Blog Dentalclean
herpangina

Herpangina: o que é, sintomas e tratamento

5/5 - (1 vote)

Você já ouviu falar sobre a herpangina? Essa doença costuma afetar principalmente as crianças e pode atrapalhar a rotina. Isso porque os sintomas comprometem a alimentação dos pequenos, além de causar febre e uma série de desconfortos. 

Outro ponto importante é que a herpangina pode dificultar a higiene bucal – devido aos sintomas que podem ser desde moderados até mais graves. 

Por isso, é muito importante que os pais conheçam as principais características da doença. Dessa forma, é possível procurar atendimento médico o quanto antes para diminuir o desconforto dos pequenos. 

Para que você fique bem informado sobre o tema, preparamos este artigo completo sobre herpangina: o que é, sintomas, tratamento e cuidados com as crianças. Continue a leitura com a gente!

O que é herpangina?

É uma doença viral causada pelo vírus Coxsackie que afeta principalmente as crianças pequenas entre 3 e 10 anos. A herpangina pode causar febre repentina, aftas na boca e dor de garganta persistente. Sendo assim, é uma doença que pode afetar tanto a alimentação quanto a saúde bucal das crianças. 

A herpangina tem esse nome devido a semelhança clínica com a herpes. Entretanto, as doenças são causadas por microorganismos diferentes e não estão relacionadas. 

Vale lembrar que o grupo de vírus Coxsackie – especialmente os tipos A e B – são altamente contagiosos, podendo se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. Por isso, é tão importante manter a atenção redobrada com os indivíduos que possuem o sistema imunológico enfraquecido, incluindo as crianças. 

Normalmente, a herpangina é considerada uma doença de quadro leve que dura poucos dias. Em casos raros, algumas crianças podem apresentar complicações como alterações no sistema nervoso e insuficiência cardíaca ou pulmonar. Sendo assim, o tratamento especializado é indispensável. 

Como se pega a herpangina?

A herpangina é transmitida por meio do contato direto com as secreções infectadas, como gotículas de saliva ou muco, fezes contaminadas e compartilhamento de objetos. 

Confira abaixo mais detalhes sobre as principais vias de transmissão da herpangina:

  • Contato direto: beijar, abraçar ou compartilhar utensílios contaminados (copos, talheres etc) pode facilitar a transmissão do vírus. 
  • Gotículas respiratórias: a tosse e o espirro também ajudam na propagação da doença, visto que liberam pequenas gotículas contaminadas no ar. 
  • Fezes: a contaminação fecal-oral acontece quando não se lava a mão corretamente após usar o banheiro. Isso facilita a transmissão das bactérias para os objetos. 

Também é válido lembrar que a transmissão da herpangina é mais comum durante o verão e o início do outono. Isso porque as temperaturas estão mais altas, permitindo ambientes propícios para a proliferação. 

Em lugares com aglomeração, como creches, escolas e parques, o risco de contágio fica ainda maior. Por isso, é essencial ensinar as crianças sobre medidas de higiene, como lavar bem as mãos e evitar o compartilhamento de utensílios escolares. 

Principais sintomas da herpangina

A herpangina causa sintomas específicos que podem variar de pessoa para pessoa. A doença é caracterizada principalmente pela inflamação e feridas dolorosas na boca e garganta. Confira abaixo os principais sinais para ficar de olho:

  • Dor de garganta intensa;
  • Deglutição dolorosa;
  • Febre alta;
  • Úlceras na boca e garganta;
  • Mal-estar geral com fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e até vômitos. 

É importante destacar que os sintomas da herpangina duram em torno de uma semana a 10 dias. Em seguida, o organismo tende a combater a infecção viral. Além disso, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa… Não é todo mundo que sente vontade de vomitar, por exemplo. 

No entanto, em casos mais graves, podem surgir convulsões e até sinais de meningite. Com isso, é recomendado procurar um pediatra para avaliação específica. 

Diagnóstico da herpangina

O diagnóstico da herpangina é dado a partir da avaliação clínica. O profissional vai olhar as características típicas apresentadas pelas crianças. No entanto, pode ser necessário testes adicionais para confirmar o diagnóstico e descartar outras infecções que podem apresentar sintomas semelhantes. 

Sendo assim, os principais métodos de diagnóstico da herpangina incluem:

  • Exame clínico;
  • Histórico médico;
  • Testes laboratoriais.

Mas, de novo, pode variar de pessoa para pessoa. Se o seu filho apresentar os sintomas sugestivos da herpangina, é importante procurar um médico para um diagnóstico adequado e orientações sobre o tratamento. 

Tratamento da herpangina

De maneira geral, o tratamento da herpangina é feito por meio do alívio dos sintomas. Sendo assim, não é necessário o uso de medicamentos antivirais específicos. Dependendo do caso, pode ser prescrito medicamento antitérmico para aliviar a febre, e anti-inflamatório e anestésico para tratar as dores. 

Além disso, outras dicas valiosas são manter repouso e beber bastante água para evitar a desidratação. 

Os cuidados são redobrados quando são crianças. Isso porque os pequenos podem apresentar dificuldade em engolir os alimentos devido à dor de garganta. Dessa forma, é recomendado uma dieta líquida, pastosa e com pouco sal, com o consumo de sucos não cítricos, sopas e purês. 

Busque especialmente alimentos para manter os pequenos hidratados, tá bem?

Ah, e uma outra dica é manter a higiene bucal em dia para evitar a proliferação das bactérias. Os cuidados são indispensáveis neste momento em que as feridas ainda estão na boca. 

Por isso, conte com um creme dental que atua na cicatrização de ferida na boca. Um creme para afta, por exemplo, pode ser uma boa opção. Dessa forma, os sintomas vão embora muito mais rápido. 

Conta pra gente: ficou com alguma dúvida sobre herpangina? Qualquer coisa, deixe os seus comentários neste artigo que vamos ajudar! 

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.