Blog Dentalclean
obturação do canal

Quando a obturação do canal do dente é necessária e quais cuidados devemos ter?

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre obturação e os cuidados necessários após o tratamento

Falar de obturação do canal do dente  costuma ser um tema muito polêmico tanto entre os dentistas acerca dos conceitos que envolvem o termo técnico, quanto entre os pacientes que confundem obturação com restauração. Por isso, vamos tentar esclarecer esses pontos de forma simples para que você, leitor leigo em odontologia, possa compreender melhor esse procedimento e talvez até não temê-lo. Vamos lá?

Uma opção ao tratamento da cárie profunda

O dente com cárie é um dos problemas bucais mais comuns do mundo. Segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% das crianças sofrem com cárie dental, o que pode afetar a aprendizagem escolar. No Brasil, cerca de 90% dos brasileiros possuem cáries devido à falta de higiene bucal. 

Apesar de não manifestar sintomas em seus estágios iniciais, a cárie pode causar danos sérios ao sorriso, além de muitas dores e sensibilidade ao comer certos alimentos. 

Devido ao alto no número de pessoas com cáries, surgiram opções de tratamento para eliminar o problema.A restauração, por exemplo, restabelece a função mastigatória e estética dos dentes que foram lesionados pela cárie, devolvendo ao dente sua forma natural, anatômica e estética. 

Se você vai passar pelo tratamento ou acha que precisa cuidar melhor dos dentes, recomendamos continuar a leitura deste conteúdo. Preparamos um material completo sobre obturação: o que é, quando é necessária e cuidados após o procedimento. Bora saber mais?

O que é obturação do canal do dente?

É um procedimento odontológico destinado para tratar e evitar a evolução de cáries e outros traumas causados nos dentes. A obturação do canal consiste no selamento do canal radicular – ou seja, a raiz do dente, situada dentro do osso. 

Também conhecido como tratamento de canal, o procedimento remove a parte interna do dente (chamada de polpa), prepara os condutos que suportarão essa polpa e, por fim, sela os canais com materiais obturadores específicos. 

Em outras palavras, a obturação nada mais é do que o vedamento dos canais radiculares com determinado material. 

Para que serve a obturação nos dentes?

A obturação é normalmente indicada pelo profissional endodontista no tratamento da cárie profunda. Isso porque o procedimento é capaz de fechar a perfuração do dente e evitar o comprometimento da raiz, além de evitar que microorganismos voltem a proliferar no local, o que pode gerar novas cáries. 

Dessa forma, a obturação serve para devolver a função do dente sem que haja dor ou desconforto e, em razão disso, pode ser indicada também para o tratamento de dentes partidos, rachados ou até mesmo para o tratamento de bruxismo, por exemplo. 

Como é feita a obturação nos dentes?

Após fazer a observação do dente, o dentista vai indicar a melhor opção de tratamento.. Nesse momento, o profissional vai avaliar se o dente apresenta algum ponto escuro e se a pessoa apresenta dor ou sensibilidade. Em alguns casos, o dentista pode pedir raio-X para verificar se houve o comprometimento de algum nervo ou sinais de mais dentes com cáries. 

Em seguida, depois do diagnóstico, a obturação pode ser indicada antes  de reconstruir o dente afetado. É feita a aplicação de um material, no dente afetado para cobrir a perfuração que pode existir. 

Por ser um dos últimos passos para o tratamento de cáries, é feita normalmente com anestesia local. Após a retirada do tecido com cárie, é aplicado o obturador para tapar o “buraquinho” e, assim, evitar o desenvolvimento de novas cáries. 

Por fim, o dentista passará algumas recomendações para que o obturador se torne rígido e não haja risco de complicações. 

Qual a diferença entre obturação e restauração?

Os próprios nomes dos tratamentos já nos sugerem as diferenças entre eles. A palavra obturar pode significar tapar, fechar. Já a palavra restaurar significa reparar, recuperar. 

  • Obturação dentária: na odontologia utilizamos para procedimentos como o endodôntico onde é removido o nervo do dente, chamado de polpa, e colocado um material obturador dentro do canal. Dessa forma o canal fica fechado e livre de contaminações.
  • Restauração dentária: já na restauração, o dente cariado e muito lesionado é restaurado com uma boa finalização para ser difícil de saber se o dente é natural ou construído artificialmente. A necessidade do tratamento pode ser ocasionado por fratura, lesão de cárie e falha de alguma restauração pré-existente. 

Cuidados necessários com a obturação dentária

Assim como outros tratamentos odontológicos, a obturação dentária requer algumas mudanças nos hábitos alimentares e higiênicos para garantir a durabilidade do procedimento. Se você passou por obturação com resina, porcelana ou qualquer outro componente químico recentemente, separamos algumas dicas importantes que você não pode deixar de seguir. Confira:

  • Mantenha uma boa rotina de higiene bucal e cuide atentamente da limpeza dos dentes para evitar novas cáries.
  • Cuide da alimentação. É importante evitar o consumo de alimentos muito quentes ou frios nos primeiros dias após a realização da obturação dentária. 
  • Evite pastilhas elásticas, como chicletes, na região da boca onde se encontra a obturação. 
  • Mastigue os alimentos cuidadosamente para evitar dor, incômodos e prejuízos na obturação do canal.
  • Cumpra as orientações do seu dentista e visite-o periodicamente.

Cuidado para sua obturação: linha Clinexidin

Normalmente a obturação do canal do dente não é cirúrgica, mas se a sua for você vai precisar de mais cuidado no pós tratamento, afinal os dentes acabam ficando com mais sensibilidade. 

Você sabia que a Dentalclean tem uma linha de produtos voltada especialmente para quem passou por um procedimento cirúrgico? É a linha Clinexidin.

Os géis e antissépticos da linha Clinexidin possuem fórmula com 0,12% de Clorexidina, que contribui para uma higienização mais completa e profunda, mesmo quando a boca ainda está sensível. 

Por serem antissépticos, os produtos potencializam a cicatrização e recuperação do tratamento, garantindo que você mantenha a boca saudável após a obturação. 

Por se tratar de uso externo e com ação tópica, nesses casos é recomendado o uso por no máximo 15 dias, após esse período consulte seu dentista para avaliar seu caso.

Clique para comprar a linha de produtos Clinexidin. Você encontra desde escovas para pessoas com limitações motoras até géis que reduzem a placa bacteriana e enxaguantes antibacterianos com poder cicatrizante. 

Se você passou ou vai passar por um procedimento cirúrgico odontológico, não deixe de usar esses produtos! Acredite: eles vão fazer toda a diferença na sua recuperação.

Gostou de saber mais sobre obturação? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos ajudar! 

Ps: Esse conteúdo foi escrito e revisado pelo nosso dentista colunista e tem finalidade apenas educativa. Em caso de dúvidas, consulte seu dentista para orientações específicas para o seu caso. 

Deixe seu comentário ↓

Dr. Bruno Trevisan Rosa

Formado em odontologia pela Escola Bahiana de Odontologia
Especialista em Periodontia pela Abo-Ba
Especialista em Implantodontia pela Abo-Ba
Mestre em clínica odontológicas pela Escola Bahiana de Odontologia
MBA em gestão de saúde pelo instituto Caproni
CEO dos Encantadores de Pacientes.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.