Blog Dentalclean
Destaque - Displasia: como identificar os primeiros sinais

Displasia: como identificar os primeiros sinais

Rate this post

A doença é hereditária e afeta o desenvolvimento dos dentes; veja como detectar os primeiros indícios

As alterações na organização das células, que provocam o desenvolvimento anormal de tecidos, causando diversas anomalias nas mucosas genitais, digestivas, respiratórias, entre outras partes do corpo, caracterizam a displasia. Dessa forma, a doença se manifesta de diferentes maneiras e é classificada em tipos também distintos.

Quando relacionada a anormalidades nos dentes, é denominada displasia cleidocraniana e é também conhecida como disostose mutacional ou ainda Síndrome de Marie-Sainton. Saiba como identificar os indícios da doença, que, geralmente, são percebidos na infância.

Sobre a doença

Recentemente, a doença ganhou destaque e tem sido muito discutida, devido ao ator mirim Gaten Matarazzo, da série americana Stranger Things, que é portador da síndrome. A displasia cleidocraniana é uma doença rara, tem origem em uma mutação genética, que pode ser espontânea, mas, na maioria dos casos, é hereditária. Por isso, os portadores da doença podem transmitir a síndrome aos seus descendentes. As alterações celulares ocorrem nos ossos, levando a anormalidades nas estruturas craniofaciais e dentárias, e que estão relacionadas também a anomalias na clavícula. Os níveis da doença, de acordo com a gravidade, são leve, moderado e grave. Um defeito em determinado gene, que diferencia os osteoblastos – células envolvidas na formação de tecido ósseo – é a causa do distúrbio. Não há cura conhecida para a displasia cleidocraniana, no entanto, existem formas de tratamento.

Sinais e diagnóstico

Entre as manifestações odontológicas mais comuns da síndrome estão o desenvolvimento defeituoso ou incompleto do maxilar; retardo na erupção dos dentes; dentes decíduos retidos, aqueles dentes de leite que demoram a cair, e muitos dentes supranumerários, quadro também chamado de hiperdontia, quando há dentes “a mais” na boca. Além disso, os ossos da clavícula também podem ser afetados, fazendo com que ela seja reduzida ou até inexistente e tornando os ombros mais estreitos e flexíveis. O fechamento tardio da moleira dos bebês também pode indicar displasia e é necessário que o pediatra avalie o caso.

Estas características são facilmente detectadas na infância, mas há casos em que o diagnóstico é feito tardiamente. Portanto, o processo de dentição das crianças deve ser sempre observado com muita atenção, acompanhando a cronologia do nascimento dos primeiros dentes e a troca pelos dentes permanentes. Qualquer atraso ou má formação no desenvolvimento dos dentes deve ser informado ao dentista, que irá orientar em relação ao tratamento.

E, para constatar a ocorrência da doença, além dos aspectos visuais relacionados à displasia, como a ausência de dentes aparentes, céu da boca profundo e a baixa estatura do paciente, o profissional poderá solicitar radiografias panorâmicas.

Formas de tratamento

Para reverter os efeitos dentários da displasia, que podem ocasionar incômodos e dificuldades para mastigar os alimentos, o tratamento ortodôntico, geralmente, é o indicado. É possível provocar a erupção de dentes permanentes inclusos, por meio do tracionamento, puxando-os com acessórios de ortodontia específicos. Caso seja necessário, cirurgias para remoção de possíveis cistos que impeçam a erupção podem ser realizadas. Além da extração de elementos supranumerários, de acordo com a avaliação do cirurgião-dentista.

Escova Doctor Duck - Displasia: como identificar os primeiros sinaisDevido à anomalia, até os dentes cariados podem continuar presos à gengiva, mesmo após deterioração irreversível, podendo levar ao surgimento de doença periodontal. Assim, é fundamental que a higienização bucal dos portadores da displasia, em especial, no caso das crianças, seja feita de forma criteriosa e as consultas com especialistas devem ser frequentes.

Utilize a Escova Doctor Duck, da Dentalclean para incentivar a escovação dos dentes do seu filho.

E você? Conhece alguém que tenha displasia cleidocraniana? Conte-nos aqui nos comentários.

Leia mais: Bruxismo na infância: por que acontece?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.