Blog Dentalclean
rosto assimétrico

Rosto assimétrico: 5 tratamentos para corrigir

Rate this post

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais investem em estética dental, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia. Dentre os procedimentos mais procurados, podemos destacar o clareamento dental, aplicação de facetas de porcelana e correção de rosto assimétrico

E por falar em rosto assimétrico, você sabe o que isso significa? E por que procurar a ajuda de um dentista para a correção? Isso mesmo, existem diversos tratamentos que podem ser feitos no consultório do dentista para a correção de face assimétrica. 

Se você tem interesse no assunto, não deixe de conferir o conteúdo especial que preparamos. Aqui, você vai entender tudo sobre rosto assimétrico e o que fazer para corrigir. Acompanhe a leitura com a gente!

O que é um rosto assimétrico?

É um desequilíbrio na estrutura da face, caracterizado pela desarmonia das linhas do rosto. A assimetria facial trata-se de uma condição extremamente comum, já que rostos simétricos são raridade. 

Em outras palavras, a assimetria facial é bem popular entre as pessoas. Afinal, é muito difícil encontrar alguém com rostos completamente simétricos – ou seja, quando uma metade do rosto é exatamente igual a outra. 

As mudanças entre as faces não são percebidas a olho nu. Entretanto, existem casos de assimetria facial mais evidente causada por motivos distintos. Vamos falar sobre isso daqui a pouco!

A assimetria facial também pode ser influenciada por fatores subjetivos e culturais, sendo que algumas pessoas podem se preocupar mais com a aparência estética do rosto.

Mas a boa notícia é que não há motivos para preocupação, a menos que haja sinais de desconfortos significativos na vida da pessoa.  

Quais são as causas para assimetria facial?

É comum que a assimetria facial seja uma herança genética. Entretanto, alguns hábitos e doenças podem contribuir para o desenvolvimento do rosto assimétrico. Confira:

Mastigação unilateral

Se você mastiga os alimentos apenas de um lado da boca, é interessante começar a observar e se policiar para parar. Isso porque essa situação pode desencadear assimetria facial. 

O motivo é bem simples: quando você usa apenas um lado da boca para mastigar, apenas um lado da musculatura facial é estimulado. Ou seja, apenas um lado da mandíbula cresce, e a altura dos olhos também pode ser influenciada. 

Problemas respiratórios

Problemas respiratórios, como desvio de septo, rinite e obstrução nasal, têm potencial para deixar o rosto assimétrico. 

Isso porque, geralmente, as pessoas com esses problemas costumam respirar pela boca. Assim, a língua e a própria estrutura óssea podem sofrer mudanças de posições. 

Disfunções musculares

Quando os músculos da face tem disfunções, também podem surgir assimetrias. Afinal, a musculatura serve para complementar a estrutura facial. 

Estes casos são mais comuns por heranças genéticas. Por outro lado, certas atividades podem fazer com que os músculos faciais se desenvolvam mais do que outros. 

Lesões na face

O rosto assimétrico pode ser uma consequência de pancadas fortes. Por exemplo, pessoas que se acidentaram de carro ou moto, sofrem pancadas na região que podem afetar músculos, ossos e até gerar perda de tecidos. 

Em certas situações, pode ser necessária a realização de cirurgias para reconstrução facial e fisioterapia para estimular a mobilidade. 

Crescimento ósseo assimétrico

Durante a fase de crescimento, pode ser comum que os ossos da face se desenvolvam de maneira assimétrica. 

Neste caso, o problema é imprevisível e tem origens genéticas. Entretanto, a condição responde bem ao tratamento – não sendo necessário procedimentos invasivos. 

Por que procurar tratamento para rosto assimétrico

Dependendo do grau da assimetria, algumas pessoas podem sentir mal-estar, além de impactos na autoestima. Mas a verdade é que as consequências vão muito além da estética – pode surgir enxaqueca, fibromialgia, dores ao mastigar, problemas na ATM e desgaste dentário. 

Sendo assim, ao notar qualquer um dos sintomas, procure por um dentista. O profissional é capacitado para avaliar o seu caso e oferecer o diagnóstico preciso. Para avaliar o grau da assimetria, ele pode solicitar exames de raio-x e outros tratamentos dentários para minimizar os efeitos adjacentes. 

Descubra os principais tratamentos para rosto assimétrico

Agora que você já sabe o que é um rosto assimétrico, confira os tratamentos que você pode fazer diretamente com o dentista. 

Preenchimento facial

Em casos de assimetria facial leve, relacionada à perda de volume em áreas do rosto, o dentista pode usar materiais de preenchimento dérmico para restaurar o volume e criar equilíbrio na face. O procedimento costuma ser simples e indolor, com custo relativamente baixo. 

Ortodontia

Em casos de assimetria facial por conta de problemas de alinhamento dentário ou mordida desigual, o dentista pode recomendar o uso de aparelho ortodôntico. O tratamento ajuda a corrigir a posição dos dentes e da mandíbula, contribuindo para melhorar a simetria facial e a harmonia do sorriso.

Cirurgia ortognática

Quando a assimetria facial é originada por um desalinhamento significativo da mandíbula ou maxila, existe a cirurgia ortognática – quando um dentista trabalha em conjunto com um cirurgião bucomaxilofacial. Esse procedimento corrige a posição dos ossos faciais e pode ser benéfica tanto para o lado estético quanto para o funcional. 

Outros tratamentos odontológicos estéticos

Em casos específicos, o dentista pode recomendar outros tratamentos estéticos que ajudam a melhorar o sorriso e a deixar o rosto mais assimétrico. Alguns exemplos, são: aplicação de facetas de porcelana e prótese dentária, como coroas, implantes ou pontes para restaurar o equilíbrio facial. 

Pronto, agora você já sabe o que fazer com o rosto assimétrico! Conte com a Linha Clinexidin, da Dentalclean, para cuidar da sua saúde bucal em situações pós-operatórias, quando a higienização é dificultada e você não pode ficar com as bactérias na boca. 

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.