Blog Dentalclean
cores de borrachinha de aparelho

6 dicas para escolher as cores de borrachinha de aparelho

Rate this post

Quem faz tratamento com aparelho ortodôntico sabe que existem diversas opções de cores de borrachinha de aparelho. Esse acessório é indispensável para garantir resultados promissores no alinhamento dos dentes, além de garantir um visual mais agradável ao usuário. 

Entretanto, escolher a melhor opção pode ser uma tarefa complicada, devido a infinidade de cores de borracha disponíveis no mercado. Muitas pessoas se perguntam se faz sentido usar a cor predileta ou até mesmo combinar com a roupa. 

É importante ressaltar que o aparelho ortodôntico é uma realidade para muitos brasileiros adultos. Estima-se que quase metade das pessoas que usam alinhadores atualmente tem mais de 30 anos. Eu mesmo estou usando aparelho ortodôntico aos 45 anos para corrigir um espaço entre os dentes da frente que apareceu depois dos 40 anos.

Isso significa que ninguém está livre de usar o aparelho em qualquer fase da vida. Entretanto, é necessário conhecer o acessório e visitar regularmente o dentista para procurar os tratamentos mais indicados. 

Pensando nisso, preparei este conteúdo especial sobre cores de borrachinha de aparelho: para que servem, como escolher e cuidar no dia a dia. Ficou curioso para saber mais? Continue aqui comigo! 

Para que servem as borrachinhas do aparelho?

Mais do que dar um toque de cor no metal do acessório, as borrachinhas elásticas servem para prender o fio ortodôntico no braquete – partes do aparelho. Isso exerce uma pressão na arcada dentária, estimulando com a força e direção corretas. Dessa forma, os dentes ficam alinhados com o avanço do tratamento. 

Vale lembrar que existem diversos tipos de borrachinhas com espessuras e tamanhos diferentes para cada caso, como fechar a mordida, fechar espaços entre os dentes, fazer movimentações ortopédicas e muito mais. No caso dos elásticos coloridos, normalmente os mais finos, são usados para forças mais brandas em volta dos braquetes. 

Os elásticos são extremamente importantes para o tratamento com o aparelho. Quando se soltam, é necessário voltar rápido ao dentista para fazer a reposição. Afinal, o dispositivo pode deixar de fazer o trabalho de alinhamento dos dentes.

Como escolher as cores de borrachinha de aparelho: 6 dicas importantes

Apesar de não impactarem diretamente na eficácia do tratamento, as cores de borrachinha de aparelho podem ser escolhidas de acordo com cada personalidade e preferência. Além disso, fazer a troca das cores pode ser um incentivo para você visitar o dentista nos dias da manutenção. O elástico vai perdendo a força com o tempo e deve ser trocado periodicamente, por isso é importante não pular essas consultas, tá bom?

Para que você faça uma excelente escolha, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Confira:

#1 – Preste a atenção nos dentes amarelados

Se os seus dentes são amarelados, seja por motivos genéticos ou por falta de cuidado, vale a pena optar por borrachinhas em cores mais escuras, como preto, azul marinho ou marrom. Essa técnica funciona para dar a impressão de que os dentes são mais brancos, devido ao contraste do acessório com a arcada dentária. Já no caso de tons mais chamativos, como laranja ou amarelo, o efeito pode ser inverso. 

#2 – Pense no tom da sua pele na hora de escolher

É importante lembrar que aparelho é um dispositivo que faz parte do seu visual. Por isso, uma dica válida é pensar no tom da sua pele na hora de escolher. Dessa forma, seu sorriso será mais harmônico como um todo. Em peles escuras, vale a pena apostar em borrachinhas em tons metálicos e quentes. Já em peles claras, a dica é cores mais frias, como azul ou rosa. 

#3 – Evite o verde e branco

A verdade é que existem algumas cores de borrachinhas de aparelho que não são tão bacanas de usar. Uma delas é o verde. O motivo? A cor se assemelha muito àquela folha de alface que ficou presa no dente, o que pode prejudicar seu visual. Já o branco acaba ficando amarelado com o passar do tempo. Na dúvida, melhor escolher outra cor para o acessório. 

#4 – Tons pastéis combinam com tudo

Assim como tem cores que não ficam legais no aparelho, existem outras que combinam com tudo e garantem um visual muito mais bacana. Estamos falando dos tons pastéis, como rosa, azul, vermelho e violeta. Essas opções são muito procuradas nos consultórios odontológicos em razão da versatilidade que elas oferecem. Converse com seu dentista sobre a possibilidade de colocar. 

#5 – Transparente é sem erro

Se você está com muita dúvida sobre as cores de borrachinha de aparelho, aposte no transparente e fique despreocupado. Essa opção tem um efeito translúcido que combina com tudo, facilitando na hora de montar um look, por exemplo. Vale lembrar que a borrachinha transparente exige um certo cuidado especial com a higiene – não deixe de usar fio dental, escovar os dentes e passar enxaguante bucal

#6 – Combine com seu estilo

Antes de colocar as cores que a gente escreveu neste texto até o momento, avalie qual é o seu estilo no dia a dia. Mais do que isso, procure entender se você quer algo mais clássico ou divertido. Dependendo do seu perfil, pode optar por cores sóbrias e neutras. Não deixe de entender também essa parte para escolher sua borrachinha de aparelho. 

Mas afinal, as cores de borrachinha de aparelho estão fora de moda?

As cores de borrachinha de aparelho acabam promovendo uma diferenciação ao longo do tratamento, o que muitas pessoas gostam. Entretanto, alguns tons acabam chamando muito a atenção na hora de sorrir. Essa característica é um dos principais motivos que está fazendo a cor da borrachinha perder sua força. Afinal, dependendo da ocasião, não é bacana chegar com um sorriso muito chamativo. 

Por isso, muitas pessoas acabam optando pelo aparelho de porcelana ou aparelho de safira. Esses dois modelos são mais discretos e fáceis de combinar, sendo ideais para quem trabalha com a própria imagem, por exemplo. 

Ainda, existem os alinhadores que são como placas de mordida transparentes. Embora tenham um alto custo, são imperceptíveis no sorriso e proporcionam um tratamento de curta duração.

DICA EXTRA: como cuidar do aparelho

Quando usamos aparelho ortodôntico, em torno de 60% da placa bacteriana da boca fica retida no elástico, nos braquetes e ao redor deles, por isso devemos ter um cuidado redobrado.

Para um cuidado ainda melhor com o aparelho ortodôntico, você pode usar os produtos certos para quem está passando pelo tratamento. Alguns utensílios podem promover até mesmo resultados mais rápidos.  

Por exemplo, a linha ortodôntica, da Dentalclean, possui escovas especiais que limpam os espaços ao redor dos braquetes, escovas interdentais, ceras que diminuem o atrito, passa fio e muito mais.

Dessa forma, você garante cores de borrachinha de aparelho nítidas por mais tempo. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.