Blog Dentalclean
mancha branca no dente

Mancha branca no dente: o que pode ser e como tirar

4.4/5 - (5 votes)

Por ser um problema comum, a mancha branca no dente é ignorada por muitas pessoas. Mesmo afetando o lado estético, o problema pode ser visto como algo inofensivo. Mas a verdade é que ele pode indicar algo grave em sua saúde bucal, como a formação das cáries. 

E por falar em cárie, você sabia que ela é a segunda doença mais comum em todo o planeta, perdendo apenas para o resfriado? A informação, disponibilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sugere que cerca de 90% das crianças sofrem com cárie nos dentes, o que pode afetar na aprendizagem escolar. Já os adultos entre 65 e 74 anos, já não possuem sequer dentes naturais.

Por outro lado, o dente com cárie pode ser evitado se notarmos com antecedência alguma manchinha branca. A gravidade da situação deve ser avaliada por um especialista, procure agendar uma consulta o quanto antes.

Se você tem mancha branca no dente ou quer prevenir o seu surgimento, é interessante saber mais sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda mais sobre a característica dental, suas causas e como tratar. Acompanhe a leitura!

O que são manchas brancas no dente e como surgem?

Para você entender a mancha branca, eu vou fazer uma analogia com uma mesa de madeira contendo um tampo de vidro. Se pegarmos uma lixa que desgasta o vidro e começarmos a lixar esse vidro, ele vai começar a ficar áspero e fosco. Concorda? Assim ele vai desgastando até chegar na madeira, que tem textura e cor diferente do vidro.

Bom, o dente possui uma camada externa muito dura e mineralizada (o esmalte dental), que é representada pelo vidro na minha analogia acima. Abaixo do esmalte, existe a dentina, que tem cor e consistência diferente do esmalte, assim como a madeira é diferente do vidro.

A lixa representa a placa bacteriana que produz ácido e vai causar o desgaste do esmalte. Assim como o vidro, o esmalte vai ficar áspero, fosco e esbranquiçado. Quando a placa bacteriana (que você não removeu na escovação) desgastar todo o esmalte, ela vai chegar na dentina (representada pela madeira da mesa) que adquire a cor amarronzada e até preta, típicas da cárie. Mas concorda que a cárie começou bem antes? 

As manchas brancas surgem na superfície dos dentes, tanto na infância quanto na fase adulta. Como expliquei acima, elas aparecem devido ao desgaste (desmineralização) do esmalte dental, causado pelos ácidos produzidos na placa bacteriana.

Portanto, a mancha branca pode ser um início de cárie. Mas como, neste estágio, ela pode ser revertida, a Odontologia a chama de cárie reversível. Infelizmente, quando a cárie fica amarronzada e preta, não tem mais volta. Daí, o motorzinho tem que entrar em ação.

Caso surjam manchas brancas nos dentes, o primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista para avaliar qual a causa do problema. Com isso, pode ser feito o tratamento e implementar medidas de prevenção para o futuro.

3 causas das manchas brancas nos dentes

Alguns desses problemas podem levar à mancha branca no dente. Entenda melhor sobre o assunto a seguir:

#1 – Cárie

A mancha branca no dente provocada pela cárie é o primeiro sinal de desgaste do esmalte dentário. Normalmente o problema surge em locais em que há acúmulo de restos de alimentos: próximo à gengiva e entre os dentes, favorecendo a proliferação de bactérias e formação da placa bacteriana. 

A cárie normalmente está diretamente relacionada à falta de higiene bucal adequada. Por estar associada a um consumo excessivo de alimentos doces – como balas e chocolates – o problema favorece o crescimento bacteriano e surgimento das placas. 

Assim, é importante escovar bem os dentes, com pasta de dente com flúor, e usar fio dental pelo menos 2 vezes por dia, principalmente antes de dormir, para retirar os resíduos que sobram após as refeições. 
Temos um conteúdo completo que explica como a cárie se forma.

#2 –  Fluorose

O flúor é um elemento químico muito importante para evitar que os dentes percam os minerais e para impedir o desgaste causado por bactérias e por substâncias presentes na saliva e na alimentação.

Diferentemente da cárie, as manchas esbranquiçadas ou mais puxadas para o marrom na superfície dos dentes, assim como uma coloração opaca, podem ser indícios da fluorose. Por ser mais comum durante a infância, os pequenos são os mais afetados pela condição, que acontece durante a transição dos dentes de leite para os permanentes.

Apesar do efeito estético, a fluorose não apresenta nenhum risco para a saúde bucal. Os dentes manchados não ficam mais fracos, por exemplo, nem geram nenhuma complicação mais grave. Contudo, uma vez que acontece, o dente não retorna a sua cor natural, sendo necessário recorrer a algum tratamento de estética dental.

As manchas causadas pelo excesso de flúor podem ser removidas através de clareamento ou por meio de colocação de facetas dentárias, também conhecidas por lentes de porcelana. Vale seguir a recomendação de acordo com o dentista. 

3. Hipoplasia de esmalte dentário

A hipoplasia afeta a formação de diversos tecidos do corpo, inclusive o esmalte dentário. A condição não só gera manchas brancas, como desgasta o esmalte e abre espaço para que outros problemas e doenças surjam na dentição. 

A hipoplasia de esmalte é caracterizada pela deficiência da formação do esmalte do dente. Essa característica leva ao aparecimento de pequenas linhas, falta de parte do dente, alterações na cor ou surgimento de manchas dependendo do grau de hipoplasia.

Quem tem hipoplasia do esmalte têm mais chance de desenvolver cáries e sofrer com a hipersensibilidade. Em razão disso, é importante ir ao dentista regularmente e manter uma boa higiene bucal. 

Em geral, as manchas causadas pela hipoplasia são fáceis de tratar por meio de clareamento ou através do uso de cremes dentais remineralizadores. 

No entanto, vale lembrar que, se além das manchas, houver falta de partes de dentes, pode ser realizado implantes dentários.

Mancha branca no dente: como tirar?

Em alguns casos, a mancha branca no dente não sai naturalmente. É preciso recorrer aos tratamentos estéticos que auxiliem na ocultação, diminuição e até mesmo no desaparecimento das manchas. A melhor opção de procedimento será indicada pelo dentista. 

É válido lembrar que, antes de iniciar o tratamento, é necessário conferir se o dente não apresenta nenhuma patologia, como as indicadas anteriormente. Confira abaixo os tratamentos mais indicados para mancha branca no dente.

  • Microabrasão; 
  • Clareamento;
  • Facetas dentárias.

Acesse o link para saber se o clareamento caseiro funciona. Contamos a verdade para você não prejudicar o seu sorriso.

Tratamento para cáries nos dentes: Gel Regenerador, da Dentalclean

O novo Gel Regenerador + Sensitive 5 em 1 oferece um poderoso tratamento contra a sensibilidade dentária e é um dos poucos produtos no mercado brasileiro capaz de regenerar os dentes e regredir a cárie em estágio inicial.

O creme dental possui fórmula exclusiva que repõe os minerais do esmalte dentário, regenerando as cáries reversíveis. Ou seja, um produto que atua diretamente nos primeiros sinais da cárie, antes de chegar na dentina (madeira da mesa, na explicação acima). O recurso remineraliza a mancha branca ativa no esmalte do dente, sendo também anti placa bacteriana e benéfico no combate à gengivite. 

Outro ponto importante é que Gel Regenerador + Sensitive cria uma camada protetora na região nervosa dos dentes para reduzir a sensibilidade e ainda mata 99,9% dos germes, protegendo sua boca por até 13 horas. 

Uma dica importante: coloque um pouco desse creme dental no dedo, leve ao dente com a mancha ou com sensibilidade e espere por mais ou menos 5 minutos, para depois escovar os dentes. Isso vai proporcionar um melhor resultado.

Desde o lançamento, o Gel Regenerador obteve grande sucesso em vendas em diversos lugares do país. Já está presente em várias redes regionais e nacionais de atacarejo, além de estar disponível para venda no maior site de e-commerce do mundo: Amazon

Agora que você já sabe como remover mancha branca no dente, aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.