Blog Dentalclean
dente podre infantil

Dente podre infantil: o que fazer?

Rate this post

O dente podre infantil é mais comum do que você imagina. Afinal, a molecada tende a consumir muito açúcar – o que pode ser um perigo tanto para a saúde bucal quanto para o restante do organismo. Com isso, podem surgir consequências para o resto da vida. 

A cárie dental é a principal causa para o dente podre infantil, podendo causar até a perda dos dentes. O problema é bastante comum no Brasil e no mundo devido à falta de higiene e acesso ao tratamento odontológico adequado. 

Para se ter uma ideia, quase 27% das crianças brasileiras entre 18 a 36 meses apresentam pelo menos um dente de leite com cárie. O número salta para 60% nas crianças com mais de cinco anos de idade. 

Os dados mostram que é muito importante estar de olho nas características que envolvem o dente podre infantil. Afinal, a condição pode prejudicar o futuro dos pequenos, causando problemas de autoimagem e até de relacionamento pessoal. 

Continue a leitura do nosso artigo e entenda o que é dente podre infantil, causas, sintomas e tratamento. 

O que é dente podre infantil?

O dente podre infantil nada mais é do que um dente muito cariado e com cavidades. 

A cárie dentária é a doença oral mais comum entre as crianças devido ao consumo de alimentos e bebidas ricas em açúcar. 

Quando não há cuidado com a higiene, os resíduos de alimentos servem como nutrientes para as bactérias – que formam uma película pegajosa chamada de placa bacteriana. 

Quando não removida através da escovação, a placa começa a produzir ácidos e danificar o esmalte do dente infantil. O resultado é a formação de cavidades ou cáries, que podem evoluir para o dente podre. 

Se não tratada a tempo, a cárie chega a quadros mais graves. Com isso, é comum dores, infecções e até mesmo perda prematura do dente. Isso sem falar no impacto da saúde geral da criança, podendo influenciar até mesmo na nutrição, crescimento adequado e fala. 

Criança com dente podre: quais são os sintomas?

Uma criança com dente podre pode apresentar diversos sintomas. É importante lembrar que os sinais variam, dependendo do estágio e gravidade da cárie dentária. Dentre os sintomas mais comuns, é possível destacar:

  • Dor de dente;
  • Sensibilidade ao calor ou frio;
  • Sensibilidade ao açúcar;
  • Manchas ou pontos escuros nos dentes;
  • Furos ou cavidades na superfície dentária;
  • Inchaço e vermelhidão das gengivas;
  • Mau hálito persistente;
  • Mudanças na alimentação ou mastigação. 

Ao notar qualquer um destes sintomas, os pais devem procurar por atendimento especializado. Somente um odontopediatra vai dar o diagnóstico preciso e garantir o tratamento adequado para o caso do seu filho. 

Quais são as causas para o dente podre infantil?

Além da falta de higiene bucal adequada, o dente podre infantil pode surgir devido a outras causas, são elas:

  • Consumo excessivo de açúcar;
  • Hábitos noturnos inadequados, como uso da mamadeira;
  • Uso prolongado de chupetas;
  • Falta de flúor;
  • Predisposição genética;
  • Dieta pobre em nutrientes;
  • Acesso limitado à assistência odontológica;
  • Condições médicas específicas, como xerostomia.

Vale lembrar que o dente podre infantil também pode ser uma consequência da falta de acompanhamento dos pais. Por isso, é muito importante olhar de perto e ensinar as crianças como cuidar dos dentinhos. 

O que fazer com dente podre em criança? Confira 4 dicas essenciais

Agora que você já sabe o que é, as causas e os sintomas do dente podre infantil, chegou a hora de entender o que fazer nesta situação. Acompanhe nossas dicas:

#1 – Identifique os sintomas e tenha o diagnóstico precoce

O primeiro passo é identificar a cárie no dente da criança. Então, vale averiguar os sintomas apresentados: há queixas de dores? Manchas ou pontos pretos nos dentes? As gengivas estão inchadas ou muito vermelhas? E o mau hálito, é constante?

Também vale observar bastante, pois o exame visual ajuda a encontrar manchas, furos e áreas danificadas do esmalte dentário. 

Com isso, é possível entender se a criança está desenvolvendo os sintomas de dente podre infantil. 

#2 – Marque uma consulta odontológica assim que possível

Caso realmente perceba que é dente podre infantil, a segunda dica é procurar por atendimento especializado. Quanto mais rápido você recorrer ao odontopediatra, maiores serão as chances de reverter o quadro no estágio inicial. 

Outra dica é conversar com o dentista de sua confiança e entender as opções de tratamento para crianças com dente podre. 

O profissional pode indicar restaurações, tratamentos de canal e extração para preservar a estrutura dentária. 

#3 – Cuide das dores e mantenha os cuidados em casa

O dentista não trabalha sozinho… É papel dos pais continuar com os cuidados em casa! Neste sentido, aborde estratégias para aliviar a dor e o desconforto do dente podre, como aplicação de compressão frias. 

Ah, e se o dentista recomendar algum remédio específico, siga os horários à risca para evitar infecções por bactérias, por exemplo. 

Além disso, enfatize com a criança a importância de cuidar da saúde, oferecendo apoio para lidar com o medo e ansiedade que os pequenos possam sentir.  

#4 – Esteja atento quanto à prevenção futura

Quando o problema do dente podre infantil estiver resolvido, não deixe que a condição apareça novamente. 

Por isso, é muito importante incentivar os bons hábitos de higiene bucal: escovação após as refeições, uso de fio e enxaguante bucal. 

E os pais devem ser o exemplo, ok? Então, também cuide da sua saúde bucal para inspirar os pequenos. 

Do mesmo modo, consultas regulares com o dentista são indispensáveis para averiguar a saúde bucal da família. 

E aí, pronto para evitar o dente podre infantil na vida do seu filho? Aproveite para conhecer o Regenerador Kids, o gel mais tecnológico do mercado para as crianças. O produto é indicado para aliviar as dores da sensibilidade e remover a placa bacteriana causadora das cáries. E o melhor: com sabor de tutti-frutti que as crianças adoram! Nem precisa agradecer por essa dica… 

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.