Blog Dentalclean
fluorose dentária

Fluorose dentária: como pode afetar as crianças?

Rate this post

Que as crianças estão mais suscetíveis a problemas dentários não é novidade. Afinal, é durante a infância que a dentição ainda está se formando, o que aumenta as chances de complicações. O que muitos pais não sabem é que existe uma condição que pode acontecer até mesmo por sua presença na água: a fluorose dentária.

Apesar de não causar danos profundos na saúde bucal, a fluorose dentária infantil pode afetar a autoestima dos futuros adultos. Isso porque a descoloração nos dentes é um dos principais sintomas, e pode permanecer até a fase adulta.

Mas afinal, o que é essa tal de fluorose dentária? De onde ela vem? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto! Continue a leitura com a gente e saiba como proteger a saúde bucal dos seus filhos. 

O que é fluorose dentária?

É uma alteração causada no esmalte do dente por conta do excesso de flúor. A substância natural é adicionada frequentemente na água potável, pastas de dente e outros produtos odontológicos para prevenção de cárie. Porém, em excesso, pode causar o que chamamos de fluorose dentária. 

Com isso, surgem manchas esbranquiçadas ou amareladas e opacas no esmalte dentário, podendo ter diferenças anatômicas. 

Fluorose dentária infantil

As alterações causadas pela fluorose podem acontecer durante a fase de desenvolvimento dos dentes. Por isso, o risco é maior em bebês e crianças que não possuem a arcada dentária 100% desenvolvida, pois ainda estão em formação.  

Nestes casos, surgem inimigos, como: alimentos com alto teor de flúor, suplementação de flúor e até algumas marcas de pasta de dente. Os sintomas podem se manifestar tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes. 

Ah, é válido lembrar que a fluorose pode afetar pessoas de todas as idades. Isso porque a condição está relacionada à ingestão de flúor e não a aspectos etários, já que o defeito acontece na época de formação destes elementos.

Dente com fluorose: quais são os sintomas?

Os principais indicadores da fluorose dentária estão relacionados ao aspecto estético. Confira mais sobre os sintomas da condição:

  • Descoloração nos dentes, podendo ser manchas brancas, escurecidas e amareladas;
  • Superfície dentária irregular;
  • Perda de brilho e opacidade;
  • Formação de sulcos e porosidades; 
  • Danos em dentes que estão em processo de erupção.

Vale lembrar que, geralmente, a fluorose não causa dores ou desconforto. O grande impacto está relacionado à aparência dos dentes. O que pode causar problemas de autoestima no futuro, por exemplo. 

Neste sentido, vale fazer observações e procurar por orientações adequadas de um dentista. 

Causas para a fluorose dentária

Embora o flúor seja essencial para a prevenção da cárie, o excesso de ingestão ou exposição pode resultar em descolorações e irregularidades nos dentes. Dentre os fatores que contribuem para essa exposição excessiva, podemos destacar:

  • Água potável com alto teor de flúor;
  • Suplementos de flúor em idade precoce;
  • Uso excessivo de pasta de dente contendo flúor, ocorrendo ingestão; 
  • Falta de enxague para retirar as partículas da substância;
  • Ingestão de flúor por alimentos processados e bebidas;
  • Fatores geográficos, locais e vulnerabilidade de acordo com a época de formação dos dentes.

Lembrando que as causas podem atuar individualmente ou em conjunto, o que aumenta as chances de fluorose dentária. Por isso, é importante estar ciente dos fatores e tomar medidas para garantir o controle, especialmente durante a infância.  

Além da fluorose, o que pode ser mancha branca no dente?

Além da fluorose dentária, existem outras condições que causam mancha branca no dente. Confira abaixo uma lista de outros problemas bucais que podem estar associados:

  • Hipoplasia do esmalte;
  • Hipomineralização ou HMI;
  • Cárie inicial;
  • Processo de remineralização:
  • Erosão dentária;
  • Má higiene oral;
  • Infecções fúngicas.

Então, vale dizer que nem sempre uma mancha branca no dente é fluorose. Por isso, a consulta com o dentista é indispensável para um diagnóstico preciso e para determinar a melhor opção de tratamento. 

Tem como tirar fluorose do dente?

Se você está lendo aqui em busca de uma solução caseira: pule para o próximo parágrafo.

Não há receita milagrosa para tirar a fluorose do dente. O que você pode fazer em casa é se prevenir fazendo uma boa higienização bucal, com escova de cerdas macias, pasta na concentração correta de flúor, fio dental e enxaguante bucal. 

No mais, é indispensável o acompanhamento de um especialista para aplicar flúor corretamente, fazer limpezas, raspagens etc.   

Tratamento para fluorose dentária: saiba como é feito

A boa notícia é que existe tratamento para fluorose dentária. O objetivo é melhorar a aparência dos dentes afetados. Entretanto, o tratamento dependerá da gravidade da fluorose, preferência do paciente e indicação do dentista. 

Por exemplo, existe a técnica de microabrasão de esmalte para casos leves e moderados. Já nas situações mais severas, podem ser feitos tratamentos associados, lançando mão de procedimentos como clareamento e infiltração de resina. 

Além disso, há outras intervenções estéticas, como aplicação de facetas dentárias, cobertura com resina composta, cerâmicas e lixamento seletivo. 

Saiba como prevenir fluorose dentária

Mesmo com o tratamento, em qualquer situação, a prevenção é fundamental para evitar a fluorose dentária. 

Sendo assim, procure não consumir flúor de maneira não recomendada. Caso fique com dúvidas, questione o seu dentista. 

Outro ponto é redobrar os cuidados com as crianças. Fique de olho na quantidade de creme dental, ensine a enxaguar a boca direito e tome cuidado para que o pequeno não engula a substância. 

Por isso, vale conhecer o Gel Regenerador Kids, da Dentalclean. O produto foi especialmente desenvolvido para cuidar da saúde bucal das crianças de maneira segura, sendo um grande aliado da saúde bucal infantil. 

E aí, curtiu saber mais sobre fluorose dentária? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.