Blog Dentalclean
dor de dente no frio

Como evitar a dor de dente no frio?

Rate this post

O inverno chegou! Mesmo quem não é fã do frio, precisa aceitar as baixas temperaturas em certas épocas do ano. Ainda mais no período entre junho e setembro, não é? O problema é que muitas pessoas relatam sentir dor de dente no frio… Além disso, podem surgir até dores musculares. 

Mas afinal, por que isso acontece? A verdade é que todo o nosso corpo fica mais “tenso” durante o inverno. Isso acontece porque os músculos se contraem para se proteger das quedas de temperatura. E é justamente a contração que costuma causar as dores musculares. 

Mas e os dentes, o que tem a ver com isso? Como evitar a dor de dente no frio? Calma! Vamos responder todas as suas dúvidas neste artigo. Preparamos especialmente para que você tenha mais conforto durante as épocas mais geladas do ano. Bora lá?

Mas afinal, porque o frio dá dor de dente?

Na verdade, o que causa a sensação de dor, não é necessariamente o frio… Mas, sim, a sensibilidade dentária. Então, quando o ar gelado entra em contato com a superfície do dente, causa um resfriamento que chega até a polpa dentária – região com terminações que transmitem impulsos nervosos e causam a sensação de dor. 

Então, quando o ar gelado entra pela boca, é como se você estivesse mordendo um sorvete. O efeito da sensibilidade é igualmente percebido. 

Aliás, o problema da hipersensibilidade dentária é mais comum do que você imagina: cerca de 30% da população brasileira vive com a condição, principalmente pessoas de 20 a 40 anos. 

Então, não é só você que sente dor nos dentes ao sair para trabalhar em uma manhã gelada. 

A boa notícia é que existem muitas formas de reverter essa situação. Vamos falar melhor daqui a pouco, continue a leitura com a gente.

Entenda as causas da sensibilidade dentária

Agora que você já sabe que a dor de dente no frio é causada pela sensibilidade, chegou a hora de conhecer as causas para essa condição. 

Afinal, não é um problema que surge só no inverno, não é? A hipersensibilidade pode se intensificar nas épocas mais geladas do ano, mas também costuma surgir ao ingerir alimentos e bebidas muito quentes ou frias. 

 Confira com a gente uma lista das causas para a sensibilidade dentária:

  • Erosão do esmalte dentário e exposição da dentina;
  • Retração gengival; 
  • Escovação excessiva;
  • Bruxismo; 
  • Clareamento;
  • Restaurações dentárias; 
  • Tratamento de canal;
  • Fraturas dentárias;
  • Doenças periodontais, como gengivite;
  • Consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas. 

Então, se você está com sensibilidade dentária constante, é recomendável consultar um dentista. Dessa forma, o profissional avaliará sua condição específica e identificará as causas subjacentes, propondo o tratamento mais adequado. 

Dor de dente no frio: o que fazer? Confira algumas dicas para não sofrer no inverno!

Ninguém merece sofrer com dor de dente no frio, não é? Então, preparamos algumas dicas para você se livrar do problema – ou pelo menos controlá-lo. Acompanhe!

Escove os dentes com delicadeza

Isso mesmo! Nada de aplicar muita força nos seus dentinhos na hora de escovar. Além disso, na hora de escolher a escova dental, prefira as com cerdas macias. 

Dessa forma, você evita desgastes tanto nos dentes quanto nas gengivas – o que pode expor a dentina e aumentar a sensibilidade. 

Ah, e não se esqueça de realizar movimentos circulares suaves na hora de escovar. Lembre-se: a atividade deve ser feita sempre após as refeições ou pelo menos três vezes ao dia. 

Evite alimentos e bebidas frios

Outra dica importante é reduzir a exposição direta dos dentes a alimentos e bebidas muito gelados. Isso pode causar mais impulsos nervosos na dentina, o que causa muita dor. 

Procure consumir os líquidos sempre em temperatura ambiente. Mas, se não tiver como, utilize um canudo para minimizar o contato do líquido com os dentes. 

Além disso, vale evitar sucos cítricos que podem prejudicar o esmalte do dente

Utilize enxaguante bucal sem álcool

Enxaguante bucal com álcool pode irritar ainda mais os dentes que já são sensíveis. Então, é muito importante escolher produtos sem o composto para evitar a dor de dente no frio. 

Neste sentido, vale ler atentamente o rótulo do produto e consultar o seu dentista para obter recomendações específicas. 

Vale lembrar que o enxaguante é um complemento do processo de higienização bucal. Certifique-se de escovar os dentes com atenção e utilizar o fio dental em todos os espaços da arcada dentária. 

Use creme dental para dentes sensíveis

Pode parecer clichê, mas funciona, viu? Os cremes dentais desenvolvidos especialmente para dentes sensíveis contêm ingredientes – como nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio – que ajudam a bloquear os túbulos dentinários. 

Com isso, é possível reduzir a sensibilidade nos dentes e ganhar muito mais qualidade de vida! 

Ah, mas é muito importante usar todos os dias e seguir as recomendações do fabricante para resultados ainda melhores. 

Uma dica é o Regenerador Sensitive, da Dentalclean, desenvolvido especialmente para o alívio da sensibilidade. A cada uso, a fórmula exclusiva repõe os minerais dentários, ajudando a regredir até mesmo as cáries em estágios iniciais.  

A camada protetora também atua na região da terminação nervosa dos dentes, reduzindo a sensibilidade aos poucos. A tecnologia foi desenvolvida com base em estudos e pesquisas com mais de 200 pacientes, sendo aprovada pela Associação Brasileira de Odontologia. 

Clique no link para saber onde comprar o seu Regenerador Sensitive. Temos certeza que ele vai te ajudar com a dor de dente no frio

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.