Blog Dentalclean

O que é periodontite: causas, sintomas e tratamento

5/5 - (1 vote)

A periodontite é mais comum do que você imagina. Não é difícil encontrar uma pessoa que já tenha sofrido com essa doença inflamatória que atinge as gengivas e até mesmo o osso que sustenta os dentes. Além disso, o problema é a porta de entrada para doenças cardíacas e pulmonares, já que as bactérias podem penetrar na corrente sanguínea. 

De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial vive com a periodontite. Ainda de acordo com a pesquisa, o problema é o maior motivo para a perda de dentes em adultos. 

A boa notícia é que a periodontite é bastante evitável. Isso porque ela é basicamente causada pela falta de higiene bucal. O acúmulo de placa bacteriana evolui para um quadro mais crítico que causa uma série de problemas, incluindo dor e sangramento. 

É muito importante conhecer as causas e os fatores de risco da periodontite. É uma doença que pode avançar rapidamente e causar danos sérios. 

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Dessa forma, você consegue se proteger e proteger toda a sua família. Continue a leitura com a gente. 

O que é periodontite?

É uma inflamação que ocorre nas gengivas, causada pelo acúmulo de bactérias e tártaro. Apesar de atingir diretamente o tecido gengival, a periodontite também afeta as camadas dentárias, como o osso alveolar e o ligamento periodontal. 

Também conhecida como doença periodontal, o problema é o estado mais avançado da gengivite. Os microrganismos que causam a ação inflamatória vão corroendo a arcada dentária – podendo trazer desde pequenas sequelas até perda óssea e queda dos dentes. 

Sintomas da periodontite

A periodontite pode ser percebida pelo inchaço, vermelhidão e sangramento das gengivas. As condições ficam ainda piores durante a escovação – principalmente se você aplicar muita força – e ao se alimentar. 

Além disso, um dos sinais aparentes são os dentes tortos. Com o tempo, eles começam a se separar e podem até cair. Isso porque os tecidos de sustentação ficam mais fracos com a periodontite. 

Outros sintomas comuns, são:

  • Mau hálito;
  • Dores nos dentes e nas gengivas;
  • Escurecimento das gengivas;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Recessão gengival.

A periodontite pode atingir somente um dente ou afetar todos ao mesmo tempo. Sem dúvidas, a mudança no aspecto do sorriso é o sintoma número um para ficar de olho.  

É importante consultar o seu dentista assim que os sinais surgirem. Dessa forma, o profissional vai fazer o diagnóstico completo e indicar o tratamento mais adequado, além de dar dicas de como fortalecer os dentes e minimizar o mau hálito

O que causa a periodontite?

O que causa a periodontite é o tártaro. Ou seja, a placa bacteriana acumulada e que não é removida durante a escovação e a passagem do fio dental. O tártaro é uma camada pegajosa e incolor – às vezes amarelada – que cresce junto aos dentes e ao tecido gengival. 

Quando essas bactérias não são removidas, elas se fixam na arcada dentária. Podendo crescer e penetrar na raiz dos dentes e gengivas. 

Quais são os riscos da periodontite?

Se não tratada logo no ínicio, o quadro clínico pode evoluir de forma rápida e desencadear consequências desagradáveis, como:

  • Reabsorção dos tecidos periodontais;
  • Dentes fracos e bambos;
  • Formação de úlceras e abcessos com pus;
  • Perda dentária;
  • Infecção pulmonar (quando as bactérias penetram no organismo).

Algumas condições podem aumentar o risco de desenvolvimento da periodontite, como o hábito de fumar, alterações hormonais durante a gravidez, deficiência de vitamina C, diabetes tipo 2, obesidade e uso de anticoncepcionais orais.

Qual a diferença entre periodontite e gengivite?

Como explicamos anteriormente, a gengivite é a fase inicial da doença. Ela é caracterizada pelo inchaço das gengivas, podendo causar sangramentos e dores ao passar o fio dental, escovar os dentes e ao se alimentar. Aqui, o dano é “fácil” de ser revertido.

Já a periodontite é o estágio mais avançado, quando as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas periodontais onde as bactérias ficam alojadas. Dessa forma, os microrganismos liberam toxinas que atacam as estruturas dentais e os ossos que sustentam os dentes. 

A gengivite pode evoluir para periodontite de maneira bem rápida, principalmente se a pessoa acometida não cuida da saúde bucal. 

Diagnóstico e tratamento da periodontite

O diagnóstico da periodontite deve ser feito por um dentista especializado no tratamento deste tipo de doença. No caso, o periodontista. 

O profissional vai observar os dentes e as gengivas, além do seu histórico de saúde. Ele também pode fazer algumas perguntas para identificar hábitos prejudiciais à saúde bucal, como falta de higiene ou uso de algum remédio. 

Além disso, o dentista pode solicitar exames de imagem, como tomografia dentária, para avaliar a perda óssea na região afetada.    

Durante o tratamento, o profissional pode fazer uma raspagem da raiz para remover o tártaro e indicar antibióticos, dependendo da gravidade de alguns casos. 

Como prevenir a periodontite?

A regra básica para evitar o desenvolvimento da periodontite é visitar o dentista. As idas ao consultório devem acontecer a cada três meses, pelo menos. Dessa forma, é possível identificar a gengivite em seus estágios iniciais e tratar o quanto antes. 

Além disso, outro passo importante é começar a cuidar da saúde bucal de uma vez por todas. O uso da escova de dente e fio dental após as refeições é indispensável. Essas atividades vão evitar que as bactérias criem moradia no seu sorriso. 

Não se esqueça de escovar os dentes com um gel antiplacas. Com este produto, você vai conseguir reparar os dentes sensíveis e criar uma camada de proteção efetiva em volta das gengivas. Dessa forma, é possível minimizar o avanço da doença periodontal. 

Agora que você já sabe mais sobre a periodontite, aproveite para ler mais conteúdos de higiene bucal no nosso blog. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Michelle Carregosa

Graduada pelo Centro Universitário Ages
Pós-Graduada em Saúde Pública
Pós-graduanda em Ortodontia
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor
Mestranda em Odontologia

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.