Blog Dentalclean
gengivite infantil

Gengivite infantil: saiba mais sobre o tema!

Rate this post

A gengivite infantil é uma condição que pode comprometer a saúde bucal das crianças para o resto da vida. Afinal, as gengivas inflamadas podem evoluir para quadros mais graves, como a periodontite – que leva até a perda dos dentes. Então, os dentes das crianças podem ser seriamente comprometidos, já que ainda estão em formação. 

Vale lembrar que mais de 2,2 milhões de pessoas vivem com a gengivite no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Sendo que, deste número, 88% nem sequer imaginam que estão sujeitos a diversos riscos mais graves. 

Então, se até os adultos não conhecem direito a gengivite, imagine as crianças? O consumo de doces e a falta de cuidados com a higiene bucal podem comprometer ainda mais a situação. Por isso, é muito importante que os pais conheçam mais sobre a gengivite infantil.

E você, sabe o que é necessário para evitar a gengivite nas crianças? Além disso, caso tenha alguma complicação, quais medidas tomar para evitar problemas maiores? 

Para responder todas as perguntas, preparamos este artigo completo sobre gengivite infantil. Acompanhe a leitura com a gente e saiba como proteger os seus filhos. 

O que é gengivite infantil?

É uma condição inflamatória que afeta as gengivas das crianças. Na maioria dos casos, a gengivite infantil é causada pela falta de cuidados bucais e acúmulo de placa bacteriana. Sendo que pode evoluir e se tornar periodontite infantil – quadro mais grave da inflamação gengival. 

A gengivite infantil pode ocorrer até mesmo na fase da dentição decídua. Ou seja, com os dentes de leite. Dessa forma, a infecção pode afetar o tecido que sustenta os dentes e levar até a perda dentária. 

É fundamental que os pais estejam de olho nos sinais que indicam a gengivite infantil. Afinal, as crianças podem ter consequências sérias para o resto da vida, incluindo o impacto na formação da autoestima. 

O que causa a gengivite infantil?

A gengivite infantil acontece principalmente pela falta de cuidados com a higiene bucal. Desse jeito, uma película fina e pegajosa começa a se formar ao redor dos dentes. Quando a placa não é removida adequadamente através da escovação e do uso do fio dental, os resíduos começam a se acumular. 

Com o passar do tempo, a situação pode levar à inflamação das gengivas, o que acaba comprometendo o tecido. 

Então, além do acúmulo da placa bacteriana, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da gengivite infantil:

  • Alimentação rica em açúcares;
  • Idade e mudanças hormonais;
  • Uso inadequado de produtos de higiene bucal em crianças;
  • Predisposição genética;
  • Condições genéticas subjacentes.

De maneira geral, a gengivite infantil é reversível, basta implementar boas práticas no dia a dia. Além de usar um creme e enxaguante para gengivite infantil, claro.  

Como identificar a gengivite em crianças? Saiba 8 sintomas

Identificar a gengivite não é uma tarefa complicada. É muito importante analisar uma série de sinais. Abaixo, você pode conferir uma lista de sintomas para ficar de olho com seus filhos:

  1. Gengivas vermelhas ou inchadas;
  2. Sangramento gengival ao passar fio dental ou morder os alimentos;
  3. Mau hálito persistente;
  4. Sensibilidade gengival;
  5. Retração gengival;
  6. Placa escurecida ao redor dos dentes;
  7. Dentes moles ou separados;
  8. Em casos mais graves, mudanças no padrão de mordida. 

Vale lembrar que os sintomas podem não aparecer no começo da gengivite infantil. Ou seja, as crianças podem não apresentar sinais claros e que impactem drasticamente a saúde bucal. 

Por isso, vale fazer a observação detalhada em casa e consultar um dentista pediátrico. O diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações maiores no futuro. 

Quais são os riscos da gengivite infantil?

Há muitos perigos em negligenciar os cuidados bucais nas crianças. Além de ficar com as gengivas inflamadas, isso pode provocar uma série de problemas futuros. 

Por exemplo: o seu filho pode crescer com a autoestima comprometida. Afinal, as gengivas vermelhas podem gerar comentários maldosos na escola e até dificuldade para a socialização.  

Os impactos tornam-se ainda maiores quando a inflamação progride para a periodontite e afeta os tecidos que suportam os dentes. Nestes casos, o resultado é a perda dentária logo na infância. 

Isso sem falar nas dores e desconfortos durante a alimentação…

Então, há muitos riscos de não cuidar das gengivas das crianças. Sendo que alguns reflexos impactam até na fase adulta. 

Como evitar a gengivite infantil. 

Como você pode notar, a gengivite infantil é assunto de gente grande.

Isso porque é dever dos pais cuidar para que as crianças não tenham complicações bucais. 

Além de ensinar como escovar os dentes e passar o fio dental, também vale procurar pelos produtos certos para a idade dos pequenos. 

Ao ensinar as boas práticas – como limpar os dentes após as refeições – você evita que a placa bacteriana se acumule e inflame a gengiva. 

Uma dica é utilizar um gel regenerador para crianças. A Dentalclean oferece a tecnologia Refix®, que atua diretamente no controle da sensibilidade e função antitártaro. Dessa forma, você garante um cuidado desenvolvido especialmente para a molecada. Legal, não é?

Além disso, olhar para a alimentação é muito importante durante a fase infantil. Tome bastante cuidado com o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar. Isso pode servir como “alimento” para as bactérias e aumentar a proliferação. 

Agora que você já sabe tudo sobre a gengivite infantil, aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal para crianças. Aqui, você encontra tudo o que precisa para cuidar do sorriso de toda a sua família! 

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.