Blog Dentalclean
afta na gengiva

5 formas de tratar afta na gengiva

3/5 - (2 votes)

Surgiu uma afta na gengiva? Você está no lugar certo para saber como curá-la!

As aftas podem ser um problema recorrente na vida de muitas pessoas. Essa pequena inflamação pode surgir em qualquer região da boca e traz alguns incômodos ao falar, comer e beber. Entretanto, a boa notícia é que as aftas não representam riscos graves à saúde na maioria dos casos. 

E para falar bem a verdade: é quase impossível encontrar alguém que nunca teve uma afta antes, não é? Isso porque estima-se que cerca de 20% da população brasileira sofra com aftas recorrentes. Isso equivale a aproximadamente 42 milhões de pessoas, segundo a Associação Brasileira de Medicina Oral (ABMO). 

Os sintomas podem ser um pouco mais desconfortáveis quando surge uma afta na gengiva. Afinal, os tecidos que suportam os dentes são bastante sensíveis, e uma pequena ferida pode atrapalhar a escovação e outras atividades do cotidiano. 

Para que você aprenda como tratar afta na gengiva de uma vez por todas, preparamos este conteúdo completo sobre o tema. Aqui, você vai entender como as feridas aparecem e algumas dicas para tratar. Continue a leitura com a gente!

Como se formam as aftas?

As aftas aparecem como manchas brancas ou amareladas, cercadas por uma área vermelha e inflamada. Essas pequenas feridas são dolorosas, e podem surgir devido a uma combinação de fatores, incluindo:

  • Lesões na boca;
  • Estresse e ansiedade;
  • Deficiências nutricionais;
  • Infecções bacterianas ou virais;
  • Consumo de alimentos picantes e ácidos. 

Quando a mucosa oral é danificada, o organismo inicia uma resposta inflamatória para tentar reparar o tecido danificado. 

Isso pode levar ao acúmulo de fluidos e células inflamatórias na área, formando uma úlcera. Além disso, as aftas também podem ser causadas por um distúrbio autoimune, em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente as células saudáveis da boca – como acontece no HIV, por exemplo.

Mas relaxe! Geralmente, as aftas desaparecem por conta própria em uma ou duas semanas. Caso o problema persista, é recomendado procurar um dentista ou médico para avaliação geral e tratamento adequado. 

As aftas podem evoluir para algo mais sério?

Não, na maioria dos casos as aftas não evoluem para algo mais sério ou representam problemas graves de saúde. Somente em casos raros elas podem se tornar mais graves, mas, geralmente, isso acompanha outros sintomas e problemas de saúde. 

Por exemplo: infecções secundárias e câncer oral são exemplos de aftas que podem se tornar mais sérias. Por isso, o acompanhamento médico é tão importante caso o problema persista. 

Passo a passo: como tratar a afta na gengiva com 5 dicas

Surgiu uma afta na gengiva? Calma! É por pouco tempo. 

Preparamos algumas dicas eficazes para controlar as dores e evitar o aparecimento de novas aftas na gengiva, céu da boca ou qualquer outra região da cavidade oral. 

#1 – Priorize uma boa higiene bucal

O surgimento da afta na gengiva pode estar relacionado à má higienização bucal. Além das úlceras, também podem surgir outros problemas, como cáries, gengivite, mau hálito matinal e assim vai. 

Ao escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental, você diminui a presença das colônias de bactérias e evita as condições que favorecem o aparecimento das aftas. 

Apesar da higiene não estar diretamente relacionada ao surgimento das aftas, os cuidados diminuem as complicações que aumentam a incidência das feridas. 

#2 – Não deixe de utilizar o enxaguante

O enxaguante bucal pode ajudar a aliviar a dor e acelerar a cura das aftas na gengiva em razão de seus ingredientes antibacterianos e anti-inflamatórios.

Os enxaguantes bucais da Dentalclean, por exemplo, possuem ingredientes ativos, como clorexidina, peróxido de hidrogênio e fluoreto de sódio, que ajudam a reduzir a inflamação e matar as bactérias que podem piorar as aftas.

Não deixe de escolher o seu enxaguante antibacteriano e conferir as instruções de uso na própria embalagem. 

Mas fique atento! O uso do produto não substitui a higienização mecânica. Ou seja, a escovação e o uso do fio dental. 

#3 – Aplique gelo na área

Uma dica para quem está sentindo muitas dores é aplicar gelo no local da afta. O frio age como um analgésico, fechando os vasos sanguíneos e reduzindo o inchaço. 

Para aplicar, vale seguir as orientações abaixo:

  • Enrolar o gelo em uma toalha limpa;
  • Colocar na área afetada por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Repetir o processo conforme necessário.

Mas tome cuidado para não exagerar e irritar ainda mais a região, tá bom? A dica é aplicar duas vezes ao dia, por cerca de 15-20 minutos. 

#4 – Evite o consumo de alimentos ácidos ou picantes

Um passo importante para curar a sua afta na gengiva é cortar (ou diminuir) o consumo de alimentos ácidos e picantes. Afinal, certos ingredientes podem agravar a dor e inflamar ainda mais a região. 

Por exemplo: frutas cítricas, tomates e vinagre podem irritar a afta e causar incômodos, enquanto alimentos picantes aumentam a inflamação na área afetada.

Portanto, é recomendável evitar ou reduzir o consumo durante o processo de cura das aftas nas gengivas. Vale ter uma dieta balanceada com alimentos suaves e leves, como banana, arroz, pão branco e aveia. Além de beber muita água, claro. 

#5 – Utilize um gel dental regenerador e cicatrizante

Isso mesmo, existe um gel específico para aftas que ajuda na cicatrização. Estamos falando do Gel Dental Oxypro, da Dentalclean. 

Com fórmula exclusiva PHTALOX, o produto tem eficácia comprovada na redução do tempo de cicatrização das aftas. O efeito cicatrizante age diretamente nas feridas, auxiliando no processo de cura através da liberação de oxigênio ativo. 

Além disso, o Gel Oxypro elimina 99,9% das bactérias e ainda consegue eliminar manchas superficiais dos dentes. Tudo isso utilizando a nanotecnologia a favor do seu sorriso. 

Sendo assim, vale inserir o gel cicatrizante na sua rotina diária. Dessa forma, é possível garantir uma proteção permanente contra a afta na gengiva e outros problemas bucais. Clique no link para conhecer mais sobre o Gel Dental Oxypro – temos certeza que o produto será um excelente aliado da sua saúde bucal. 

Deixe seu comentário ↓

Drª Pâmela Beatriz Santos

Drª Pâmela Beatriz Santos
Graduação - Universidade Nove de Julho
Pós graduação em Ortodontia e Ortopedia facial - São Leopoldo Mandic
Atualização em Odontopediatria - São Leopoldo Mandic
CRO-SP:146.832

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.