Blog Dentalclean

Em tempos de Páscoa, dentista alerta que chocolate não é o único causador de cáries

Rate this post

Escovação aliada ao uso do fio dental após o consumo pode garantir a saúde dos dentes

Resistir ao chocolate em qualquer época do ano é uma tarefa difícil. Na Páscoa então, quase impossível. Justamente nesse período devemos redobrar os cuidados com a higiene bucal para deter a o aparecimento de cáries ou a necessidade de um tratamento de canal. No caso de um alimento pegajoso, rico em sacarose, como o chocolate, não podemos apontar como o único causador da cárie, que surge por um conjunto de fatores. 

Segundo a dentista Dra. Samantha Sousa, na boca existem os biofilmes, que são os microrganismos que ficam grudados na superfície dentária. Com a falta de uma frequência na escovação, que é a remoção mecânica desse biofilme, cria-se um ambiente propício ao surgimento de uma lesão. Outro fator que também contribui é a ausência de flúor, que quando presente cria um ‘escudo’, uma barreira adicional, sem ele a chance de formar uma cárie é maior. 

Para a Dra. Samantha Sousa, “alimentos ricos em sacarose com alta pegajosidade como o chocolate tem um potencial cariogênico considerado mais alto. Eu não proíbo completamente o consumo de doces, exceto para as crianças menores de 2 anos, como preconiza a Organização Mundial da Saúde. A partir daí, minha orientação é que seja consumido de maneira racional junto às principais refeições como uma sobremesa. Acabou de almoçar, por exemplo, come um pedaço, espera 15 minutos para a saliva neutralizar e escova-se os dentes”, orienta a dentista. 

Como a Páscoa esse ano será num período de pandemia, os cuidados devem ser redobrados porque as crianças estão em casa por mais tempo, e a tendência é comer toda hora. Como estão mastigando por um período maior, a saliva não consegue neutralizar os ácidos e aí se dá o aparecimento da cárie. 

Indicações da Dentalclean

Para uma higiene bucal eficiente, alguns produtos da Dentalclean podem ser aliados. Para os adultos, a linha de escovas de dentes Dual pode ser uma boa opção, pois promove uma limpeza completa e suave ao redor dos dentes sem irritar as gengivas. O uso diário do Gel Regenerador + Sensitive também pode contribuir, pois o produto repõe os minerais do esmalte, que se integram aos dentes e regeneram as cáries atuando nos estágios iniciais e invisíveis da erosão. Outra opção é a pasta de dente Fluoretada com concentração de 1.000 ppm de flúor, que precisa ser usada pelo menos 2 vezes ao dia. 

Para as crianças, a linha de escovas infantis da Peppa Pig, O Show de Luna e Madagascar, além do gel dental com flúor da mesma linha nos sabores de Tutti-Frutti e Mix de Frutas, são os recomendados. Essa pastaEste gel dental com flúor vai agir como uma proteção adicional. 

Por último o uso do fio dental que precisa ser um hábito, um complemento à escovação. Nas crianças, a atenção deve ser redobrada já que as mães relatam o uso do fio dental nos filhos apenas quando eles reclamam de algum incômodo, e dificilmente a criança vai sentir chocolate entre os dentes, como seria com uma pipoca ou um pedaço de carne, por exemplo. Mesmo assim precisa passar o fio porque vai ficar um pouco de alimento acumulado, e por ser rico em sacarose junto com os microrganismos presentes na boca de maneira natural, será um ambiente favorável para o desenvolvimento de cárie interprosimal. Essa lesão, entre os dentes, é a mais difícil de ser diagnosticada, e normalmente só quando já está muito avançada podendo virar um canal, complementa Drª Samantha Sousa. 

Sobre a Dentalclean

A Dentalclean é uma empresa 100% brasileira de saúde bucal. Há 26 anos no mercado e com quase mil colaboradores, possui uma fábrica de 7mil m2, onde produz três linhas: adulto, infantil e profissional. A empresa está entre as cinco maiores no ranking brasileiro de saúde bucal, de acordo com a Nielsen. Está presente em 30 mil pontos de vendas, nas cinco regiões do País. Possui um Centro de Pesquisa e Inovação, desde 2018, no qual desenvolve soluções para prevenção e apoio ao tratamento de doenças bucais promovendo melhores condições e mais qualidade de vida a todos os indivíduos.

Mais informações para imprensa
WePlanBefore
Divisão Comunicação Corporativa

Claudia Florencio
[email protected]
(11) 98307-6265

Christiane Almeida
[email protected]
(11) 96391-8903

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.