Blog Dentalclean
Placa de bruxismo

Placa de bruxismo: o que é e como funciona?

Rate this post

O bruxismo é uma desordem funcional relacionada ao hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente. Essa pressão pode causar dores e o desgaste da arcada dentária. Embora não seja uma condição alarmante, é necessário procurar tratamento com a placa de bruxismo para evitar complicações maiores no futuro. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial vive com o bruxismo. O problema pode ser inconsciente e silencioso, por isso, é tão importante estar de olho nos sintomas. 

Se você possui o hábito de ranger os dentes ou desconfia de que vive com a condição, continue a leitura deste artigo. Vamos explicar tudo sobre o assunto e como é feito o tratamento com a placa de bruxismo. Bora lá?

Tipos de bruxismo: conheça melhor a condição

Antes de saber sobre a placa de bruxismo, é importante conhecer as características da desordem funcional. Você sabia que existe bruxismo diurno e noturno? Entenda melhor:

  • Bruxismo noturno: é aquele que acontece durante à noite, ao dormir. É considerado um distúrbio do sono, podendo ter origens genéticas ou emocionais. No bruxismo noturno, o principal sintoma é o ranger dos dentes.  
  • Bruxismo diurno: também conhecido como bruxismo de vigília, o problema acontece enquanto a pessoa está acordada. Normalmente, está associado às atividades que exigem esforço físico ou muita concentração. 

Em ambos os casos, é necessário procurar atendimento especializado para diagnosticar corretamente o bruxismo. Dessa forma, é possível começar o tratamento com a placa de bruxismo e melhorar a qualidade de vida de maneira geral. 

Tratamento com placa de bruxismo: o que é?

É um dispositivo que contribui no tratamento do bruxismo. A placa é feita após tirar moldagens das arcadas dentárias no consultório do dentista, O acessório é encaixado aos dentes – na maioria das vezes, na arcada superior –, podendo ser colocado e retirado facilmente após os períodos de uso.

A placa de bruxismo é feita de maneira personalizada para não causar nenhum desconforto e prejuízos à arcada dentária do paciente, protegendo inclusive os ossos da face e da ATM (articulação da mandíbula). 

O dispositivo pode ser feito de silicone ou acrílico, mas isso quem decide é o profissional que está avaliando o paciente. Ele é quem vai definir tanto as características dos dispositivos quanto o material e a sua espessura.

Com as informações definidas, um laboratório especializado neste tipo de serviço vai desenvolver a sua placa de bruxismo exclusiva e personalizada. 

Como a placa de bruxismo funciona?

Ao impossibilitar o contato entre as arcadas dentárias, que ocorre de forma involuntária e mais intensa durante o sono, a placa de bruxismo diminui os estímulos musculares ao ranger e apertar os dentes. Com isso, acontece um processo chamado desprogramação neuromuscular.

Para dar certo, a placa de bruxismo precisa ser utilizada todos os dias. Na maior parte dos casos, as pessoas acometidas costumam ter resultados bastante satisfatórios ao usar o dispositivo diariamente. 

Já em casos mais extremos, quando o bruxismo é acompanhado por períodos de surtos e momentos constantes de estresse psicológico, a placa é indicada para ser utilizada também durante o dia. 

Quando a placa de bruxismo é indicada?

Em primeiro lugar, a indicação de uso da placa de bruxismo deve ser feita apenas por um profissional especializado – com base no diagnóstico obtido por meio das consultas. 

De maneira geral, o dispositivo é recomendado especialmente para as pessoas que de fato rangem ou apertam os seus dentes à noite e/ou durante o dia.

Mesmo que o bruxismo não se manifeste de maneira constante, é recomendado utilizar a placa para evitar o desgaste dos dentes em situações de estresse. Dessa forma, é possível minimizar os riscos de amolecimento dentário e até de quebras involuntárias.

Mais uma vez: o acompanhamento de um especialista é fundamental para definir o melhor método de tratamento e também o tipo de placa ideal. Lembrando que o acessório precisa ser confeccionado especificamente para o paciente, então, nada de recorrer aos modelos prontos, tá bom?

Quanto tempo dura a placa de tratamento para o bruxismo?

Muitas pessoas se perguntam quanto tempo dura a placa para bruxismo. Mas a verdade é que a durabilidade do dispositivo depende de alguns fatores, como:

  • Espessura do material;
  • Tipo do dispositivo usado no tratamento;
  • Número de dentes em contato com a peça;
  • Gravidade da disfunção. 

De maneira geral, os especialistas têm expectativa de que a placa para bruxismo dure, em média, seis meses. O tempo de durabilidade costuma aumentar quando o paciente é cuidadoso com a peça.

Sendo assim, é muito importante fazer a higiene correta do dispositivo, guardar em um estojo específico e trocar a placa de acordo com as recomendações do seu dentista.

Além da placa de bruxismo, cuide da sua saúde bucal em casa!

Como você deve ter percebido, a placa de bruxismo é muito importante para quem convive com o hábito de ranger os dentes. O uso do dispositivo protege a estrutura dos dentes, evitando que eles sejam danificados e minimizando os distúrbios da ATM.

Porém, é fundamental seguir as orientações do especialista. Além disso, não deixe de cuidar e fazer a higienização adequada! Afinal, o dispositivo está em contato direto com a saliva e com as bactérias da boca

Para isso, a DentalClean tem uma escova específica para escovar a sua plaquinha (escova PrótesePlus).

É importante ressaltar que deve-se usar sabonete líquido para escovar a placa de bruxismo e não usar pasta de dentes, pois a pasta tem abrasivo que irá causar desgate da sua placa.

Outra dica é cuidar da saúde bucal em casa – sendo assim, não deixe de escovar os dentes, passar o fio dental e finalizar com o antisséptico. Dessa forma, é possível minimizar a proliferação de bactérias causadoras de doenças. 

Uma dica é utilizar a linha de escovas dentais da Dentalclean. Nós temos diversos produtos para cada tipo de necessidade. Os modelos com as pontas ultrafinas, por exemplo, proporcionam uma limpeza profunda que remove facilmente os resídos entre os dentes e as gengivas. 

Dessa forma, o seu tratamento com placa de bruxismo será muito mais eficiente. Conte com a gente! 🙂 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Ricardo Almeida

Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida é dentista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Mestre em Patologia Experimental pela UEL, Doutor em Microbiologia pela Universidade Friedrich Schiller (Alemanha),
Pós-Doutor em Genética Molecular pela USP, Aperfeiçoado em Endodontia pelo Instituto Invicto (Maringá) e Professor de Microbiologia e Biossegurança para o curso de Odontologia da UEL.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.