Blog Dentalclean
Mau hálito infantil

Mau hálito infantil: causas e o que fazer

Rate this post

O mau hálito infantil é realidade para muitas crianças. Entretanto, o sintoma está longe de ser normal. Afinal, o mau cheiro na boca pode indicar doenças bucais e até problemas respiratórios. 

Vale lembrar que as crianças estão mais suscetíveis aos problemas de saúde bucal. Você sabia que mais de 1 milhão e 600 mil crianças brasileiras têm cárie antes dos 12 anos de idade? Isso sem falar na gengivite, estomatite infantil e outras condições. 

A saúde bucal dos pequenos corre mais riscos por conta de uma série de motivos: alimentação inadequada, falta de conhecimento e, claro, pouca assistência dos pais. 

Com isso, surgem diversos fatores negativos, incluindo o mau hálito infantil, ao qual damos o nome de halitose.

Mas como tratar e prevenir? Existe algum produto para ajudar as crianças com halitose? 

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Aqui, você vai se informar sobre como se forma o mau hálito infantil, principais causas, como tratar e prevenir. Aproveite para continuar a leitura!

O que causa mau hálito infantil? 

Desde a alimentação até infecções subjacentes, há diversos motivos para trazer o mau cheiro na boca das crianças. Entenda melhor a seguir:

Acúmulo de bactérias

É possível dizer que o acúmulo de bactérias é a principal causa para o mau hálito infantil. Isso porque, quando os microrganismos se acumulam, liberam compostos com odor desagradável. O resultado é um mau cheiro persistente na boca das crianças – que, aliás, é mais propensa a acumular bactérias devido ao consumo de certos alimentos. 

Até mais do que a região dos dentes, a língua é um local de fácil acúmulo de sujidade e é muito comumente esquecida na hora da escovação. Dê uma atenção especial a ela na hora da higiene bucal, para promover adequada remoção de bactérias nessa região.

Alimentação

Outro fator que contribui para o mau hálito infantil é a alimentação. Você sabia que o leite, apesar de ser ótimo para todo o organismo, causa um odor ruim? Além disso, alimentos muito pigmentados e temperos fortes também contribuem para o sintoma. Por isso, lembre-se de fazer a higienização bucal idealmente em 30 minutos depois do consumo. 

Sinusite

A conexão entre a sinusite e o mau hálito está relacionada principalmente à presença de bactérias e ao acúmulo de muco nas cavidades nasais. A inflamação das membranas dos seios paranasais resulta em um aumento na produção de muco. Com isso, cria-se um ambiente propício para o crescimento de bactérias que causam o mau hálito infantil.

Amigdalite

Também é uma infecção que pode causar mau hálito. Isso porque as bactérias se multiplicam nas amígdalas inflamadas, liberando compostos sulfurados voláteis (CSVs) como parte de seu metabolismo. Os CSVs têm um odor desagradável e podem ser exalados pela boca, causando o mau hálito nas crianças.

Secura bucal e respiração pela boca

A saliva desempenha um papel crucial na limpeza da boca, neutralizando ácidos e eliminando partículas de alimentos e bactérias. Crianças que respiram frequentemente pela boca, têm baixa produção de saliva ou estão desidratadas, podem ter mau hálito, já que a salivação reduzida não consegue neutralizar os compostos odoríferos adequadamente.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo ácido do estômago volta para o esôfago de forma inadequada. Isso pode acontecer com crianças e também contribuir para o mau hálito. Isso porque o ácido estomacal pode eventualmente alcançar a parte de trás da garganta, levando ao odor desagradável. 

Falta de higienização

Por fim, mas não menos importante, a falta de cuidados bucais também causa o mau hálito. Afinal, as bactérias deixam de ser eliminadas pela escovação, o que contribui para a proliferação dos microrganismos. Neste sentido, crianças que não cuidam dos dentes estão mais propensas a ter mau hálito infantil e outros problemas de saúde. 

Como acabar com mau hálito infantil?

A melhor forma de acabar com o mau hálito infantil é redobrando os cuidados com a saúde bucal. O processo de higienização deve acontecer pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e antes de dormir – preferencialmente sob a supervisão de um adulto. 

É preciso ensinar como escovar os dentes corretamente, usar o fio dental e até o enxaguante bucal infantil

Além disso, há outras dicas para evitar que a criança fique com mau hálito. Confira as sugestões:

  • Incentive a criança a beber água regularmente;
  • Promova uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais e fibras;
  • Limite alho, cebola e alimentos condimentados;
  • Consulte um infectologista em caso de amigdalite ou sinusite;
  • Incentive a respiração pelo nariz;
  • Se a criança usar aparelho, ensine como fazer a limpeza adequada;
  • Promova conversas sobre saúde bucal. 

Além disso, é muito importante procurar por atendimento especializado. Quanto antes seu filho passar com um dentista, melhor. Dessa forma, o pequeno já vai se acostumando com o profissional e passa a adotar os cuidados com mais facilidade. 

Dica valiosa para ajudar criança com mau hálito

A criança com mau hálito infantil precisa de ajuda. Afinal, os pequenos ainda não têm instrução para discernir o problema em suas vidas. 

Além de afetar a saúde oral, trazendo riscos de problemas graves, o mau hálito infantil pode impactar social e até mesmo psicologicamente. Há diversos relatos de bullying em escolas, por exemplo, e problemas de comunicação. 

Por isso, é papel dos pais oferecer todo o suporte necessário – tanto no incentivo quanto na supervisão e até acompanhamento profissional. 

Se você está passando por algo parecido, recomendamos conhecer o Gel Dental Regenerador Kids. O produto foi especialmente desenvolvido para tratar os problemas bucais de crianças. Temos certeza que será um grande aliado no combate ao mau hálito infantil do seu filho!

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.