Blog Dentalclean
retração gengival

Retração gengival: por que acontece e como reverter?

Rate this post

A retração gengival é mais comum do que você imagina. Estima-se que metade da população mundial, entre 18 e 65 anos, tenha pelo menos um dente acometido pela condição. Além disso, uma em cada três pessoas com mais de 30 anos tem pelo menos dois dentes com o problema. 

Apesar de não ser uma doença propriamente dita, a retração gengival é uma sequela ou sintoma de que algo não vai bem. Dentre as causas, é possível destacar fatores genéticos ou até mesmo o avanço da idade. 

Vale ressaltar que o tecido gengival tem grande importância no funcionamento da saúde bucal. Sendo responsável por proteger, nutrir e sustentar os dentes, além de ajudar na fonética e pronúncia das palavras. 

Neste artigo falaremos mais sobre a retração gengival: o que é, por que acontece e tratamento. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é retração gengival?

É uma condição na qual a gengiva se afasta ou recua da superfície do dente. Na retração gengival, por conta do deslocamento do tecido, os dentes ficam com aspecto alongado. 

Com isso, a raiz do dente fica bastante exposta, trazendo certos desconfortos, como dor e sensibilidade. Isso sem falar na questão estética que também pode incomodar as pessoas afetadas. 

Quais são os sintomas da retração gengival?

À medida que a condição progride, podem surgir sintomas específicos, incluindo:

  • Sensibilidade dentária;
  • Dentes parecendo mais longos;
  • Dores e desconfortos;
  • Espaços entre os dentes;
  • Sangramento espontâneo na escovação e no uso do fio dental;
  • Mudanças na cor da gengiva;
  • Dentes amolecidos e/ou sem firmeza;
  • Mau hálito. 

Vale lembrar que nem sempre a retração gengival causa sintomas óbvios, especialmente em estágios iniciais. Há muitos casos em que a retração gengival progride silenciosamente. 

Por isso, é muito importante visitar regularmente o dentista para fazer check-up odontológico e identificar problemas precoces na gengiva. 

O que causa retração gengival?

A retração do tecido gengival por ser causada por uma variedade de fatores, sendo que muitas vezes é o resultado de uma combinação de causas. 

Escovação com força

Praticar uma escovação agressiva pode causar um desgaste no tecido de sustentação dos dentes. Isso acontece principalmente quando se utiliza uma escova de cerdas firmes, que pode causar lesões gengivais. Quando essas agressões acontecem de maneira contínua, aos poucos, a gengiva vai se deslocando da superfície dos dentes. 

Gengivite e periodontite

O processo inflamatório da gengiva – conhecido popularmente como gengivite – pode fazer com que o tecido fique retraído. O problema começa de forma sutil, mas pode evoluir e se estender por toda a arcada dentária. Além disso, em casos críticos, além da retração, a gengivite e periodontite pode causar até a perda dentária 

Fatores genéticos

A genética desempenha um papel importante na predisposição de uma pessoa à retração gengival. Isso porque os fatores genéticos influenciam na espessura e resistência da gengiva, tornando algumas pessoas mais suscetíveis a problemas na região. Com isso, a retração pode ser mais comum em algumas famílias. 

Envelhecimento

Várias mudanças acontecem no nosso organismo por conta do envelhecimento. À medida que o tempo passa, há um desgaste natural na gengiva que pode resultar na retração. Além disso, o acúmulo de danos ao longo da vida, também contribui para o surgimento de problemas na gengiva. 

Bruxismo

O hábito de ranger e apertar os dentes involuntariamente, principalmente ao dormir, traz uma série de problemas bucais, além de dores e desconfortos. O tecido gengival, por exemplo, pode ficar retraído devido a pressão exercida pelos dentes. Ah, e nesta mesma linha de raciocínio, a má oclusão dentária também contribui para a retração gengival. 

A gengiva retraída oferece algum risco?

Sim, a retração gengival pode trazer uma série de complicações para a saúde bucal. Dentre os riscos associados, é possível destacar:

  • Aumento na sensibilidade;
  • Desenvolvimento de cáries;
  • Infecções periodontais;
  • Perda óssea dentária;
  • Problemas estéticos;
  • Dificuldade na alimentação;
  • Mudanças na mordida e alinhamento dentário.

Por isso é tão importante ficar de olho nos sintomas da retração gengival. Do contrário, o problema pode evoluir silenciosamente para quadros mais graves. 

Como tratar retração gengival?

O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e gravidade da condição. Abaixo, listamos algumas abordagens comuns recomendadas pelos especialistas de saúde bucal:

  • Melhorar a higiene bucal;
  • Controlar os fatores de risco;
  • Fazer enxerto gengival;
  • Reimplantar o dente;
  • Tratar a doença periodontal;
  • Usar produtos tópicos, como geis e enxaguantes. 

Mas vale lembrar que cada caso é um caso. Sendo assim, o tratamento de retração gengival depende da avaliação do seu dentista. Por isso, não deixe de manter as consultas regulares em dia. 

Como escovar os dentes com retração gengival? 

Quem vive com a retração gengival precisa fazer a higiene com cuidado. Isso porque qualquer movimento mais forte pode irritar ainda mais as gengivas expostas e as raízes dos dentes. 

Neste sentido, vale escolher uma escova de dentes adequada. Prefira as com cerdas macias para não causar abrasão gengival. 

Outro ponto é usar uma técnica de escovação suave, com pouca força. Você pode fazer movimentos circulares, leves e curtos, ao invés de movimentos de vaivém. 

Além disso, também vale utilizar um creme dental de qualidade para os dentes sensíveis. Dessa forma, você diminui o desconforto e controla a proliferação de bactérias. 

Comece a cuidar da sua saúde bucal HOJE e evite a retração gengival

Com os cuidados certos, é possível minimizar os riscos. Do contrário, serão necessários procedimentos caros com o dentista. 

Por isso, recomendamos começar a cuidar da sua saúde bucal hoje mesmo. Não deixe pra amanhã os cuidados com os dentes porque pode ser tarde demais. 

Lembre-se: os problemas no tecido gengival podem levar até a perda dos dentes!

Uma dica é conhecer a nossa linha completa Extreme Ice, que possui desde escovas de cerdas macias até geis e enxaguantes para o controle das bactérias. Dessa forma, a saúde bucal de toda a sua família ficará mais completa. 

Temos certeza que os nossos produtos serão grandes aliados na prevenção da retração gengival. Conheça o nosso site e saiba onde comprar

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.