Blog Dentalclean
Arcada dentária infantil

Arcada dentária infantil: saiba mais sobre o tema!

Rate this post

Fala a verdade: você já se preocupou com a arcada dentária infantil do seu filho? Sabia que existem alguns problemas que podem afetá-la? Afinal, essa região corresponde ao conjunto de todos os dentes e tecidos responsáveis por sustentá-los, tanto na infância como na fase adulta. 

Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças até os 12 anos sofrem com a presença de cáries. Esse número pode estar atrelado à falta de cuidados com a arcada dentária infantil, além de hábitos irregulares de alimentação, como consumo de doces e refrigerantes. 

Para que você entenda mais sobre o que compõe a arcada dentária do seu filho, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Quais problemas podem afetar a arcada dentária infantil, ordem de nascimento dos dentes decíduos e muito mais! Acompanhe a leitura com a gente!

O que é arcada dentária infantil?

A arcada dentária infantil é o conjunto de dentes de uma criança. A arcada dentária é a estrutura óssea que sustenta os dentes na boca. Durante a infância, ocorrem várias mudanças na arcada dentária à medida que os dentes de leite (decíduos) são substituídos pelos dentes permanentes.

A arcada dentária infantil é composta por um total de 20 dentes, também conhecidos como dentes decíduos ou dentes de leite. Esses dentes são temporários e começam a erupcionar por volta dos seis meses de idade. Eles incluem oito incisivos (quatro superiores e quatro inferiores), quatro caninos e oito molares (quatro superiores e quatro inferiores).

Conforme a criança cresce, os dentes decíduos começam a cair naturalmente, sendo substituídos pelos dentes permanentes. O processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes geralmente começa aos seis anos de idade e continua até a adolescência.

É importante cuidar da arcada dentária infantil para garantir a saúde bucal e o correto desenvolvimento dos dentes permanentes. Isso inclui uma boa higiene oral, como escovação regular dos dentes, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista para exames e limpezas.

Qual é a ordem de nascimento dos dentes de leite?

Os dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite, podem nascer de maneiras alternadas para cada criança. No entanto, geralmente, segue a sequência:

  1. Incisivos centrais inferiores (geralmente por volta dos 6 a 10 meses)
  2. Incisivos centrais superiores (geralmente por volta dos 8 a 12 meses)
  3. Incisivos laterais superiores (geralmente por volta dos 9 a 13 meses)
  4. Incisivos laterais inferiores (geralmente por volta dos 10 a 16 meses)
  5. Primeiros molares superiores e inferiores (geralmente por volta dos 13 a 19 meses)
  6. Caninos (geralmente por volta dos 16 a 22 meses)
  7. Segundos molares superiores e inferiores (geralmente por volta dos 25 a 33 meses)

Vale lembrar que em cada arcada dentária infantil há seu próprio ritmo de erupção. Sendo assim, não há uma faixa de idade considerada “normal”. 

Para que serve a arcada dentária infantil?

Apesar de os dentes de leite serem substituídos por “dentes definitivos”, é fundamental cuidar da arcada dentária infantil para o desenvolvimento da criança. 

Afinal, a dentição infantil é de extrema importância para as funções básicas do corpo humano. Por exemplo:

  • Falar;
  • Mastigar;
  • Respirar; 
  • Desenvolver ossos e músculos faciais. 

Além disso, a arcada dentária contribui para a estética da criança, conferindo um sorriso bonito e com boa oclusão. 

Por isso, é fundamental respeitar o tempo em que os dentes decíduos permanecem na boca e evitar removê-los prematuramente.

Quais problemas podem afetar a arcada dentária infantil?

Assim como na fase adulta, a arcada dentária pode ser acometida por diversos problemas durante a infância. A boa notícia é que a maioria dos casos podem ser resolvidos sem grandes dificuldades. 

Confira os principais problemas que costumam afetar a arcada dentária infantil:

Cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira tem um impacto significativo na arcada dentária infantil. Essa condição ocorre quando os dentes de leite são expostos por longos períodos a líquidos açucarados, como leite ou suco, especialmente durante o sono. Isso pode levar à deterioração dos dentes, causando cáries e danos à estrutura dentária. 

A cárie de mamadeira prejudica o desenvolvimento adequado dos dentes permanentes e afeta a saúde bucal da criança a longo prazo. Por isso, é essencial adotar medidas de prevenção, como evitar a exposição prolongada a líquidos açucarados e implementar uma boa higiene oral desde cedo.

Cárie infantil

A cárie é muito comum durante a infância. Ainda mais naqueles pequenos que adoram um chocolate, refrigerante, balas… 

Vale lembrar que essa condição leva a perda dentária prematura. A perda de dentes precoce pode afetar o alinhamento dos dentes permanentes e causar problemas de mordida e posicionamento incorreto dos dentes. 

Além disso, podem surgir infecções, dores e dificuldades na alimentação e fala. É importante prevenir a cárie infantil por meio de uma boa higiene bucal, dieta equilibrada e visitas regulares ao dentista.

Má oclusão dentária

Má oclusão dentária é quando há desalinhamentos ou más posições dos dentes e da mandíbula. Isso pode causar problemas, como mordida aberta, mordida cruzada ou sobremordida excessiva. 

Além de afetar a estética facial, dificultar a mastigação, causar desgaste excessivo dos dentes e aumentar o risco de lesões nos tecidos bucais. É importante identificar e tratar precocemente a má oclusão para prevenir complicações e permitir um desenvolvimento adequado da arcada dentária infantil.

Quais são as causas para o desenvolvimento de problemas na arcada dentária infantil?

Existem algumas causas que podem intensificar os riscos do desenvolvimento de problemas na arcada dentária. As principais são:

  • Uso prolongado de chupeta;
  • Herança genética;
  • Hábitos parafuncionais;
  • Pouco espaço para o nascimento dos dentes. 
  • Alto consumo de alimentos açucarados. 
  • Má higienização bucal. 

Por isso, é muito importante escovar os dentes do seu filho com um gel dental tecnológico. Recomendamos conhecer o Regenerador Sensitive Kids, da Dentalclean, que promove proteção antiplaca e contra a sensibilidade infantil. 

E aí, curtiu saber mais sobre a arcada dentária infantil do seu filho? Qualquer dúvida, deixe nos comentários que vamos ajudar!  

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.