Blog Dentalclean
chocolate e a saúde bucal

O chocolate pode prejudicar a saúde bucal?

5/5 - (1 vote)

O chocolate faz parte da rotina de muitas pessoas, aliás, algumas não sabem viver sem esse doce. Em certas épocas do ano, como na Páscoa e no inverno, fica ainda mais difícil resistir a essa delícia. Mas o que muita gente não sabe é que o chocolate pode conter substâncias positivas para nosso corpo. Uma pesquisa divulgada no British Medical Journal (BMJ), mostrou que o consumo de chocolate amargo (com pelo menos 60% de cacau) diminui o risco de eventos cardiovasculares.

Gel Dental Regenerador Diário - O chocolate pode prejudicar a saúde bucal?Quando se trata da saúde bucal, o consumo excessivo pode ser prejudicial, mas com a escolha correta do chocolate, controle da quantidade e cuidado com a higiene, é possível desfrutar dessa guloseima sem afetar a saúde bucal.

Chocolate é vilão dos dentes?

Pelo contrário, o chocolate pode fazer bem aos dentes. Uma pesquisa apontou que o cacau possui agentes anticariogênicos e seu consumo pode ser importante para evitar o aparecimento desse problema. No estudo, feito no Japão, foram analisados dois grupos de ratos. Os dois mantiveram uma dieta rica em açúcar durante três meses, mas apenas um dos grupos tomou água com extrato de cacau. Nos resultados, os animais que tomaram o composto tiveram 40% menos cárie que o outro grupo que não consumiu o extrato.

Contudo, não costumamos consumir um chocolate com alta porcentagem de cacau e, assim como outros doces, a quantidade de açúcar presente nele pode ser prejudicial para os dentes. Mas há como prevenir o problema, basta realizar a higiene bucal sempre após comer um pedaço, assim você elimina a placa e previne o aparecimento da cárie.

Qual chocolate é melhor?

Como já falamos antes, os chocolates que possuem maior concentração de cacau são mais saudáveis. Sendo assim, é melhor preferir as versões amargas (acima de 60% de cacau). Essas, também possuem uma quantidade menor de açúcar e, por isso, são menos atraentes para as bactérias da cárie.

O chocolate amargo é mais saudável, mas seu consumo também deve ser moderado. Isso porque, para a saúde bucal, a frequência é menos importante que a quantidade. Ou seja, se você comeu um pequeno pedaço de chocolate ou devorou uma barra inteira, não faz diferença quando você não escova os dentes depois. Por isso, se estiver acostumado a comer chocolate durante várias vezes ao dia, é melhor reduzir para apenas uma vez e sempre realizar a higiene bucal para não dar chance à cárie.

Você é chocólatra? Conte aqui como cuida dos seus dentes após comer um pedaço.

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.