Blog Dentalclean
pasta de dente sem flúor

Pasta de dente sem flúor ou com flúor? Qual a diferença e qual é melhor?

1.3/5 - (44 votes)

Chega de dúvidas: trouxemos tudo o que você precisa saber sobre pasta de dente sem flúor e com flúor

Você sabia que mais de 1 milhão de crianças no Brasil têm dentes cariados aos 12 anos de idade? Já entre os adultos, o número passa dos 2 bilhões. Apesar do quadro já ter sido pior anos atrás, a situação ainda é alarmante. 

Se não tratada, a cárie pode evoluir e lesionar a camada da dentina, causando dor e sensibilidade. Em estágio mais avançado, a condição ataca a polpa dentária – tecido mole com nervos e vasos sanguíneos – podendo gerar até mesmo infecções oportunistas. 

Por isso, é tão importante ter cuidados com a higiene bucal e não negligenciar as atividades básicas, como a escovação após as refeições, o uso de fio dental e de enxaguante. 

E por falar em escovação, muitas pessoas têm dúvidas a respeito da pasta de dente sem flúor e com flúor. Afinal, para que caso cada uma é indicada? Existe algum tipo de problema de usar pasta de dente sem flúor? Calma, vamos responder todas as suas dúvidas! 

Para saber mais sobre flúor e como cuidar da saúde bucal continue a leitura deste conteúdo!

O que é pasta de dente com flúor?

O flúor é um elemento químico encontrado no meio ambiente. Ele tem a capacidade de fortalecer a dentição durante o processo de mineralização. Tornando-a mais resistente contra problemas bucais, como a cárie e o tártaro.

Sendo assim, quem consome água fluoretada e utiliza pasta de dente com flúor apresenta uma menor incidência de cárie ao longo da vida e outros problemas nos dentes.

Benefícios da pasta de dente com flúor

Organizações como a Associação Brasileira de Odontologia, OMS e o Ministério da Saúde,  têm reforçado o uso do flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie. Portanto, a pasta com flúor é indicada para todas as crianças a partir do nascimento do primeiro dentinho. Obviamente, as quantidades devem ser controladas porque até os 3 anos essa pasta provavelmente será engolida devido à incapacidade de cuspir. Neste caso, procure recomendação do Odontopediatra, pois mesmo que ocorra a ingestão, não haverá risco adicional.

Ele pode ajudar de maneiras, como:

  • Fortalecendo o esmalte dentário (tanto de leite quanto permanentes);
  • Prevenindo o desgaste pelo contato com a saliva;
  • Fechando os poros que causam a sensibilidade nos dentes. 

Sendo assim, o flúor é um excelente aliado quando o assunto é saúde bucal e cuidados com os dentes. 

Para quem é indicada?

De maneira geral, a pasta de dente com flúor é indicada para pessoas de todas as faixas etárias, sem exceções. O uso do produto deve ser iniciado com o nascimento dos primeiros dentinhos, por volta dos seis meses de vida, e ser mantido durante toda a vida.

Entretanto, é necessário ficar atento aos hábitos da molecada. Vamos explicar melhor daqui a pouco. Segura aí!

Além disso, também pode ser feita a aplicação do flúor profissional no consultório para: 

  • Crianças com sinal de cárie ou desmineralização;
  • Adolescentes;
  • Adultos, principalmente se houver raízes dos dentes expostas; 
  • Idosos com problemas dentários. 

A aplicação do componente pode ser feita a cada 6 meses, mas é importante seguir a orientação do dentista. Dessa forma, é possível evitar o desenvolvimento de infecções, cárie e desgaste dos dentes.

Pasta sem flúor para as crianças é bom?

O uso da pasta de dente sem flúor é bom para as crianças, pois está diretamente ligado à sua idade. 

Isso porque algumas crianças menores de dois anos, por exemplo, não devem usar uma quantidade de creme dental igual a dos adultos, pois corre o risco delas ingerirem o mineral. Neste caso, é essencial ficar de olho no hábito de higienização da criança, além de ensinar tudo certinho. 

Sendo assim, a pasta de dente sem flúor também é uma aliada coadjuvante desde o nascimento do primeiro dente até os três anos de idade. Depois disso, os papais devem verificar a quantidade de creme que é usada durante as escovações, orientando que não se pode ingerir o produto, visto que após os três anos a criança já tem a capacidade de cuspir. 

Portanto, aquelas escovações na escola, fora da supervisão dos pais, crianças que pedem mais pasta na hora de escovar… podem ser complementadas com o uso do produto sem flúor.

Vale lembrar que também existe a alergia ao flúor. Neste caso, a condição está relacionada a problemas específicos que precisam do acompanhamento de um profissional. Geralmente, o médico indica uma pasta de dente sem flúor para realizar a higiene bucal. 

O que acontece se a criança ingerir muito flúor?

As pastas de dente com flúor não podem ser ingeridas em excesso, pois são tóxicas ao organismo. 

Caso a criança consuma muito, em pequenas quantidades durante longo período, esse consumo exagerado se torna crônico e, com isso, pode ocorrer o aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações. Além da fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.

Para evitar este caso específico, pode ser necessário interromper o uso da pasta de dente com flúor para evitar que a criança tenha fluorose enquanto esse mal comportamento não é resolvido pelos pais, principalmente na época de formação dos dentes até os três anos de idade. 

Deixar a pasta fluoretada ao alcance de crianças pequenas também oferece risco, porque a pasta com flúor deve ser tratada como um medicamento. Caso a criança se atraia pelo sabor e consuma grande quantidade de pasta num mesmo dia, podemos observar reações de diarreia, vômitos e hipersensibilidade decorrentes de uma intoxicação aguda.

Pasta de dente sem flúor para as crianças: conheça a linha infantil da Dentalclean

A Dentalclean possui pasta de dente sem flúor e com flúor para estimular os cuidados bucais na vida dos seus filhos.

Por exemplo: a linha Peppa Pig conta com gel dental sem flúor e com flúor ativo para proteger, desde cedo, a saúde bucal dos pequenos contra bactérias e outros possíveis problemas bucais.

A pasta de dente sem flúor para as crianças não tem corantes, abrasivos ou tensoativos. Assim, é possível garantir uma proteção segura para promover o hábito da escovação até mesmo para os pacientes alérgicos. E o melhor de tudo: com um delicioso sabor de frutas que as crianças adoram.

Agora que você já sabe mais sobre a pasta de dente sem flúor e os benefícios do componente,  aproveite para conferir o conteúdo que ensina a escolher a melhor escova de dente infantil.

Aqui, você encontra as diversas dicas e assuntos importantes para sua saúde bucal e de toda a família! Aproveite!

Beijos, @drasamanthasousa.

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.