Blog Dentalclean
aparelho móvel infantil

Aparelho móvel infantil: o que é, para que serve e tipos

Rate this post

Tudo o que você precisa saber sobre aparelho móvel infantil 

Você sabia que pelo menos 85% das crianças brasileiras precisam de alguma correção nos dentes? É muito importante que os pais busquem tratamentos ortodônticos o quanto antes para os pequenos. Dessa forma, é possível evitar complicações maiores no futuro, como desenvolvimento de cáries, gengivite e muito mais. 

Por isso, existe o aparelho móvel infantil. O equipamento é bastante eficiente para evitar problemas com a dentição dos futuros adultos. Entretanto, muitos pais desconhecem as indicações, quais os objetivos do aparelho móvel infantil, dentre outras dúvidas. 

Vale reforçar que a maioria dos problemas dentários se manifestam na primeira infância, podendo ser prevenida através da orientação do odontopediatra. Quando o tratamento preventivo não ocorre – por medo ou condições sociais, por exemplo – a patologia dentária pode assumir proporções que exigem tratamentos elaborados e emergenciais. 

Por isso, é muito importante buscar tratamento dentário para o seu filho. Neste artigo, vamos falar especialmente sobre aparelho móvel infantil: para o que serve, indicações, benefícios e os tipos disponíveis. Acompanhe a leitura com a gente e entenda melhor sobre o tema!

O que é aparelho móvel infantil?

É um dispositivo odontológico removível projetado para as crianças. O aparelho móvel infantil tem como objetivo corrigir problemas de má oclusão dentária e posicionamento incorreto dos dentes em crianças em fase de crescimento e desenvolvimento dentário. 

Diferente dos aparelhos fixos – com bráquetes e fios metálicos fixados nos dentes – os aparelhos ortodonticos móveis podem ser removidos para facilitar a higiene bucal infantil, durante a alimentação ou para atividades específicas. 

Sendo assim, o aparelho móvel infantil costuma ser utilizado entre os 6 a 12 anos de idade, fase do período de crescimento e desenvolvimento dentário.

Para que serve aparelho móvel infantil?

O aparelho móvel ortodôntico é indicado para os casos de desalinhamento dentário ou encaixe disfuncional nas arcadas dentárias infantis. Veja algumas condições que podem ser resolvidas com o aparelho móvel infantil:

  • Dentes apinhados;
  • Dentes separados;
  • Céu da boca estreito;
  • Mordida cruzada;
  • Queixo pra frente ou para trás;
  • Mal posicionamento lingual. 

Sendo assim, o aparelho móvel infantil corrige a posição dos dentes e da arcada dentária em estágios iniciais dos problemas, evitando transtornos e tratamentos caros no futuro. 

Quais são os benefícios de utilizar aparelho móvel infantil?

A principal vantagem de utilizar aparelho móvel durante a infância é que os ossos ainda estão em desenvolvimento. Dessa forma, é possível corrigir problemas simples enquanto os ossos ainda estão mais suscetíveis ao movimento. 

Com isso, evita-se cirurgias e tratamentos invasivos – dependendo do caso, claro. 

Além disso, outros benefícios, incluem:

  • Correção de problemas dentários;
  • Estímulo ao crescimento adequado da mandíbula e ossos faciais;
  • Melhoria na função mastigatória e da fala;
  • Prevenção de problemas futuros;
  • Melhoria na autoestima e confiança. 

Conheça os tipos de aparelho móvel para criança

Agora que você já sabe o que é aparelho móvel infantil, chegou a hora de conhecer os tipos do dispositivo disponíveis no mercado. Continue a leitura!

Aparelho de expansão palatina

É um tipo de aparelho móvel infantil utilizado para corrigir problemas de mordida cruzada posterior ou problemas relacionados à estreiteza da arcada dentária. O aparelho possui parafusos que podem ser ajustados pelo dentista para expandir gradualmente o palato (céu da boca), ajudando a corrigir a má oclusão.

Aparelho extrabucal

Também conhecido como aparelho de tração reversa, é usado para corrigir problemas de mordida cruzada ou de retrognatismo mandibular (quando a mandíbula está recuada em relação à maxila). Esse aparelho é fixado na cabeça e no pescoço da criança, e exerce uma força suave para estimular o crescimento adequado da mandíbula.

Aparelho de contenção

Após o tratamento ortodôntico, pode ser necessário o uso de aparelhos de contenção móveis para manter os resultados odontológicos das crianças. Esses aparelhos são geralmente feitos sob medida para cada pequeno, e são usados durante a noite ou por períodos específicos, ajudando a evitar a recidiva dos problemas ortodônticos.

Aparelho funcional

Também conhecido como aparelho ortopédico funcional, é usado para estimular o crescimento adequado da mandíbula e corrigir problemas de desenvolvimento das crianças. Estes aparelhos são placas removíveis que promovem movimentos específicos da mandíbula, ajudando a corrigir problemas como retrognatismo ou prognóstico mandibular.

Aparelho móvel para contenção do bruxismo

É possível considerar a placa de bruxismo infantil como um tipo de aparelho móvel para as crianças. A função desse dispositivo é evitar que a criança desgaste os dentes por meio do ranger involuntário. Dessa forma, o dispositivo ajuda a reduzir a pressão causada nas mandíbulas. 

Como descobrir qual é o aparelho móvel infantil mais indicado para a criança?

Para descobrir qual é o aparelho móvel infantil ideal para o seu filho, recomendamos consultar um odontopediatra. O profissional é especializado em diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e arcada dentária das crianças. 

Durante a consulta inicial, o ortodontista realizará uma avaliação completa da boca da criança. Em um outro momento, pode solicitar exames clínicos, raio X de dente e até moldes dos dentes. Em resumo, um check-up odontológico completo. 

O profissional levará em consideração fatores, como:

  • Idade da criança; 
  • Estágio de desenvolvimento dentário;
  • Gravidade da má oclusão;
  • Estabilidade do tratamento;
  • Necessidades individuais;
  • Preferências dos pais. 

Portanto, é essencial consultar um profissional de confiança para determinar qual é o tratamento ortodôntico mais indicado para a criança. 

Dicas para cuidar do aparelho móvel infantil

Cuidar bem do aparelho móvel infantil é fundamental para o sucesso do tratamento. Então, é importante seguir algumas dicas. 

Por exemplo: manter a higiene bucal adequada após as refeições – procure sempre orientar seu filho de como cuidar do sorriso. Além disso, limpe o aparelho com uma escova de cerdas macias em água corrente para não danificar.

Neste momento, é importante fazer a remoção adequada do aparelho dentário móvel para evitar danos e até irritação. E caso precise armazenar, não deixe de guardar em um lugar seguro, tá bom?

Ah, e se procura promover um sorriso ainda mais saudável para o seu filho, utilize o gel mais tecnológico do mercado: o Regenerador Sensitive Kids, da Dentalclean. O produto controla a formação de cáries, placa bacteriana e ainda evita a sensibilidade dentária infantil. 

Tudo isso graças a tecnologia refix, que liga-se ao dente, captando as partículas dispersas de cálcio, e formando uma camada híbrida contendo hidroxiapatita enriquecida com silício. Com isso, cria-se uma camada protetora na região da terminação nervosa dos dentes, reduzindo os sintomas da sensibilidade. 

Clique no link para saber onde comprar! Temos certeza que o Regenerador Sensitive Kids será um grande aliado durante o tratamento com aparelho móvel infantil do seu pequeno. 

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.