Blog Dentalclean
como usar enxaguante bucal

Como usar enxaguante bucal da maneira correta?

É muito importante saber como usar enxaguante bucal da maneira correta. Saiba mais no nosso blog, e tire suas duvidas.

Rate this post

Um enxaguatório oral (enxaguatório bucal ou enxaguante bucal) é uma solução líquida que você bochecha para ajudar a promover a higiene bucal, reduzir certos desconfortos, ou promover algum benefício estético. Ele pode ser comprado sem prescrição médica ou via prescrição, e pode ser categorizado como cosmético, terapêutico ou uma combinação dos dois.

Assim, ele é um grande aliado no que se refere á saúde bucal, sendo muito importante saber como usar o enxaguante bucal da maneira correta. Isso porque esse tipo de produto é  indispensável na rotina dos cuidados com a higiene bucal, sendo recomendado por dentistas e especialistas no assunto. 

Por isso, convém esclarecer alguns pontos que foram recentemente elucidados pela ciência. O enxaguante bucal é ineficiente contra a placa bacteriana, ou seja, as báctérias lá dentro da placa ficam protegidas da atividade antisséptica do enxaguante. Mas não se desespere, após ler todo o texto, você entenderá qual a melhor forma de usar este importante adjuvante da higiene bucal.

Pense comigo, quando você escova os dentes, você solta as bactérias da placa (o nome certo é biofilme dental), estas ficaram livres na saliva, prontas para aderirem novamente à superfície dental e começar tudo de novo. 

Então, após desorganizar o biofilme dental usando escova e fio dental, faz todo sentido usar um enxaguante com atividade antibacteriana para eliminar as bactérias que foram soltas na saliva, atrasando o início da formação do novo biofilme (aquilo que você chama de placa bacteriana).

No entanto, é importante saber escolher um enxaguante bucal que contenha ativos que realmente beneficiem a saúde bucal e também seguir as instruções de uso corretamente.

Para que você possa saber mais sobre o assunto e aprender hoje mesmo como usar enxaguante bucal da maneira correta, preparei esse conteúdo recheado de dicas. Continue a leitura e já compartilhe com os amigos, e se tiver dúvida depois da leitura, deixe-a nos comentários abaixo, que eu respondo! Bora lá?

Quais são os benefícios de usar o enxaguante bucal?

O principal benefício dos enxaguantes bucais é ajudar a controlar os microrganismos da placa bacteriana após serem liberados na saliva pela escova e pelo fio dental. A grande vantagem disso é a prevenção de problemas mais sérios de saúde bucal, como gengivite, cáries e até a presença de aftas. 

Para que você entenda melhor, listei os principais benefícios do produto. Confira:

  • Atividade antimicrobiana: substâncias antissépticas como o cetylpyridinium ou a clorexidina estão presentes na formulação da maioria dos enxaguante bucais, e estão descritos no rótulo;
  • Proteção contra cáries: alguns enxaguantes bucais contêm flúor, que ajuda a proteger os dentes contra as cáries. O flúor interfere no metabolismo das bactérias, ajuda na recuperação do cálcio pelos dentes e inibe a desmineralização do esmalte dental causada pela produção de ácidos das bactérias. Assim podemos encontrar enxaguantes somente com flúor como ingrediente ativo ou em combinação com substâncias antissépticas;
  • Alívio da boca seca: existem também formulações com composição similar à saliva, as quais são recomendadas para pacientes com a boca seca (hipo-salivação ou xerostomia);
  • Inibição da formação de tártaro: contendo agentes como o citrato de zinco, estes enxaguantes terapêuticos reduzem o acúmulo de tártaro (aquela massa sólida aderida ao dente que só o dentista consegue remover);
  • Alívio da sensibilidade dental: se quiser aliviar a sensibilidade dental, você pode contar com a ajuda de enxaguatórios que contenham nitrato de potássio.
  • Melhoria na estética: alguns enxaguantes bucais contêm compostos que podem ajudar a clarear o esmalte dos dentes, melhorando a estética.

É importante ressaltar que os enxaguantes sozinhos não eliminam o mau hálito, apenas mascaram. Seus efeitos de mascaramento de odor geralmente não duram mais do que três horas. Se você tiver mau hálito persistente, entre em contato com seu dentista ou médico, pois isso pode ser um sinal de uma infecção bucal ou de uma condição médica, como diabetes ou infecção do trato respiratório.

Deste modo, o uso do enxaguante bucal deve ser associado à escovação e ao uso de fio dental. Esses métodos de limpeza são os principais para garantir a saúde da boca, sendo o enxágue bucal um grande aliado da escova e do fio denta, garantindo uma boa saúde bucal.

Quais são os tipos de enxaguantes disponíveis no mercado?

Existem diversos tipos de enxaguantes bucais disponíveis no mercado. Alguns dos tipos mais comuns, são:

  1. Enxaguante bucal antisséptico: esses enxaguantes contém ingredientes anti-sépticos com função de matar as bactérias, combater o mau hálito (junto com a escova e o fio dental) e fornecer aquela gostosa sensação de frescor após a escovação;
  1. Enxaguante bucal com flúor: esses enxaguantes ajudam a proteger os dentes contra as cáries e também, no combate a placa bacteriano que se forma nos dentes. É indicado para pessoas que tem mais facilidade no surgimento de cáries;
  1. Saliva artificial: possuem formulações com composição similar à saliva, as quais são recomendadas para pacientes com a boca seca (hipo-salivação ou xerostomia);
  1. Enxaguante bucal tópico para clareamento: contêm peróxido de carbamida ou hidrogênio para clarear o esmalte dos dente;
  1. Enxaguante bucal natural ou orgânico: existem enxágues com mel de abelha, com própolis, com xilitol, com óleos essenciais, dentre outros. Nesses casos, as propriedades cosméticas e terapêuticas variam de acordo com cada produto natural utilizado. O xilitol, um adoçante natural derivado das partes fibrosas das plantas, tem um sabor adocicado semelhante ao açúcar, mas é pobre em calorias e tem um baixo índice glicêmico. Além disso, estudos clínicos e laboratoriais indicam que o xilitol ajuda a reduzir o risco de cárie dentária e promove a saúde bucal;
  1. Enxaguante bucal com propósitos específicos: como enxaguantes para periodontite, usados para prevenção de tártaro no dente, antiplaca e anti-inflamatórios, etc

É importante notar que antes de escolher um enxaguante bucal é importante consultar um dentista para que ele possa recomendar o enxaguante correto para as necessidades individuais de cada paciente.

Mas afinal, como usar enxaguante bucal da maneira correta? Confira um passo a passo!

Agora que você já sabe mais sobre o produto, aprenda um passo a passo de como usar enxaguante bucal da maneira correta:

Passo 1: escove os dentes e faça o uso do fio dental antes de usar o enxaguante bucal. Isso ajudará a remover a placa e os resíduos de comida dos dentes e gengivas.

Passo 2: leia as instruções de uso no rótulo do produto e certifique-se de usar a quantidade recomendada do enxaguante. Geralmente, meia tampinha basta. 

Passo 3: após bochechar por 30 segundos, incline a cabeça para trás e faça um gargarejo por mais 30 segundos, certificando-se de cobrir todas as áreas, inclusive a língua. Não engula o produto!

Passo 4: após cuspa o enxaguante bucal na pia e não escove os dentes novamente, nem use o fio dental imediatamente para não remover os seus efeitos. O indicado é fazer uso de até duas vezes por dia.

💡 DICA EXTRA: É muito importante seguir as recomendações do produto para não irritar a mucosa bucal. Ah, além disso, nos primeiros 30 minutos após o uso, procure não comer ou beber, para que os efeitos do produto sejam prolongados.

Conheça a linha de enxaguantes Diamond, da Dentalclean

Agora que você já sabe como usar o enxaguante bucal da maneira correta, aproveite para conferir a Linha Diamond, da Dentalclean.

Os nossos enxaguantes proporcionam uma suave sensação de refrescância, eliminando o mau hálito e deixando-o agradável por mais tempo. Indicado por especialistas, o produto pode ser utilizado duas vezes ao dia para evitar a proliferação de bactérias e eliminar a placa bacteriana. 

A linha completa conta com os sabores de menta e hortelã para um sabor agradável na boca. Isso sem falar na fórmula inteligente que protege e ainda evita o tártaro no dente.

Caso tenha interesse, temos versões de 300ml, 600ml e 1L. Dessa forma, é possível proteger a boca de toda a família. 

Sem dúvida, um excelente aliado para o seu sorriso. 

Agora que você já sabe tudo sobre como usar o enxaguante bucal da maneira correta, aproveite para ler mais sobre a cárie de mamadeira.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.