Blog Dentalclean
Tomografia dentária

Tomografia dentária: para que serve e quando fazer?

2/5 - (1 vote)

A tomografia dentária é um exame bastante solicitado pelos dentistas. Isso porque ele permite identificar e entender os processos patológicos da boca. Podendo assim encontrar as melhores opções para o tratamento necessário. 

Por exemplo: tumores benignos e malignos, cistos, traumas nos dentes, análises ósseas e entre outras, podem ser diagnosticados a partir da tomografia dentária.

Vale lembrar que 88% dos brasileiros apresentam algum tipo de problema na boca e não sabem. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, 2,5 milhões de pessoas nunca passaram por uma consulta com o dentista. Sendo assim, fica cada vez mais difícil fazer um tratamento do começo ao fim. 

Dessa forma, a tomografia dentária torna-se uma grande aliada das pessoas com problemas bucais, já que o exame traz ótimos benefícios, como agilidade e segurança. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito sobre o que é e como funciona a tomografia dentária. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre a tomografia dentária. Bora lá?

O que é a tomografia dentária?

É um método utilizado para avaliar imagens das estruturas ósseas da face. Esse exame também utiliza raios X para mostrar imagens “fatiadas” do corpo humano. Neste caso, mais especificamente, da região da cabeça do paciente. 

É um exame computadorizado que possibilita a reprodução total das arcadas dentárias, com diagnóstico mais preciso e ágil.

A tomografia dentária pode ser solicitada para mostrar áreas pequenas da boca de cada vez, com mais detalhes, ou para abranger uma área maior. Dessa forma é possível analisar tanto a região da arcada dentária superior (maxilar) quanto da arcada dentária inferior (mandíbula). 

A imagem computadorizada da tomografia é considerada um exame avançado de imagem extrabucal. Ou seja, o filme onde será mostrada a imagem ficará fora da boca do paciente enquanto a tomografia estiver acontecendo. 

A tomografia tem alta precisão diagnóstica, pois permite uma visualização volumétrica (tridimensional – 3D) de imagens da boca e outras partes do corpo.

Por meio da tomografia dentária, o profissional consegue ter uma melhor distinção entre os tecidos, tendo em vista a maior assertividade na coleta da imagem. O procedimento também auxilia a identificar anomalias sem que o paciente precise ser submetido a ações invasivas.

Como é feita a tomografia dentária?

A tomografia dentária possui tecnologias que se diferenciam dos equipamentos convencionais para esse tipo de exame. Para realizar o exame, o paciente precisa se sentar em uma cabine. O aparelho especial faz um movimento de rotação em torno da cabeça do paciente que está sendo examinado.

Por meio desta movimentação, o raio-X alcança todo o complexo mandibular-maxilar. Dessa forma, a cada determinado grau de giro, é obtida uma imagem completa do rosto do paciente, garantindo ótimas imagens para os diagnósticos.

Com a ajuda de um software, o material captado pelo equipamento é compactado. Isso faz com que todo o exame seja resumido em uma única imagem em tamanho real e tridimensional.

As imagens ficam em alta resolução e com muita qualidade. Isso possibilita que os dentistas e profissionais envolvidos consigam ter excelentes resultados no tratamento das patologias de seus pacientes.

Dessa forma, fica mais fácil identificar os casos mais graves e analisar os caminhos para a cura. 

Quais são as vantagens de realizar uma tomografia dentária?

As principais vantagens da tomografia computadorizada é que o paciente não sente nenhuma dor, nem passa por nenhum tipo de procedimento invasivo, como cirurgias. 

Além disso, o exame é um processo bastante rápido, confiável e de alta precisão diagnóstica. Dessa forma, fica mais rápida a visualização imediata das imagens, de forma volumétrica.

Outro ponto é que o dentista pode verificar os tecidos duros e moles, por meio de imagens em tamanho real.

Em razão da baixa radiação, a tomografia pode ser realizada em todas as especialidades, inclusive na odontopediatria. 

Quando uma tomografia dentária é solicitada?

Os exames de tomografia dentária podem ser solicitados quando o dentista precisar fazer diagnósticos mais assertivos. Principalmente quando demanda conhecimento de imagens completas e em alta qualidade das arcadas dentárias dos pacientes.

Entre as situações em que o exame pode ser solicitado, estão:

  • Descobrir o melhor posicionamento de uma estrutura dentária; 
  • Avaliar lesões em ossos da face;
  • Planejar tratamento ortodôntico;
  • Planejar tratamento endodôntico (tratamento de canal);
  • Examinar lesões;
  • Planejar a colocação de implantes;
  • Verificar alterações na região; 
  • Planejar desde cirurgias simples até as mais delicadas.

Tudo isso porque a imagem 3D permite uma melhor percepção do local que está sendo examinado. Dessa forma, a tomografia pode ser usada para diagnosticar desde cistos até mesmo tumores e câncer na gengiva, por exemplo.

No setor da implantodontia, a tomografia também é muito requisitada. Isso porque ela pode ajudar a avaliar a estrutura óssea a ser implantada ou reconstruída, por meio de enxertos ou próteses dentárias.

Além disso, a tomografia é utilizada para gerar arquivos a serem convertidos em protótipos. De tal forma, é possível ter uma reprodução exata com as impressoras 3D, o que garante um diagnóstico e planejamento ainda mais precisos.

Quais são os cuidados necessários em uma tomografia dentária?

Ao realizar uma tomografia dentária, é necessário ter em mente que alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, o profissional deve garantir a retirada de todos os objetos metálicos do local.

Além disso, a clínica deve providenciar o uso de equipamentos de proteção, tanto para o profissional envolvido quanto para o paciente.

Outro ponto é que o examinado faça jejum de até uma hora antes de realizar o exame. Mas isso depende muito da recomendação do dentista. 

Agora que você já sabe o que é tomografia dentária, aproveite para conhecer os produtos da Dentalclean. Temos linhas completas para cuidar da saúde bucal de toda a sua família. Somos uma empresa com experiência e vasto conhecimento em saúde odontológica. Aproveite para conhecer a incrível variedade que nós temos. Com certeza, você vai encontrar algo que atenda às suas necessidades. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.