com afta na gengiva. Entretanto, são condições bucais distintas. 

Enquanto a herpes é uma doença infectocontagiosa, as aftas são pequenas feridas na boca de origem sistêmica – ou seja, causadas por mudanças hormonais, estresse e consumo de bebidas e alimentos ácidos e cítricos. 

No caso da herpes, a doença pode permanecer latente no corpo e se reativar periodicamente, resultando em surtos recorrentes de herpes bucal.

Já as aftas, não são contagiosas e acontecem em episódios isolados por causas distintas, principalmente relacionadas à alimentação. 

Como saber se tenho a doença? Descubra os sintomas de herpes na gengiva

Os sintomas da herpes na gengiva costumam variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns sintomas comuns que podem indicar a presença de herpes na gengiva. Fique de olho em:

  • Lesões gengivais;
  • Dores e desconforto;
  • Vermelhidão;
  • Dor de cabeça;
  • Sangramento;
  • Bolhas em forma de buquê;
  • Sensação de formigamento e queimação;
  • Gânglios linfáticos inchados e sensíveis. 

Vale lembrar que estes sintomas também podem indicar outros problemas de saúde bucal. Sendo assim, é indispensável procurar pelo diagnóstico de um profissional, como um dentista ou clínico geral. Dessa forma, você garante maior eficácia no tratamento. 

Qual é o tratamento para herpes na gengiva?

O tratamento para herpes na gengiva envolve práticas para aliviar os sintomas, acelerar a cicatrização e reduzir a gravidade dos surtos. Dentre as abordagens mais comuns, é possível destacar:

  • Prescrição de medicamentos antivirais: para reduzir a replicação do vírus;
  • Consumo de analgésicos: com intuito de reduzir as dores;
  • Aplicação de compressas frias: para reduzir a inflamação;
  • Medidas de contenção: para evitar a propagação do vírus. 

Vale lembrar a importância de não se automedicar! Somente profissionais de saúde devem prescrever medicamentos e fornecer orientações personalizadas para o seu tratamento. 

Existem formas de evitar a herpes na gengiva?

Embora não seja possível prevenir completamente a herpes na gengiva, existem medidas que podem ajudar a reduzir o risco de contrair o vírus do herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e minimizar a ocorrência de surtos. Algumas dicas, são:

  • Evitar contato direto com lesões ativas de herpes bucal;
  • Não compartilhar objetos pessoais, principalmente aqueles com contato com a boca;
  • Controlar o estresse para evitar quedas de imunidade;
  • Usar protetor labial sempre que estiver ao ar livre;
  • Evitar o contato durante os surtos ativos. 

Além disso, um ponto importante é manter uma boa higiene bucal. Isso inclui escovar os dentes após as refeições e passar o fio dental. Você ainda pode utilizar um gel dental que reduz 99,9% dos microrganismos e ajuda na cicatrização de feridinhas
Com isso, sua boca ficará muito mais saudável e menos propensa a desenvolver herpes na gengiva.

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.