Blog Dentalclean
cárie inicial

Cárie inicial: o que é, quando começa e tratamento

Rate this post

Você sabe o que é cárie inicial? É muito importante ter em mente que as cáries apresentam fases diferentes ao longo de seu desenvolvimento. Se você notou alguma mudança na coloração e aparência do seu sorriso – como dentes amarelados e até mau hálito – é fundamental entender do que se trata para começar a cuidar e não deixar o problema avançar. 

Um dado curioso: há mais de 2 bilhões de pessoas no mundo que possuem cáries não tratadas em dentes permanentes. Já as crianças, são mais de 600 milhões com cáries em dentes de leite. Os números comprovam a falta de cuidados com a higiene e a devida informação sobre o tema. 

Para que você não faça parte deste número, recomendamos continuar a leitura deste artigo. Aqui, vamos explicar tudo sobre a cárie inicial: como se forma, tratamento e dicas para evitar as complicações. Bora lá?

O que é cárie inicial?

É um tipo de cárie que se manifesta como uma mancha rugosa no dente – formada a partir da placa bacteriana acumulada. Também conhecida como cárie incipiente, a cárie inicial é o primeiro estágio da doença. Ela causa principalmente uma lesão superficial no esmalte dentário, ou seja, a camada externa. 

Na cárie inicial, as bactérias ainda não penetraram na dentina e outras camadas mais profundas do dente. O que evita danos significativos na estrutura da dentição. 

Entretanto, se não tratada, a cárie inicial pode evoluir para estágios mais avançados. Ou seja, quando as bactérias produzem ácidos para atacar ainda mais o esmalte dental. Com isso, surgem dores e infecções. 

É muito importante identificar a cárie inicial. Como o próprio nome sugere, essa fase da doença bucal ainda não é tão grave… Por outro lado, o acompanhamento de um profissional é indispensável para evitar complicações.  

Quais são as causas para cárie inicial?

A cárie inicial surge por conta da interação de bactérias da boca

Quando você não escova os dentes, os microrganismos se alimentam dos restos de alimentos – principalmente os ricos em açúcar. Com isso, vai formar-se uma colônia de bactérias que produz ácidos, iniciando, assim, o processo de desmineralização que leva à cárie inicial. 

Além disso, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema:

  • Alimentação inadequada;
  • Baixa produção de saliva;
  • Áreas dos dentes sem escovar; 
  • Falta de consumo de água.

É importante lembrar que a cárie inicial pode ser uma condição multifatorial. Ou seja, quando vários fatores contribuem para o seu surgimento. Sendo assim, é muito importante buscar bons hábitos e manter a saúde bucal sempre em dia. 

Quais são os sintomas da cárie inicial?

O primeiro passo para identificar a cárie inicial é sorrir na frente do espelho. Depois, procure por manchas brancas e opacas. Caso tenha notado algum indício, marque uma consulta com o dentista para que ele possa avaliar os sintomas e fazer o diagnóstico correto. 

Além disso, vale ficar de olho em outros sinais, como:

  • Sensibilidade ao calor ou frio;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Dor ocasional;
  • Coloração amarelada, acastanhada ou até preta.

Ah, e um ponto interessante é que a cárie inicial pode ser assintomática, tá bom? O problema pode estar lá, e você não sentir nenhum sintoma. Por isso, a avaliação clínica do profissional odontológico é tão importante. 

Entenda como é dado o diagnóstico da cárie inicial

Geralmente, o diagnóstico da cárie inicial é dado pelo dentista após uma série de avaliações. O profissional deve utilizar avaliação clínica detalhada, métodos e instrumentos para identificar a presença de cárie incipiente. 

Abaixo, vamos listar as principais técnicas utilizadas pelos dentistas:

  • Exame visual: procura por manchas, alterações de cor e áreas desmineralizadas;
  • Sonda exploradora: utiliza para encontrar áreas amolecidas ou cavidades nos dentes;
  • Radiografia dentária: pode ser usada para avaliar a cárie inicial entre os dentes ou abaixo da superfície;
  • Tecnologia de imagem a laser ou fluorescência: ajudam a identificar alterações sutis na estrutura dentária. 

Além disso, o profissional pode levar em consideração o seu histórico odontológico e todos os sintomas relatados ao longo da consulta. 

Como é o tratamento da cárie inicial?

O tratamento da cárie inicial costuma ser bastante tranquilo. O objetivo é interromper o avanço da lesão e promover a remineralização do esmalte dentário. 

Confira abaixo algumas opções comuns para o tratamento da cárie inicial:

  • Remoção da placa bacteriana;
  • Aplicação tópica de flúor;
  • Uso de selantes dentais;
  • Orientações sobre boa higiene bucal;

Para as crianças, o tratamento da cárie inicial é bastante semelhante. Entretanto, os procedimentos com os pequenos envolvem abordagens específicas para atender às peculiaridades da molecada. Por isso, algumas considerações que os dentistas fazem no tratamento de cárie inicial nas crianças, são:

  • Comportamento e cooperação;
  • Aplicação tópica de flúor;
  • Selantes dentais;
  • Educação sobre saúde bucal;
  • Acompanhamento regular. 

Neste sentido, vale procurar por um dentista que atenda o público infantil e/ou que seja focado no tratamento de cáries.  

Dicas para evitar a cárie inicial e outras complicações

Como você pode notar, o primeiro passo para evitar a cárie inicial é cuidar da higiene da boca. 

Afinal, de nada adianta fazer consultas periódicas com o dentista e não escovar os dentes após as refeições, por exemplo. 

Então, mantenha uma rotina de cuidados com os produtos certos: utilize uma escova dental com cerdas macias, creme com flúor e fio dental. Ah, e para complementar, vale enxaguar com o antisséptico bucal. 

No site da Dentalclean, você encontra opções para toda a sua família. Aproveite para conhecer a nossa linha completa de cuidados. Temos certeza que sua experiência com nossos produtos será a melhor possível. E, de quebra, você ainda evita a cárie inicial 🙂 Até a próxima!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.