Blog Dentalclean
Estomatite aftosa

Estomatite aftosa: TUDO o que você precisa saber sobre o assunto

Rate this post

Existem diversas condições que podem afetar a nossa saúde bucal. A estomatite aftosa, por exemplo, é uma doença bastante comum que causa o aparecimento de bolhas, aftas ou úlceras na cavidade oral. No cotidiano, os sintomas podem ser bastante incômodos. 

No universo da odontologia, a estomatite aftosa é uma afecção patológica muito desafiadora. Isso porque tem alta prevalência, acometendo mais de 30% da população – e em certos casos, a resposta terapêutica nem sempre é eficiente. 

Se você possui muitas lesões pela boca, recomendamos começar a se preocupar com a sua saúde bucal. Afinal, as feridas não são sintomas comuns. 

Para ajudá-lo a entender melhor sobre a estomatite aftosa, preparamos este conteúdo completo sobre o tema. Acompanhe a leitura com a gente e descubra tudo sobre a doença: o que é, causas, sintomas e tratamento. Vamos lá?

O que é estomatite aftosa?

É uma condição que causa pequenas úlceras, bolhas ou aftas na boca de maneira recorrente. A estomatite aftosa gera uma inflamação da mucosa que pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em adolescentes, jovens adultos e pessoas com sistema imunológico comprometido. 

Os sintomas da estomatite aftosa podem aparecer, em certos casos, a cada 15 dias por conta de estresse, alterações hormonais ou comprometimento do sistema imune. 

O tratamento envolve o alívio das dores e da inflamação, podendo incluir medicamentos tópicos, enxaguante antibacteriano e analgésicos. Além disso, pode ser necessário um tratamento mais intenso com medicamentos sistêmicos. 

Tipos de estomatite aftosa

De acordo com as características, tamanho e quantidade de feridas que se formam na boca, é possível classificar a estomatite em:

Estomatite aftosa menor

É a mais comum, sendo caracterizada por aftas pequenas de aproximadamente 10 mm. As feridinhas demoram entre 10 a 14 dias para desaparecer e sarar. Neste tipo de estomatite aftosa, as úlceras possuem forma arredondada, em tons amarelados com bordas vermelhas. 

Estomatite aftosa maior

Neste segundo caso, as aftas são maiores – podendo chegar a 1 cm de tamanho. Elas podem levar desde dias até meses para sarar por completo devido ao tamanho. Entretanto, a estomatite aftosa maior é menos comum, e as aftas aparecem em menor quantidade, deixando cicatrizes. 

Estomatite herpetiforme

Também outro tipo raro, a estomatite herpetiforme causa aftas em surtos. Normalmente, as feridas são bem pequenas, podendo ter de 1 a 3 mm de tamanho, e aparecem em grande número, podendo surgir mais de 100 aftas por episódio. Por isso, a condição é frequentemente confundida com a herpes labial.                                      

Causas da estomatite aftosa

A estomatite aftosa pode aparecer em qualquer momento e idade, sem haver fatores desencadeantes. Entretanto, algumas situações favorecem o aparecimento das aftas e feridas na boca. Confira abaixo alguns motivos:

  • Histórico genético da doença;
  • Traumas na cavidade oral;
  • Má higienização;
  • Infecções por vírus, como a herpes;
  • Alterações hormonais;
  • Deficiência em nutrientes, principalmente ácido fólico e vitamina B12;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Doenças autoimunes, como HIV;
  • Doença celíaca;
  • Estresse;
  • Exposição a toxinas;
  • Tabagismo;
  • Efeitos colaterais de medicamentos. 

Além disso, algumas pessoas podem ter sensibilidade alimentar, o que aumenta as chances de desencadear a estomatite aftosa. Outro ponto é a alergia ao lauril sulfato de sódio – presente na pasta de dente e enxaguante bucal. 

É importante procurar um dentista para entender o diagnóstico correto da estomatite aftosa. 

Quais são os sintomas da estomatite aftosa

O principal sintoma da estomatite é o aparecimento das aftas, bolhas e feridas na boca com 1 cm de diâmetro. As úlceras podem ser dolorosas, dificultando a ingestão de bebidas e alimentos em razão da sensibilidade na boca. 

Apesar da estomatite aparecer mais facilmente nos lábios, em certos casos também pode surgir no céu da boca, garganta e gengiva – gerando ainda mais desconfortos. 

Além disso, algumas pessoas podem sentir:

  • Sensação de queimação;
  • Inchaço nas gengivas;
  • Dificuldade para falar;
  • Febre e mal estar geral;
  • Perda de apetite. 

Saiba mais: estomatite infantil

A estomatite aftosa é muito comum na vida das crianças. A condição afeta a mucosa infantil causando úlceras dolorosas e sintomas semelhantes aos da estomatite dos adultos. A causa também está relacionada a infecções virais ou bacterianas. 

É importante ficar de olho nos sintomas que incluem feridas na boca, dor, febre e perda de apetite. Afinal, seu filho pode ter algumas complicações devido ao sistema imunológico não ser 100% reforçado. 

O tratamento envolve cuidados em casa e hidratação adequada, além de dieta controlada e medicação prescrita. 

Diagnóstico e tratamento da estomatite aftosa

O diagnóstico da estomatite aftosa é feito a partir da análise do seu dentista ou clínico geral. O profissional vai olhar o tamanho das lesões da boca e questionar sobre a frequência que elas surgem, além de outras informações complementares. 

Quando o quadro é grave e recorrente, o médico pode solicitar exames de sangue para identificar a causa do surgimento dos sintomas, como deficiência de vitaminas ou enfraquecimento do sistema imunológico. 

Para o tratamento, pode ser recomendado alguns remédios, como anti-inflamatórios e anestésicos, para serem usados diretamente sobre as lesões, de acordo com a prescrição médica. 

Já em casos mais extremos, pode ser necessário tratamento com aplicação de laser e uso de suplementos nutricionais. 

Dicas para evitar a estomatite aftosa

Apesar das causas diversas, existem boas práticas para evitar o aparecimento das feridas. Confira as nossas dicas:

  • Manter uma boa higiene bucal e escovar sempre os dentes após as refeições;
  • Evitar alimentos ácidos e picantes que irritem a boca;
  • Controlar o estresse a partir de exercícios físicos;
  • Manter uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis;
  • Evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;
  • Passar com o dentista periodicamente. 

Uma outra dica é utilizar diariamente o Gel Dental Oxypro, da Dentalclean. Com a sua tecnologia PHTALOX, ele é capaz de reduzir manchas dos dentes e acelerar o processo de cicatrização das aftas, além de reduzir 99,9% dos microrganismos da boca. 

O potente efeito cicatrizante age diretamente nas aftas, auxiliando através da liberação de oxigênio ativo presente na fórmula do gel dental. Sendo assim, o produto tem grande eficácia para o tratamento da estomatite aftosa.

A Dentalclean tem tudo o que a sua família precisa para cuidar da saúde bucal da melhor maneira. Aproveite para conhecer o nosso catálogo e garantir os produtos desenvolvidos pelos nossos especialistas. 

Agora que você já sabe mais sobre a estomatite aftosa, aproveite para conferir o conteúdo sobre erosão dentária infantil

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.