Blog Dentalclean
implante dentário infantil

Implante dentário infantil: conheça essa possibilidade

Rate this post

Crianças com problemas dentários? Confira se é possível colocar um “implante dentário infantil”

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a cárie é uma das doenças bucais mais comuns. Segundo o relatório, crianças com 5 anos apresentam o maior número de casos: cerca de 29,8%. 

Quando não há o cuidado oral adequado, os pequenos ficam mais suscetíveis a desenvolverem algum tipo de complicação, como a queda dos dentes e malformações dentárias para o resto da vida.

Entretanto, graças ao cenário tecnológico atual, existem diversos processos e tratamentos para garantir mais qualidade de vida, autoestima e bem-estar para as crianças. Dessa forma, elas não crescem com problemas de socialização, por exemplo. 

A ideia do termo “implante dentário infantil” surgiu para atender as crianças que sofreram algum dano na boca, como a perda de um dente. É claro que estamos falando sobre uma possibilidade de reabilitação com “implantes” bem diferente da feita nos adultos. Por isso, alguns cuidados e ensinamentos devem ser vistos, e é sobre isso que iremos abordar.

Neste artigo, falaremos especialmente sobre o “implante dentário infantil”: como funciona, quais são as particularidades do tratamento e quando realizar. Aproveite para continuar a leitura e se informar sobre o tema. Vamos lá?

Como funciona o implante dentário infantil?

Assim como em adultos, o implante dentário infantil é uma opção de tratamento odontológico para substituir dentes ausentes ou perdidos. Por outro lado, o implante dentário infantil não é de fato um implante como conhecemos, mas sim uma prótese fixa que servirá para reabilitar elementos perdidos na fase de crescimento.

Neste sentido, o implante dentário em crianças funciona através de uma abordagem cuidadosamente analisada devido aos riscos que podem trazer para a arcada dentária com o contínuo, devido ao crescimento e desenvolvimento ósseo da criança. 

Por isso, é muito comum que o processo de implantação dentária infantil funcione na seguinte ordem:

  1. Avaliação odontológica, incluindo radiografia, para verificar maturidade óssea;
  2. Consideração crítica de maturidade esquelética da criança;
  3. Aplicação de opções provisórias, como próteses removíveis. 
  4. Cuidados e acompanhamento odontológico regular; 
  5. Decisão por parte dos pais e profissionais especializados em odontologia pediátrica.

Então, de maneira resumida, a colocação de implante dentário infantil é possível. No entanto, este implante será não cirúrgico e deverá acompanhar o crescimento da criança, como uma prótese que obedeça e não impeça o desenvolvimento dos ossos maxilares. Portanto, é necessário levar em consideração uma série de fatores, incluindo a avaliação detalhada da equipe profissional e dos pais. 

Benefícios que a prótese dentária infantil pode trazer

Com o devido acompanhamento do desenvolvimento ósseo das crianças, a aplicação do implante infantil na modalidade de prótese pode trazer alguns benefícios, como:

  • Substituição de dentes ausentes ou perdidos;
  • Função mastigatória e auxílio adequado para a arcada dentária;
  • Preservação do espaço para dentes permanentes;
  • Estabilidade e durabilidade;
  • Estímulo ao desenvolvimento ósseo na área afetada;
  • Melhoria na estética e na autoconfiança;
  • Prevenção de problemas ortodônticos;
  • Melhoria na função mastigatória e na fala. 

Quando o implante dentário infantil é indicado?

A indicação do implante infantil é feita somente pelo dentista – por conta dos vários fatores específicos já citados neste artigo. Por isso, é muito comum que o profissional sugira outras opções de tratamento para não afetar o desenvolvimento e crescimento. 

No entanto, em certos casos, os implantes podem ser considerados apropriados para as crianças. Confira:

  • Perda prematura de dentes de leite por conta da doença cárie;
  • Agenesia dentária (falta de desenvolvimento de dentes permanentes);
  • Condições médicas específicas;
  • Trauma dental grave. 

Além disso, pode haver um consenso entre os profissionais, que decidem colocar estas próteses para minimizar os prejuízos associados a falta de dentes em boca, mesmo para crianças.

Existe alguma contraindicação para a confecção da prótese dentária infantil?

A aplicação de próteses dentárias em crianças é uma prática que requer cuidados e considerações específicas, e há algumas contraindicações importantes a serem consideradas. 

Em geral, a colocação de próteses em crianças é evitada especialmente quando não oferece acessórios que acompanham o desenvolvimento facial e ósseo em constante mudança. Quando são rígidos, fixados em osso, e não oferecem acessórios para crescimento conjunto com o organismo, podem estar oferecendo riscos à saúde geral da criança.

Outra contraindicação importante é a sensibilidade psicológica da criança em relação à intervenção odontológica. O procedimento pode trazer implicações emocionais para as crianças, afetando a autoestima e a confiança. Portanto, a abordagem deve incluir uma avaliação cuidadosa do estado emocional e comportamental dos pequenos, bem como o entendimento acerca da maturidade cognitiva para uso desses dispositivos.

Além disso, problemas ortodônticos decorrentes da colocação inadequada de próteses em crianças podem surgir. O desalinhamento dentário e as consequências para a oclusão podem ser uma preocupação, uma vez que o sistema dentofacial ainda está em desenvolvimento. Portanto, ela deve ser pensada e delineada de modo que respeite essas trocas dentárias e as fases do indivíduo.

É importante destacar que, em muitos casos, a substituição temporária de dentes decíduos perdidos é possível sem a necessidade de próteses fixas, também chamadas de implantes dentários infantis. Porém, em outros casos, a preservação do espaço para a erupção de dentes permanentes é uma consideração essencial, e a colocação das próteses pode auxiliar nesse processo, reservando o espaço para o seu dente sucessor, principalmente quando essa troca estiver longe de ser realizada de maneira natural.

Próteses removíveis podem ser consideradas em situações específicas, mas a decisão deve ser guiada por uma avaliação completa do dentista, considerando o estado de desenvolvimento da criança, suas necessidades específicas e o impacto potencial a longo prazo. A estas geralmente não chamamos de implantes, justamente pelo fato de serem facilmente retiradas.

A criança fez implante dentário infantil, e agora? Confira algumas dicas!

Se a criança passar pelo procedimento de implante dentário infantil, os pais devem desempenhar um papel crucial no cuidado após a reabilitação e no apoio emocional da criança. 

Por isso, é muito importante seguir as recomendações do dentista à risca. Isso inclui cuidados com a higiene bucal, alimentação e qualquer medicação prescrita. 

Outra recomendação fundamental é não pular os cuidados com a higiene. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de bactérias na região. Ah, e fique atento para qualquer sinal de infecção, inflamação ou desajustes, tá bom? Procure seu dentista imediatamente diante de qualquer suspeita.

Além disso, boas práticas de alimentação, suporte emocional e comunicação aberta são fundamentais para ajudar os pequenos. 

Agora que aprendemos que os implantes dentários infantis não são implantes convencionais e sim dispositivos, como próteses dentárias que, apesar de fixas, possuem acessórios que permitem crescerem acompanhando o desenvolvimento da criança, fica mais fácil de identificar se seria uma boa opção de tratamento para o seu filho ou sua filha, certo?

Diante de qualquer dúvida, procure seu dentista. E, de preferência, um odontopediatra capacitado nos cuidados em reabilitação.

Você também pode contar com a Linha de Produtos Infantis, da Dentalclean após as reabilitações com próteses, implantes ou aparelhos infantis. Agora que você já sabe mais sobre implante dentário infantil, aproveite para saber como identificar dente inflamado e como tirar gosto amargo na boca.

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.