Blog Dentalclean
fio dental para aparelho

Conheça mais sobre o fio dental para aparelho ortodôntico e saiba como utilizá-lo

Rate this post

O fio dental para aparelho ortodôntico o cuidado que falta na sua rotina de higiene bucal.

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que existem cuidados especiais para não prejudicar os dentes. A higiene, em especial, é um dos pontos que mais merecem atenção, pois o aparelho tende a acumular resíduos e alimentos, aumentando as chances de aparecimento de placa bacteriana e formação de cáries. 

Ao colocar aparelhos ortodônticos, muitas pessoas acabam desistindo de usar o fio dental, pois a operação passa a exigir mais atenção, além de levar até o dobro de tempo. No entanto, deixar esse cuidado de lado, pode prejudicar o sorriso do indivíduo para sempre, pois os alimentos presos em lugares que a escova não alcança podem levar a doenças que atacam a gengiva. 

Mas você sabia que existe um fio dental para aparelho? E que esse produto facilita a vida de quem vive com aparelho ortodôntico? Vamos falar tudo sobre o assunto para que você possa entender melhor. Acompanhe!

Cuidados com a higiene bucal vs Uso do aparelho ortodôntico

A higiene bucal é importante em todas as fases da vida, principalmente no período em que se está com o aparelho ortodôntico. Isso porque a falta de cuidados levam a lesões nos dentes e na cavidade bucal, que podem ser evitados de forma simples. 

Os bráckets ( dispositivos metálicos ou transparentes por onde passa o fio ortodôntico) dificultam a higienização, por serem colados à superfície dos dentes, mas é justamente aí que o cuidado precisa ser redobrado. Os alimentos costumam se juntar ao redor deles, aumentando os riscos de formação de cáries e inflamações gengivais.

O primeiro passo para cuidar da higiene bucal com aparelho ortodôntico é fazendo uma escovação cuidadosa. A regra geral é escovar os dentes ao levantar, após todas as refeições e antes de dormir. Quando o aparelho entra neste processo, é importante considerar escovas específicas para tratamento ortodôntico, como as escovas interdentais.  

Outro grande aliado do tratamento ortodôntico é o enxaguante bucal. Ele merece ser levado em consideração por quem busca combinar limpeza e hálito fresco, contribuindo para uma saúde bucal perfeita. Vale lembrar que este produto não substitui a escovação mecânica e deve ser usado somente após a remoção mecânica da placa bacteriana. 

Mas e o fio dental, hein? Como usá-lo quando se está usando aparelho ortodôntico ? Calma, que vamos explicar a seguir.

Passo a passo: como passar fio dental nos dentes com aparelho

Depois que você se acostuma, fica muito mais fácil usar o fio dental nos dentes com aparelho. Confira esse pequeno tutorial que fizemos:

  • Passo 1: se possível, use um fio dental com cera, cujas tramas se desfazem com menos facilidade do que fios dentais comuns.
  • Passo 2: passe o fio dental por trás da haste ortodôntica. Pode ser por cima ou por debaixo dela, mas tome cuidado para não prender no aparelho.
  • Passo 3: depois de pegar a ponta que você passou enrole-a  no dedo indicador e insira o fio dental no espaço entre os dois dentes. 
  • Passo 4: agora que o fio está entre os dentes, use os dedos para movê-lo para cima e para baixo. Faça uma limpeza minuciosa para que ambos os lados fiquem limpos. 
  • Passo 5: com bastante cuidado, remova o fio dental e puxe uma das pontas até que ela saia do espaço entre os dentes. Repita o processo em todos os espaços.

Achou difícil? Use um passa fio!

Como você pode ver, não é mentira que as pessoas com aparelho ortodôntico podem levar o dobro de tempo para passar o fio dental. Por isso, o passa fio torna-se uma das melhores opções para otimizar essa tarefa. Esse produto serve como a agulha na costura que possui um local para a linha – na ponta do passa fio há um espaço para colocar as duas pontas do fio dental. Depois, é só envolver os dentes com fios e limpar a sujeira. 

Além de facilitar a rotina de quem vive com o aparelho, o passa fio garante que você use o fio dental da maneira correta, mesmo com o uso do aparelho ortodôntico. 

Se ficou interessado, saiba que a Dentalclean tem uma linha especial de produtos ortodônticos com passa fio, escovas em formato cônico e ceras que impedem o atrito nos brackets nos fios ortodônticos . Tudo isso para ajudar quem precisa de mais cuidado com os dentes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre fio dental para aparelho, comente aqui embaixo que vamos responder! 
Clique aqui para baixar o nosso guia do aparelho ortodôntico com tudo que você precisa saber para tornar seu tratamento melhor.

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.