Blog Dentalclean

4 dicas para uma escovação completa

Avalie esse post!

Todos sabemos da importância de escovar os dentes para manter os cuidados com a saúde bucal. Entretanto, poucos sabem que existem uma maneira correta de fazê-la.

Sendo assim, por mais que você realize a escovação diariamente, se não for feito da forma certa, ela pode não ser tão eficiente quanto deveria, fazendo com que as partículas de alimentos não sejam devidamente removidas.

A boa higienização oral previne que inúmeras doenças apareçam em sua boca. A escovação diária evita que os problemas bucais mais comuns, como as cáries, o tártaro e a gengivite, além do mau hálito, apareçam.

Escolha dos produtos

Essa é uma etapa essencial para que a boa higiene oral seja realizada da maneira correta. 

Por mais que muitas pessoas pensem que a escova de dentes ideal é aquela com cerdas médias e duras, isso não é verdade. Apesar de parecerem mais eficientes, essas escovas podem desgastar o esmalte, causando sensibilidade e, até mesmo, retração da gengiva.

O importante é escolher uma escova que tenha as cerdas macias, independente de ser manual ou elétrica. Além disso, o tamanho da cabeça da escova deve ser adequado ao de sua boca. As de cabeça pequena são mais fáceis de alcançar os dentes que ficam no fundo da boca.

É importante que o creme dental seja com flúor, exceto para crianças menores de oito anos. Nesses casos, garanta com o odontopediatra do seu convênio dentário qual é a melhor opção. O flúor auxilia na remineralização do dente, evitando cárie e a formação da placa bacteriana.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados para manter a higiene da escova e evitar que outras bactérias cheguem em sua boca. O principal cuidado é não compartilhar sua escova com nenhuma outra pessoa, pois isso pode aumentar o risco de desenvolver cáries e outras infecções.

É importante também que a escova seja devidamente higienizada após a escovação, retirando todo o excesso de creme dental, como também de água. A escova de dente deve ser guardada sempre com as cerdas para cima, pois isso evita que haja um acúmulo de água que pode causar fungos. Antes da escovação, lembre-se de, também, limpar a escova com água corrente. 

As escovas devem ser guardadas em um local seco, de preferência com uma proteção ou dentro de armários para evitar que entre em contato com outras bactérias do ambiente. 

Quando as cerdas começarem a ficar tortas, é necessário substituir por uma nova. Normalmente, isso deve ocorrer a cada três meses para que não haja um acúmulo de impurezas. Da mesma forma, é importante que a escova seja trocada após uma gripe ou resfriado, pois pode provocar uma nova infecção.

Qual a maneira correta?

Antes de dar início à escovação dos dentes, é importante fazer um bochecho com água para eliminar as partículas de alimentos maiores que estão na boca. Fazendo isso, as chances da comida ficar presa entre as cerdas ou entre os dentes são menores.

Não se esqueça das indicações do profissional do convênio dentário: realizar, no mínimo, 3 escovações por dia, priorizando que sejam feitas após as refeições.

Sobre a escovação

Para que seja eficiente, divida a sua boca em quatro partes. Cada área deve ser escovada por cerca de 30 segundos. A divisão deve ser feita da seguinte maneira: 

  • inferior esquerdo;
  • inferior direito;
  • superior esquerdo;
  • superior direito.

Sendo assim, o mínimo que se deve gastar em uma escovação é dois minutos, apenas para higienizar adequadamente os dentes. É essencial não ter pressa durante a escovação e nem colocar muita força, pois pode machucar a gengiva e causar sangramentos.

A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45º na linha da gengiva, em movimentos para frente e para trás ou circulares. Tenha a certeza de que cada dente foi escovado adequadamente. Os movimentos devem ir desde a gengiva até a ponta do dente em todas as superfícies.

Além disso, não é necessário colocar muito creme dental na escova. O estimado é que, para os adultos, cerca de um centímetro já é o suficiente. Isso porque o que remove as impurezas da boca é o atrito da escova com o dente e não necessariamente a pasta.

Para as crianças, essa quantidade é ainda menor. Sendo assim, é aconselhável garantir com o profissional do seu convênio dentário qual quantidade é a mais indicada, assim como quantas vezes por dia deve ser utilizado o creme dental com flúor.

Escove a língua

Algumas partículas de alimentos podem ficar presas às papilas gustativas, sendo possível que haja a saburra lingual, que através do processo de fermentação pode provocar a liberação de mau hálito.

Para evitar esse problema, é necessário higienizar a língua em todas as escovações. Para isso, além da escova de dentes, é possível utilizar também higienizadores linguais plásticos. Por terem sido criados apenas com esse propósito, não machucam a língua, como também não provocam ânsia e nem náusea.

Use o fio dental

O uso do fio dental é essencial para que o objetivo de uma boa higienização seja atingido. Dito isso, é importante que seja utilizado pelo menos uma vez por dia, de preferência logo antes de dormir.

A escova, por mais eficiente que seja, não consegue alcançar todos os dentes, sendo difícil higienizá-los adequadamente. Por esse motivo, assim como mostram todos os profissionais do convênio dentário, o fio dental se torna essencial.

É importante utilizá-lo entre todos os dentes, dando maior atenção àqueles que você perceber que contenham restos de alimentos. Apesar de ser mais difícil fazer seu uso nos dentes posteriores, é igualmente essencial, uma vez que são os responsáveis por realizar a maior parte da mastigação, portanto, a probabilidade de ficar algum resto de alimento é muito grande.

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.