Blog Dentalclean
enxaguante infantil

É seguro que crianças usem enxaguante infantil? Saiba tudo sobre o assunto!

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre enxaguante infantil e como incentivar as crianças a usá-lo

O enxaguante bucal é um excelente produto para finalizar a rotina de cuidado com os dentes. Quando aliado à uma boa escovação e ao uso de fio dental, o produto consegue ajudar na prevenção de doenças bucais e a garantir aquele hálito sempre fresquinho, além de muitos outros benefícios. 

Para os adultos, o enxaguatório bucal é bastante benéfico no cuidado com os dentes. Mas e as crianças, será que também podem usar esse tipo de composto? Existe algum tipo de enxaguante infantil apenas para cuidar da boca dos baixinhos?

Calma, porque as respostas estão todas neste conteúdo. Se você tem crianças em casa e deseja melhorar a saúde bucal delas, recomendamos que continue a leitura. Vamos lá?

Mas afinal, crianças podem usar enxaguante bucal?

Sim, desde que tenham o controle para fazer o bochecho e, em seguida, cuspir todo o líquido. Antes disso, não é recomendado fazer o uso de enxaguantes bucais. Crianças antes dos seis anos, por exemplo, ainda não têm controle sobre o reflexo de deglutição – ou seja, elas não conseguem cuspir tudo que está na boca, podendo engolir um pouco do enxaguante com a saliva. Portanto, até lá, não recomendamos.

Após aproximadamente os 6 anos, e quando você puder garantir que a criança é capaz de cuspir com eficiência, o enxaguatório já é recomendado desde que não contenham álcool na composição. Isso porque os princípios ativos podem causar efeitos colaterais quando ingeridos acidentalmente em excesso, levando a enjoos, diarreia, dor de estômago e até inflamações.

Vale lembrar que o enxaguatório bucal não é recomendado para qualquer pessoa que esteja com alta atividade de cárie e doenças gengivais profundas. Nestes casos, é recomendado procurar um dentista para avaliar as melhores opções de tratamento que, inclusive, podem incluir bochechos, mas com outros produtos específicos. 

Quais são os benefícios de um enxaguante infantil?

Muitos! Isso porque o enxaguante infantil tem todos os componentes químicos que ajudam a manter a boca da molecada mais saudável. Ele funciona como um complemento da higienização mecânica – escovação, uso de fio dental e limpeza da língua – ajudando a remover as bactérias por completo. Detalhe ao que dissemos: complemento! Ele nunca será um substitutivo à escovação, apenas um adicional.

O principal benefício do enxaguante infantil é que ele previne que problemas se instalem nos dentes das crianças, como a temida cárie. É importante ressaltar que o seu filho pode estar sujeito a desenvolver cáries a qualquer momento, devido ao consumo de doces, refrigerantes e outros alimentos com açúcar ou ácidos. 

Além disso, enxaguantes infantis têm outros benefícios, como:

  • Proteger contra placa bacteriana;
  • Evitar a gengivite;
  • Reduzir a sensibilidade;
  • Promover uma limpeza rápida;
  • Eliminar o mau hálito.

Qual é o melhor enxaguante bucal infantil?

Caso queira inserir o enxaguante infantil nos cuidados diários do seu filho, recomendamos conhecer a linha completa Peppa Pig, da Dentalclean. 

Esses produtos tornam as atividades relacionadas ao cuidado com os dentes mais divertidas, já que cada embalagem foi destinada para incentivar esses bons hábitos. Além disso, a linha infantil Peppa Pig é desenvolvida com componentes especiais para as crianças. 

O enxaguante infantil, por exemplo, é sem álcool e com sabor tutti frutti, o que agrada as crianças. Assim, fica mais fácil completar a higienização oral de seus filhos. E não precisa se preocupar, pois o produto foi desenvolvido por profissionais especializados em odontologia infantil. 

Além do enxaguante bucal, a linha também possui a escova de dente Peppa Pig e fio dental para uma higienização completa. 

Como incentivar o uso do enxaguante infantil?

É de extrema importância que os pais incentivem desde cedo a escovação infantil, além do uso de fio dental e enxaguante. Afinal, mais de um milhão de crianças brasileiras já tiveram ou têm problemas com a doença cárie aos 12 anos de idade, segundo dados do Ministério da Saúde. Então, o melhor caminho para evitar problemas no futuro, é incentivando o cuidado com os dentes. 

Mas como?

Um dos primeiros passos para despertar o interesse das crianças sobre este assunto é explicando a importância dele. Aproveite que os pequenos são curiosos sobre diversas coisas e explique como funciona a boca e o que pode acontecer quando não se tem dentes saudáveis. Existem diversos livros que abordam o tema de maneira clara e inteligente. 

Depois, uma lição de casa para os papais é tornar o hábito lúdico. Esqueça aquela história de que escovar os dentes é uma obrigação. Muito pelo contrário, quanto mais divertida a atividade, mais as crianças vão gostar e pegar o hábito da coisa. Contar histórias e colocar musiquinhas são ótimas ideias para incentivá-los!

Ah, também vale proporcionar um ambiente adequado onde as crianças não sintam medo de escovar os dentes. Algumas delas podem sentir receio do banheiro gelado ou de acontecer algum acidente na pia. Para que isso não aconteça, esteja sempre por perto e providencie tudo que as crianças precisam para estar confortáveis. 

Por fim, mas não menos importante, escolha os utensílios certos para cuidar da saúde bucal das crianças. Além da linha infantil Peppa Pig, que conta com escovas, fio dental, enxaguante e mais, a Dentalclean também oferece outros itens destinados apenas para os cuidados diários da criançada. 

Você pode montar um kit higiene bucal. Ele será um grande aliado da escovação infantil do seu filho e pode ser levado para qualquer lugar: escola, creche e por aí vai. 

É importante reforçar que os valores que os pais transmitem desde a infância definem hábitos que os filhos levam para a vida toda. Com a higiene bucal, não é diferente. Durante as fases da vida, os cuidados com a saúde bucal mudam, mas nunca deixam de ser fundamentais. 

Caso tenha ficado interessado no enxaguante infantil e na escova de dente Peppa Pig da Dentalclean, não deixe de conferir onde comprar os produtos. Esses itens vão ser fundamentais para incentivar o cuidado do seu filho ou filha. 

A Dentalclean é uma empresa 100% brasileira de saúde bucal. Há 26 anos no mercado, a marca é consolidada no segmento de higiene pessoal, oferecendo produtos de qualidade com preços competitivos que atendam as necessidades e expectativas do cliente. 

Aproveite para navegar pelo blog e conferir outras dicas de saúde bucal. Para saber 5 dicas que toda mamãe deveria saber sobre saúde bucal é só clicar no link. 

Se tiver alguma dúvida, fale comigo.

Estou à disposição pelas redes sociais no @drasamanthasousa!

Contem comigo.

Deixe seu comentário ↓

Samantha Sousa

Dra. Samantha Sousa é dentista especializada em odontopediatria e pós graduada em pacientes especiais. Mestra e Doutoranda da UNB.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.